DOMINGO, 17/08/2025
Publicidade

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta estudo

Mapeamento feito no ano passado mostrou que casos estão em alta

Por Pedro Peduzzi - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta estudo
Reprodução/TV Brasil

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista que que faz parte de um contexto de aumento desse tipo de violência no futebol.

O banco de reservas das jogadoras do Sport, que enfrentavam o Internacional em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi alvo de bananas. Uma das árbitras identificou o ataque e recolheu a fruta e as casas, o que foi filmado ao vivo pela câmera da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, afirma que o monitoramento realizado por sua equipe aponta que o racismo no futebol está crescendo, apesar da maior conscientização sobre o tema.

O observatório divulga, desde 2014, um relatório com denúncias e detalhamentos de casos de discriminação racial nesse esporte.

Em 2014, ano em que o relatório começou a ser publicado, foram registrados 36 casos de racismo no Brasil e no exterior. Cinco anos depois, em 2019, o número já estava em 159 casos. No ano seguinte, 2020, devido ao início da pandemia, o número de casos caiu para 81, mas voltou a subir para 158, em 2021; para 233, em 2022; e para 250, em 2023 – última edição publicada até o momento.

Para Carvalho, é fundamental que a Justiça tome decisões que deixem os racistas com receio ou medo de praticar esse tipo de crime, seja em estádios ou onde mais for.

“Mas a gente precisa também entender que não vamos acabar com o racismo pensando só em punição. Precisamos pensar cada vez mais em conscientização e em educação”.

“As pessoas precisam entender o que é racismo. Precisam entender que o que muitas vezes chamamos de piada é racismo. Caso contrário, as pessoas continuarão perpetuando esse racismo recreativo na forma de piadas que tanto vemos por aí”, acrescentou ao defender esse tipo de cuidado também nas categorias de base dos clubes.

No caso de racismo no jogo entre Sport e Internacional, o time feminino do clube gaúcho jogará com portões fechados nos próximos três jogos como punição, determinou o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, na tarde seguinte ao jogo, acatando pedido feito pela Procuradoria-Geral da entidade.

O Sport também registrou boletim de ocorrência (BO) na Policia Civil, e o caso também será investigado na esfera criminal, pela Delegacia da Intolerância, em Porto Alegre.

“Nos últimos anos, temos visto uma atuação muito maior dos clubes da CBF no combate ao racismo, mas isso não tem se refletido em punições [contra aqueles que praticaram este crime]. Percebemos que jogadores, clubes, jornalistas e torcedores estão mais conscientes sobre esse problema”, explica o diretor do Observatório, que pondera. “Mas, infelizmente isso não está refletindo nos casos julgados nos tribunais de justiça desportiva. Ao que parece, ali essa conscientização ainda não chegou”, complementou.

Subnotificação

O monitoramento citado por Marcelo Carvalho é feito a partir de denúncias veiculadas pela imprensa. “Recebemos também muitas denúncias por meio de nossas redes sociais e e-mail, mas, até por segurança jurídica, preferimos trabalhar apenas com casos que sejam veiculados na imprensa”, explica o diretor, ao ressaltar que há muitos outros casos que não constam do relatório.

O levantamento mostra que o estado com maior número de incidentes é o Rio Grande do Sul, onde a câmera da TV Brasil fez o flagrante. Foram 89 casos de racismo em estádios gaúchos entre 2014 e 2023, número que corresponde a 24,45% dos 364 incidentes mapeados no período em todo o país.

Em segundo lugar neste ranking está São Paulo, com 57 casos, ou 15,65% do total registrado nos estádios brasileiros. Minas Gerais vem na sequência, com 34 incidentes (9,34%), seguido do Rio de Janeiro, com 25 casos (6,86%), e do Paraná, com 23 casos (6,32%).

As regiões Sul (36%) e Sudeste (32%) respondem por 68% do total de casos de racismo no futebol brasileiro. Já o Nordeste responde por 16%, enquanto a Centro-Oeste e a Norte registraram, respectivamente, 9% e 6% do total de incidentes mencionados desde 2014.

Muitas das denúncias não incluídas no relatório estão relacionadas a campeonatos amadores ou às categorias de base. Pode-se, portanto, concluir que a situação é muito pior do que o apontado pelo levantamento.

“A verdade é que temos uma estrutura extremamente viciada; uma estrutura extremamente racista no futebol, que se dá desde o início de sua prática no Brasil”, observa Carvalho.

“Basta lembrar que o futebol chegou no Brasil como esporte elitista, classista e racista, ainda que, a partir de determinado momento, pela qualidade dos jogadores negros, esse esporte foi se tornando popular, caindo no gosto das pessoas pobres e negras. Mas a verdade é que os primeiros jogadores negros dos clubes eram proibidos de circular a área social, entrando e saindo de seus clubes pelas portas dos fundos”, acrescentou.

