DOMINGO, 11/01/2026
Publicidade

Em destaque

Paris 2024: as 10 conquistas mais marcantes dos Jogos Olímpicos

Legado do evento mescla exelência esportiva e histórias incríveis

Por Igor Santos - Repórter da EBC - 20

Publicado em 

Paris 2024: as 10 conquistas mais marcantes dos Jogos Olímpicos
REUTERS/Hannah Mckay/Proibida reprodução

A Olimpíada de Paris chegou ao fim no domingo (11). Daqui em diante, tudo é passado ao se falar da edição de 2024 dos Jogos. As lembranças que ficam são de atletas vencedores sim, mas não somente. Além da excelência esportiva e conquistas inéditas, o legado olímpico imortalizou cenas que nos trarão alegria por muito tempo. Confira abaixo algumas das histórias mais marcantes de Paris 2024.

A boxeadora argelina esteve no centro da principal polêmica dos Jogos. Ao derrotar a italiana Alessandra Carini na estreia da categoria até 66 quilos, após desistência relâmpago da adversária, Khelif foi vítima de uma onda de desinformação nas redes. Formou-se um discurso de que a argelina, que fora desclassificada do Mundial de boxe de 2023 por, segundo a Associação Internacional de Boxe (IBA, na sigla em inglês), não atender “critério de elegibilidade para participar na competição feminina”, seria uma atleta transsexual e que sua participação entre mulheres seria injusta.

Embora não houvesse qualquer informação mais detalhada sobre que critérios seriam esses, logo o debate foi tomado pela teoria de que Khelif seria mais um caso de mulher com níveis elevados de testosterona e que poderia ser portadora de uma condição genética rara que afetaria sua distribuição de cromossomos. Durante os Jogos, o COI, que assumiu o comando das competições de boxe nas últimas duas Olimpíadas por não considerar a IBA uma entidade confiável e apta para a tarefa, afirmou que a boxeadora argelina era, sem nenhuma dúvida, uma mulher.

Khelif avançou fase a fase até sair com a medalha de ouro na categoria. O peso emocional de tudo que viveu nos Jogos a levou às lágrimas. Segundo comunicado divulgado pela assessoria da atleta, ela contratou um escritório de advocacia para representá-la em um processo por assédio virtual apresentado à Promotoria de Paris.

Simone Biles (ginástica artística)

A ginasta norte-americana chegou como a principal estrela dos Jogos como um todo. Quase uma estrela pop, dada a quantidade de artistas famosos e até astros de outros esportes que compareceram às suas competições. A trajetória da carreira de Biles também gerava uma curiosidade natural: após os quatro ouros nos Jogos do Rio, ela se retirou das disputas no meio da Olimpíada de Tóquio para cuidar da saúde mental. O retorno da ginasta de 27 anos ao palco olímpico virou até tema de série da Netflix.

Com todas as câmeras apontadas para ela, Biles não decepcionou: saiu de Paris com três ouros e uma prata.

Quase como num roteiro cinematográfico, se o mundo queria ver Simone Biles, a protagonista, o mundo viu Rebeca Andrade, a antagonista – mas certamente a ‘mocinha’ para os brasileiros e fãs da ginástica. A ginasta brasileira não apenas estava literalmente em todas as provas em que Biles competiu, mas disputou com ela ponto a ponto as mesmas medalhas. Além disso, as duas tiveram inúmeros momentos de interações nos bastidores destes duelos.

Mas Rebeca não ficou à sombra da norte-americana. Mais do que mostrou, comprovou ter brilho próprio. O ouro no solo, desbancando Biles, foi um dos pontos altos da ginástica em Paris e, merecidamente, ela foi reverenciada ao receber a medalha no pódio. De quebra, Rebeca saltou para o topo da lista de atletas olímpicos do Brasil. Em Paris, foram quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze), que, somadas às duas conquistadas em Tóquio, a colocam como a maior medalhista do país em Olimpíadas.

Uma multicampeã olímpica e mundial, Rebeca cativou muita gente também com o jeito simples e descontraído de encarar as competições.

Yusuf Dikeç (tiro esportivo)

Provavelmente, nenhum atleta teve um ganho maior de popularidade por conta da Olimpíada do que Yusuf Dikeç, atirador turco de 51 anos. E no caso dele, não foi por nenhum recorde ou resultado histórico. Ao conquistar a medalha de prata na prova mista da pistola de ar 10 metros, junto com Sevval Ilayda Tarhan, Dikeç não fazia ideia de que sua imagem rodaria o mundo por um motivo tão singelo.

