A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá começa nesta sexta-feira (1º), no Parque dos Tanques, em Porto Velho. Um dos maiores eventos juninos da Região Norte, o arraial promete noites vibrantes com apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás e grupos folclóricos, reunindo cores, música e tradição popular.
A abertura oficial está marcada para às 20h, com o grupo Carimbó Acreditar. Em seguida, o público poderá conferir cinco apresentações que dão início à programação, que se estende até o dia 10 de agosto, com mais de 40 apresentações confirmadas.
Realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento destaca-se como um dos principais fomentadores da cultura popular da região.
Cultura, economia e identidade regional
Para o governador Marcos Rocha, o Flor do Maracujá representa a valorização da identidade cultural do povo rondoniense. “Já faz parte das nossas tradições. O governo tem investido para ampliar o acesso a esse espetáculo de arte, alegria e cultura. É uma festa que valoriza nossos talentos e movimenta a economia local”, declarou.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira de Almeida, enfatizou a estrutura montada para garantir segurança, conforto e acessibilidade ao público e participantes. “O Flor do Maracujá é um símbolo da nossa cultura, e a gestão estadual segue comprometida em fortalecer esse patrimônio imaterial do nosso povo.”
Programação da primeira noite (1º de agosto)
- 20h às 20h50: Abertura Oficial – Grupo Carimbó Acreditar
- 21h05 às 21h55: Quadrilha Junina Adulta (Acesso) – Nação Caipira
- 22h10 às 23h20: Boi-Bumbá Adulto (Acesso) – Estrela de Rondônia
- 23h35 às 00h25: Quadrilha Junina Adulta (Acesso) – Na Tonga do Cabulete
- 00h40 às 01h30: Quadrilha Junina Adulta (Acesso) – Explosão Junina
Tradição que pulsa no ritmo junino
A primeira noite do Flor do Maracujá promete contagiar o público com brilho, figurinos caprichados, coreografias elaboradas e a alegria típica das festas juninas de Rondônia. A programação completa segue até 10 de agosto, com apresentações de quadrilhas mirins e adultas, bois-bumbás e a tradicional cerimônia de premiação.