A ginasta carioca e medalhista olímpica Flávia Saraiva garantiu sua vaga na final da trave de equilíbrio no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizado em Jacarta, na Indonésia. A brasileira alcançou a segunda melhor nota nas classificatórias do aparelho, seu favorito, totalizando 13.833 pontos.
A final da trave está marcada para o próximo sábado (25), com início previsto para as 4h (horário de Brasília), e contará com a participação das oito melhores ginastas.
Flavinha obteve a única nota acima de 8 na execução (8.333), superando a chinesa Zhang Qingying, que ficou em primeiro lugar geral (14.366) por ter uma nota de dificuldade mais alta.
Sentimento de retorno e expectativa por medalhas
Saraiva, bronze por equipes em Paris 2024, expressou sua satisfação com o desempenho no retorno ao cenário competitivo. “Estou muito feliz de ter voltado ao cenário competitivo mundialmente, estar entre as melhores do mundo, é um sonho realizado,” disse a ginasta.
A atleta de 26 anos almeja o ouro inédito em Mundiais, após conquistar prata por equipes e bronze no solo na edição de 2023. Ela foi a única da equipe feminina a avançar à final por aparelhos. Júlia Soares, Júlia Coutinho e Sophia Weisberg também representaram o Brasil, com o coordenador técnico, Francisco Porath Neto, avaliando o momento como de reconstrução da equipe.
Finais masculinas
Antes da disputa de Flávia Saraiva, o Brasil terá representantes na final do individual geral masculino já nesta quarta-feira (22), a partir das 8h (horário de Brasília), com Caio Souza e Diogo Soares brigando por medalha.
Todas as finais do Mundial terão transmissão ao vivo online no Canal Olímpico do Brasil, no YouTube.