Ele lembra que até os dias atuais, com pessoas e instituições cada vez mais cientes da importância de políticas compensatórias como as de cotas, o percentual de treinadores, dirigentes e gestores negros, no futebol, continua quase nulo.

Racismo na Libertadores

A agressão racista em Porto Alegre remete imediatamente a outro caso de repercussão que ocorreu no dia 6 de março, durante uma partida entre as equipes do Palmeiras contra o time Cerro Porteño, no Paraguai, pela Taça Conmebol Libertadores Sub-20.

A exemplo do que acontece em diversas partidas disputadas por times brasileiros nos países vizinhos, um torcedor se direcionava a um jogador brasileiro, fazendo movimentos similares aos de um macaco. No caso, a manifestação racista foi dirigida ao jogador Luighi, do Palmeiras.

Ao final da partida, ao conceder entrevista, o jogador brasileiro, muito emocionado, chorou após o repórter fazer uma pergunta restrita à partida, deixando de lado o ocorrido. “É sério isso?”, disse ele ao ouvir uma pergunta rotineira sobre a partida, deixando de lado a manifestação racista contra ele.

“A Conmebol vai fazer o que sobre isso? O que fizeram comigo foi um crime”, questionou, em meio a lágrimas, o atleta.

A punição contra esse “ato infracional”, segundo a legislação paraguaia, ficou restrita a uma multa no valor de US$ 50 mil. Outra medida punitiva foi a de proibir a presença de torcedores do Cerro Porteño durante os jogos do campeonato. Marcelo Carvalho lamenta a falta de punição aos racistas, até mesmo quando flagrados por câmeras.

“A punição deveria ser uma medida imediata para acabarmos com essa sensação de impunidade que se tem, por nada acontecer contra esses indivíduos racistas”, critica.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chelsea estreia com empate sem gols contra Crystal Palace na Premier League

Chelsea estreia com empate sem gols contra Crystal Palace na Premier League

Após título mundial, Chelsea empata em 0 a 0 em Stamford Bridge na abertura da Premier League e frustra torcida com atuação abaixo da expectativa.
L
Inter e Flamengo duelam no Beira-Rio antes da decisão pela Libertadores

Inter e Flamengo duelam no Beira-Rio antes da decisão pela Libertadores

Internacional e Flamengo se enfrentam neste domingo (17), em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Brasileirão; duelo antecede jogo decisivo da Libertadores.
L

Jornal Marca critica arbitragem em vitória do Barcelona sobre o Mallorca | “Não precisa dessas ajudas”

Catalães venceram por 3 a 0 na estreia da LALIGA, mas polêmicas envolvendo Raphinha e decisões do árbitro José Luis Munuera dominaram as manchetes na Espanha.
L
Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória com Juventude | “Vontade de esculachar”

Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória com Juventude | “Vontade de esculachar”

Atacante marcou dois gols, mas lamentou nova falha nos minutos finais; Rubro-Negro chega a cinco jogos sem vitória e se aproxima da zona de rebaixamento.
L
Brasil conquista 6 ouros e soma 15 pódios na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Brasil conquista 6 ouros e soma 15 pódios na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico

Delegação brasileira brilha em Santiago, no Chile, e acumula seis medalhas de ouro, além de pratas e bronzes, em preparação para o Mundial do Egito.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

Decisão rejeita recurso do Conselho Federal de Medicina e reafirma garantias de pacientes, como as Testemunhas de Jeová.
L

Inmet alerta para temporal em Porto Velho

Neste momento, as imagens publicadas em tempo real pelo satélite GOES-19 mostram nuvens sobrevoando áreas do município de Porto Velho, incluindo a capital.
L
Felca comenta vídeo sobre adultização na internet e critica exposição infantil

Felca comenta vídeo sobre adultização na internet e critica exposição infantil no Altas Horas

No Altas Horas, youtuber defendeu que criança não deve produzir conteúdo e reforçou alerta contra exploração digital de menores.
L
Concurso-2.902-da-Mega-Sena-acumula-e-próximo-prêmio-pode-pagar-R_-65-milhões

Concurso 2.902 da Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 65 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no Concurso 2.902 da Mega-Sena; próximo sorteio será na terça-feira (19), com prêmio acumulado.
L

Cerca de 275 Milhões de Reais: Maduro Vale Mais do que os Filhos de Sadam Hussein e Osama Bin Laden

O segundo maior valor, 25 milhões de dólares, foi oferecido pela prisão ou morte de Osama Bin Laden, o terrorista que planejou o ataque às Torres Gêmeas em Nova York, em 11 de setembro de 2001, portanto dez anos antes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Em vídeo a Trump, Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas contra o Brasil

