Com o compromisso de fomentar o esporte e apoiar talentos em Rondônia, o governo de Rondônia, por meio do Programa Pró-Atleta, está viabilizando a participação de nove representantes da seleção rondoniense de triathlon no Campeonato Challenge Junior. O evento acontece nos dias 5 e 6 de abril, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), e reúne jovens e adultos atletas em uma das maiores competições da modalidade no país.
O Pró-Atleta, executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), fornece passagens aéreas aos atletas, possibilitando o acesso às competições de alto nível nacionais e internacionais. Em 2024, beneficiou 1.480 atletas e contribuiu para a conquista de 1.160 medalhas em modalidades individuais e coletivas. No caso do Challenge Junior, sete atletas e dois membros da comissão técnica foram contemplados.
CATEGORIA INFANTIL
A competição começa com a categoria infantil, neste sábado (5), onde as jovens atletas Hadassa Almeida e Sara Rodrigues (categoria 8 a 9 anos), além de Ágata Talita e Yasmin Mariane (10 a 11 anos), participam de um circuito de mini triathlon, com distâncias adaptadas para cada faixa etária.
CATEGORIA ADULTO
Neste domingo (6), será a vez dos atletas adultos Hosana Silva, Lucas Rodrigues e Marcus Rodrigues enfrentarem o percurso completo da modalidade: natação, ciclismo e corrida, na paradisíaca Jurerê Internacional.
O atleta Marcus Rodrigues ressaltou a importância do apoio do governo do estado. “Sem o auxílio do governo com as passagens aéreas, seria impossível estarmos aqui. Nós, junto aos atletas mirins, somos frutos de muita dedicação e perseverança no esporte. Estamos aqui para dar o nosso melhor e agradecemos ao governo de Rondônia por viabilizar a nossa vinda”, afirmou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o investimento no esporte é parte essencial da construção de uma sociedade mais saudável e com oportunidades. “Ao incentivar nossos atletas, principalmente os mais jovens, estamos plantando sementes de disciplina, superação e orgulho para o estado. O Pró-Atleta é uma política pública que transforma vidas”.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo, reafirmou o papel do programa. “O Pró-Atleta vem atendendo cada vez mais esportistas em diversas modalidades. “Nossa meta é seguir garantindo meios para que o talento e o esforço dos atletas rondonienses sejam reconhecidos e levados para além das fronteiras do estado”.