Assunção, Paraguai – O ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028 tem início neste sábado (9) com a abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, primeira competição multimodalidades após os Jogos de Paris 2024.
O evento reunirá quase 4 mil atletas, de até 23 anos, em 42 modalidades, entre individuais e coletivas, distribuídas por diversas cidades paraguaias. As provas classificatórias do remo abrem o calendário às 8h, antes mesmo da cerimônia oficial de abertura, marcada para as 21h (horário de Brasília). As disputas seguem até 23 de agosto, com transmissão ao vivo no canal do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no YouTube.
O Brasil terá 358 atletas na competição, entre promessas e nomes já consolidados, como os nadadores Guilherme Caribé, campeão sul-americano e embaixador dos Jogos, e Stephanie Balduccini, finalista olímpica e campeã pan-americana. Além das medalhas, os competidores disputam 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027.
Entre os representantes brasileiros está Juliana Viana, 20 anos, campeã inédita no simples feminino do Campeonato Pan-Americano de Badminton, disputado em abril no Peru. “É o meu segundo Pan Júnior. Tenho uma expectativa muito alta para fazer um bom resultado e contribuir com o quadro de medalhas do Brasil. Já estive aqui em Assunção nos Jogos Sul-Americanos Adulto, de onde saí com três ouros. Estou me sentindo em casa e espero repetir o sucesso”, afirmou.