O Comitê Olímpico Internacional (COI) solicitou nesta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, às federações esportivas internacionais que não realizem nenhum evento esportivo na Indonésia. A medida é uma reação ao país ter proibido a participação de ginastas israelenses em um campeonato mundial que está sendo sediado lá neste mês.
O COI também informou que suspendeu todas as negociações relativas à possível candidatura da Indonésia para sediar os Jogos Olímpicos de 2036. As discussões só serão retomadas quando o governo indonésio oferecer garantias de que todos os atletas, independentemente da nacionalidade, poderão competir no país em futuros eventos.
Banimento no Mundial de Ginástica Artística
A Indonésia, que é o maior país de maioria muçulmana do mundo, negou vistos aos ginastas israelenses no início do mês. O banimento ocorreu em meio a protestos contra a ofensiva militar de Israel em Gaza. Com isso, os atletas não puderam participar do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que começou na semana passada em Jacarta.
A Federação Israelense de Ginástica classificou a decisão da Indonésia como chocante e desoladora. O país asiático não mantém laços diplomáticos formais com Israel, o que motivou a decisão de negar a entrada dos atletas.