Em vídeo a Trump, Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas contra o Brasil

Presidente afirmou que “semeia comida e não ódio” e convidou o norte-americano a conhecer o país em meio ao tarifaço imposto pelos EUA.
L

Lula vê com preocupação envio de forças militares dos EUA ao Caribe | Trump mira Maduro e amplia tensão na região

Decisão de Donald Trump envolve submarino nuclear, navios de guerra e fuzileiros navais; governo brasileiro alerta para risco de escalada diplomática e militar.
L
Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Boletim médico divulgado neste sábado (16) em Brasília aponta que Jair Bolsonaro apresenta resquícios de infecções pulmonares e esofagite persistente.
L

Michelle Bolsonaro chama Lula de “pinguço” | acusa presidente por sanções dos EUA

Em evento do PL Mulher em Natal, a ex-primeira-dama disse que Lula provocou os EUA, culpou o governo pelo tarifaço e fez duras críticas pessoais.
L
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Porto Velho | Adolescente é apreendido após tentativa de roubo em frente à Caixa Econômica

Jovem de 15 anos usava simulacro de arma de fogo para tentar roubar motocicleta, mas foi contido por populares até a chegada da Polícia Militar.
10
BPTAR apreende adolescente com drogas no Cai N’água

BPTAR apreende adolescente com drogas no Cai N’água

O infrator foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Gestão Marcos Rocha realiza apreensão recorde de entorpecentes e reforça combate ao crime organizado em Rondônia

Gestão Marcos Rocha realiza apreensão recorde de entorpecentes e reforça combate ao crime organizado em Rondônia

A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e órgãos federais tem garantido ações rápidas e de alto impacto.
L
PM prende comerciante que vendia bebidas alcoólicas para adolescentes em trailer

PM prende comerciante que vendia bebidas alcoólicas para adolescentes em trailer

O suspeito confessou ter vendidos as bebidas, mas disse não saber que eram menores.
10
Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

O flagrante aconteceu em uma vila de apartamentos na Rua Mondal, bairro Aeroclube em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1ª Semana do Alvará resulta na liberação de mais de R$6,2 milhões a credores de ações trabalhistas

1ª Semana do Alvará resulta na liberação de mais de R$6,2 milhões a credores de ações trabalhistas

Mutirão da Secretaria Unificada do Polo Regional de Porto Velho, criada por recente equalização, permitiu acelerar a liberação de créditos trabalhistas.
L
Trump sugere que Zelensky ceda territórios à Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Trump sugere que Zelensky ceda territórios à Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Durante encontro com Putin, presidente dos EUA defendeu que Kiev aceite entregar Donetsk e Lugansk; União Europeia rejeitou proposta.
L
Nota de Falecimento: Carlos Alberto Lôbo de Miranda

Nota de Falecimento: Carlos Alberto Lôbo de Miranda

A cerimônia de despedida será realizada na Sala 03 da Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
Israel anuncia nova fase da ofensiva militar na cidade de Gaza

Israel anuncia nova fase da ofensiva militar na cidade de Gaza

Chefe do Estado-Maior afirma que operações vão se concentrar no norte do território para derrotar o Hamas e libertar reféns.
L
Tiroteio em clube do Brooklyn deixa três mortos e oito feridos em Nova York

Tiroteio em clube do Brooklyn deixa três mortos e oito feridos em Nova York

Polícia investiga disputa que terminou em múltiplos disparos dentro do Taste of the City Lounge na madrugada deste domingo (17).
L
EUA suspendem vistos para pessoas de Gaza em meio a revisão de segurança

EUA suspendem vistos para pessoas de Gaza em meio a revisão de segurança

Departamento de Estado informou que análise “completa e minuciosa” está em andamento; decisão gerou críticas de grupos pró-Palestina.
L

Parlamentares ou palhaços? Por Júlio César Cardoso

A tentativa fracassada de perpetuar-se no poder, acompanhada de atos golpistas e desrespeito às medidas judiciais, escancara o risco que sua liderança representa às instituições republicanas.
L
Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Com pesquisas apontando vantagem para Jorge “Tuto” Quiroga e Samuel Doria Medina, eleições na Bolívia podem encerrar 19 anos de hegemonia da esquerda.a
L

Quina 6802: confira os números sorteados neste sábado (16) | Prêmio é de R$ 1,3 milhão

Sorteio foi realizado em São Paulo; apostadores que acertarem de 2 a 5 dezenas levam prêmios. Caso não haja ganhador na faixa principal, valor acumula.
L

Furacão Erin ganha força e se torna um dos mais rápidos da história | Tempestade atinge categoria 5 em 24 horas

Fenômeno raro coloca o Atlântico em alerta: Erin passou de categoria 1 a 5 em apenas um dia e deve crescer ainda mais, reflexo do aquecimento global.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.