TERÇA-FEIRA, 15/04/2025

Esporte promove inclusão social e muda realidades em Porto Velho

Programas e projetos gratuitos são utilizados como instrumento de ação social

Por André Oliveira \SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Esporte promove inclusão social e muda realidades em Porto Velho - News Rondônia
Foto: André Oliveira/ Leandro Morais/ SMC

A Prefeitura de Porto Velho tem transformado o cenário esportivo da capital. Nestes primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, o esporte vem recebendo atenção especial, consolidando-se como uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social para crianças, jovens, adultos e idosos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), a capital já experimenta um crescimento significativo na área. Em pouco mais de três meses, projetos, programas e parcerias foram criados e fortalecidos, com foco na democratização do acesso ao esporte e ao lazer.

Com esse objetivo, a Prefeitura, por meio da Semes, investe na ampliação de iniciativas como o programa Construindo Campeões, o projeto Viva Mais e o programa Sempre em Movimento, proporcionando mais acessibilidade ao esporte e um ambiente propício ao crescimento social e educacional da população.

ESPORTE PARA TODOS

Esporte promove inclusão social e muda realidades em Porto Velho - News RondôniaCícera Oliveira é uma das beneficiadas e destaca as melhorias que sentiu em sua rotina

Com grande adesão da comunidade, o programa Construindo Campeões vem despertando um novo entusiasmo pelo esporte. A iniciativa incentiva a participação ativa e promove benefícios físicos, emocionais e sociais. Hoje, quase mil alunos estão inscritos em 11 modalidades esportivas distribuídas em diversos polos da cidade. A expectativa é que o número aumente nos próximos meses, com a chegada do programa aos distritos do alto, médio e baixo Madeira.

Já o projeto Viva Mais, voltado ao público da terceira idade, tem se mostrado um verdadeiro aliado da saúde e bem-estar. A aposentada Cícera Oliveira da Silva, de 75 anos, é uma das beneficiadas e destaca as melhorias que sentiu em sua rotina.

“Eu fico muito feliz com o Viva Mais. Aqui, além da atividade física, tenho a oportunidade de me divertir com meus amigos. Agradeço à prefeitura por esse projeto, em especial ao prefeito Léo Moraes, que não esqueceu da gente”, disse a aposentada, que participa das atividades no Ginásio Dudu.

NOVOS EVENTOS E OPORTUNIDADES

Esporte promove inclusão social e muda realidades em Porto Velho - News RondôniaVila Olímpica recebeu um evento de atletismo paralímpico

A gestão também tem ampliado o uso dos espaços esportivos em benefício da comunidade. A Vila Olímpica recebeu um evento de atletismo paralímpico, o ginásio Vinícius Danin sediou partidas de basquete em cadeira de rodas, e diversas federações realizaram suas competições nas quadras da capital. Além disso, a Prefeitura regulamentou o uso das praças esportivas para treinos de equipes, competições, eventos, ensaios culturais e outros projetos.

Uma parceria de destaque foi firmada entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), com o objetivo de fortalecer e incentivar o esporte paralímpico em Porto Velho. Com isso, a Vila Olímpica passou a ser utilizada como espaço de treinamento para atletas do paradesporto, promovendo inclusão e oportunidades para pessoas com deficiência.

Outro marco importante neste período foi o lançamento de novas competições no calendário esportivo local. A Copa Madeirão de Futsal e o Desafio Madeirão Torneio de X1 deram início a uma série de campeonatos que retornam à cidade após anos de pausa.

Esporte promove inclusão social e muda realidades em Porto Velho - News RondôniaEm pouco mais de três meses, projetos, programas e parcerias foram criados e fortalecidos

A Semes também tem atendido a solicitações da comunidade para uso das praças esportivas e realizou duas edições do projeto “Vem com a Prefeitura”, que leva esporte, lazer, brincadeiras antigas, serviços sociais e recreação para dentro dos bairros de Porto Velho.

UM FUTURO DE MAIS ESPORTE

Para o prefeito Léo Moraes, o esporte é mais do que atividade física – é uma oportunidade real de transformação.

“Com a ampliação do esporte, a Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com o desenvolvimento esportivo e social da nossa população, garantindo que mais pessoas tenham acesso a oportunidades que transformam vidas na nossa capital”, afirmou.

O secretário da Semes, Cássio Moura, reforça que esse é apenas o começo.

“Estamos nos primeiros 100 dias de gestão. Por determinação do prefeito Léo Moraes, ainda vamos avançar muito no esporte e no lazer pelos próximos meses.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Flamengo vence o Grêmio por 2 a 0 e assume a liderança do Brasileirão

Flamengo vence o Grêmio por 2 a 0 e assume a liderança do Brasileirão

Fluminense arranca vitória de 1 a 0 sobre o Santos no Maracanã
L
Adolescentes morrem em confusão antes de Colo-Colo x Fortaleza; Conmebol cancela jogo e CBF pede vitória brasileira

Adolescentes morrem em confusão antes de Colo-Colo x Fortaleza; Conmebol cancela jogo e CBF pede vitória brasileira

CBF lamenta mortes e pede à Conmebol a vitória do time brasileiro
L

Vila Olímpica Chiquilito Erse será palco do Meeting Paralímpico 2025 em Porto Velho

O evento acontece em parceria com a Prefeitura de Porto Velho
L

Fórum Estadual fortalece políticas culturais em Rondônia

Gestores de todo o estado se reúnem em Cacoal para debater avanços na cultura municipal.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia mundial da arte – por Marquelino Santana

Um mergulho na estética invisível da floresta: arte, ancestralidade e resistência simbólica dos povos originários da Amazônia brasileira.
L

#AgendaNews | Entrevista Flávio Dutka – Artista Plástico e Visual

Nesta terça-feira, dia 15, às 17h, o Agenda News recebe Flávio Dutka, artista plástico e visual com uma trajetória marcada pela sensibilidade, criatividade e compromisso com a educação. Paranaense de nascimento e rondoniano de coração, Dutka é formado em História pela UNIR e há mais de 16 anos atua como educador em comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira.
L
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Reajuste segue previsão de 4,76% do INPC mais 2,5%
L

Agenda News: Xêro Doce Confeitaria oferece opções irresistíveis para adoçar sua Páscoa

Encomende até sexta-feira (18) os deliciosos Ovos de Colher da Xêro Doce, com sabores como Biscoito Lotus, Matilda e Cupuaçu com Castanha, e torne sua Páscoa ainda mais doce e especial.
L

Operação S.O.S Ribeirinhos não aceita doações por Pix

Golpistas estariam tentando se aproveitar da crise ambiental
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Publicidade

POLÍTICA

Servidores buscam apoio no gabinete da deputada Cláudia de Jesus diante da possível terceirização da saúde estadual

Servidores defendem valorização da categoria e melhorias dos serviços de saúde. Deputada articulou reunião entre governo e os servidores públicos.
L

Coronel Chrisóstomo e prefeito Léo Moraes anunciam ordem de serviço para obras de pavimentação no distrito de União Bandeirantes

O recurso foi viabilizado por meio de uma emenda de bancada destinada em 2022.
L
Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: 'A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: ‘A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Atendimento de urgência e emergência em Porto Velho enfrenta atrasos críticos, com tempo médio de resposta das ambulâncias passando de 30 minutos, revelando um cenário alarmante na saúde pública.
L
*Vereador Pedro Geovar propõe criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores públicos de Porto Velho*

Pedro Geovar sugere criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores municipais de Porto Velho

Proposta visa estimular a agricultura familiar, fortalecer as feiras livres e promover alimentação saudável entre os servidores municipais
L

CCJ da Assembleia aprova proposta que permite uso de militares da reserva em conselhos de Justiça e processos disciplinares

O projeto agora segue para outras comissões da Assembleia Legislativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende cerca de 10 kg de drogas e prende suspeito na zona leste

Quando o suspeito se deparou com a viatura, na Rua Itatiaia, se desfez de uma sacola.
10

Moto invade via preferencial e duas jovens são atropeladas por caminhonete

As vítimas foram amparadas por populares até a chegada do SAMU
12
Três meninas morrem após fazer desafio na internet de inalar desodorante

Três meninas morrem após fazer desafio da internet de inalar desodorante

A “trend” incentiva a inalação do produto e a retenção do spray na boca pelo maior tempo possível. Médicos apontam que a brincadeira é extremamente perigosa, podendo causar parada cardíaca em poucos minutos.
18
Motociclista sofre fratura exposta em acidente; motorista fugiu

VÍDEO: Motociclista sofre fratura exposta em acidente; motorista fugiu

Testemunhas contaram que um carro modelo Fiat Toro seguia na Pinheiro Machado sentido Jorge Teixeira, quando bateu na moto que teria invadido a preferencial, depois o condutor fugiu sem prestar socorro a vítima.
16
PRF em Rondônia, no último final de semana, apreendeu mais de 88 m³ de madeira transportada irregularmente

PRF em Rondônia, no último final de semana, apreendeu mais de 88 m³ de madeira transportada irregularmente

Apreensões aconteceram em Ariquemes e Ji-Paraná
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador Marcos Rocha garante manutenção contínua da Linha 101 e acesso a União Bandeirantes

Desde 2021, os 57 quilômetros da via vêm recebendo atenção constante.
L
TCE-RO promove curso sobre gestão e governança para vereadores e servidores de câmaras municipais

TCE-RO promove curso sobre gestão e governança para vereadores e servidores de câmaras municipais

A formação, que continua nesta quarta-feira (16/4), no auditório do TCE-RO, reúne cerca de 150 participantes.
L
PLDO 2026 prevê crescimento de 2,5% para o PIB, inflação dentro da meta e queda gradual da Selic até 2029

PLDO 2026 prevê crescimento de 2,5% para o PIB, inflação dentro da meta e queda gradual da Selic até 2029

Inflação cairá para 3,5% em 2026 ante previsão de 4,9% este ano
L

Recebimento da Licença Ambiental: M D S A RESTAURANTE

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO LONDON – LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO N° 10SOL/DLA
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Nova Mamoré – Estado de Rondônia

Rua Raimundo Fernandes nº 3790 – Centro – Nova Mamoré-RO
L

UNIR divulga edital de curso gratuito de licenciatura em Educação do Campo

O curso é ofertado no Campus UNIR de Rolim de Moura, e as inscrições estarão disponíveis gratuitamente de 18 a 29 de abril.
L
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 12 mil

Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 12 mil

Programa beneficiará famílias com renda de até R$ 12 mil por mês
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.