No tiro esportivo, é comum que, além da pistola, os atletas utilizem uma série de equipamentos para melhorar a performance, como óculos que potencializam a mira evitando qualquer tipo de ‘sujeira’ na visão. Também usam fones de ouvido com isolamento acústico de primeira categoria. Dikeç, no entanto, foi ‘flagrado’ competindo usando apenas seus óculos de grau e pequenos fones intra auriculares. Para completar, ao ser fotografado atirando com uma das mãos no bolso da calça, ele ganhou status nas redes sociais como um medalhista ‘casual’, que conseguiu o pódio com uma postura estilosa sem precisar de equipamentos sofisticados. No entanto, a pose com a mão no bolso para atirar é extremamente comum na modalidade, por motivos de equilíbrio corporal.

Em pouco tempo, a imagem e a história de Dikeç viralizaram na internet, movidas pelos fãs pouco familiarizados com o esporte. O turco se tornou um ícone mundial, personagem de vários memes e inspirou comemorações nos próprios Jogos de Paris. O sueco Armand Duplantis, do salto com vara, por exemplo, comemorou o ouro com recorde mundial imitando a pose de Dikeç.

Teddy Riner (judô)

O judoca de 35 anos poderia até não ser mais aquele que passou quase dez anos e 154 lutas invicto no cenário mundial. Mas certamente ainda era uma das principais, senão a principal figura do esporte olímpico francês. Tanto que foi, ao lado da velocista Marie-José Perec, responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

No tatame, Riner brilhou também. Depois de parar na semifinal e ficar com o bronze em Tóquio, ele voltou a se sagrar campeão olímpico na categoria peso-pesado (mais de 100 kg), chegando a três ouros e dois bronzes em Olimpíadas.

No entanto, a grande lembrança ligada a Teddy Riner nos Jogos de Paris se deu na disputa por equipes, em que vence o país que ganhar quatro lutas primeiro. Na final contra o Japão, os franceses perdiam por 3 a 1 e estavam a um revés de ficar com a prata. O time da França conseguiu igualar e levar para o duelo-desempate, que é definido por um sorteio exibido no telão. Ao ser sorteada a categoria de Teddy Riner, o Campo de Marte, palco do judô, foi à loucura antes mesmo da luta. No duelo decisivo, Riner justificou a confiança dos franceses, derrotou o japonês Tatsuro Saito por ippon e garantiu outro ouro para a França, num desfecho apoteótico.

Novak Djokovic (tênis)

Se alguns queriam reviver a glória olímpica, outros almejavam senti-la pela primeira vez. O sérvio Novak Djokovic, de 37 anos, maior vencedor de Grand Slams entre tenistas masculinos, campeão da Copa Davis e jogador com mais semanas na história como número 1 do mundo, não escondia de ninguém que queria o ouro olímpico mais do que qualquer outra coisa.

Em Paris, na quadra de Roland Garros, onde um dia ele chorou ao comemorar o Grand Slam que mais demorou a adicionar à sua galeria de títulos, Djoko chorou novamente após coroar uma semana perfeita com um título em uma grande final contra o espanhol Carlos Alcaraz, 16 anos mais novo que ele.

Agora, sim, ele pode se autointitular ‘campeão de tudo’.

Mijain López (wrestling)

Michael Phelps pode ser visto por muitos como o maior atleta olímpico de todos os tempos, mas um recorde em termos individuais não pertence a ele. O cubano Mijain López, de 41 anos, conquistou o ouro na luta greco-romana, na categoria até 130 kg e, com isso, chegou a cinco títulos olímpicos consecutivos. Nenhum atleta de esportes individuais alcançou isso na história. López, que estreou em Olimpíadas sendo quinto colocado em Atenas, em 2004, enfileirou ouros em Pequim, Londres, Rio, Tóquio e agora Paris.

Na França, ele derrotou desafiantes mais novos e saiu com o primeiro lugar antes de uma despedida marcante. López retirou as sapatilhas e deixou-as no meio da área de combate, simbolizando sua aposentadoria do esporte.

Cindy Ngamba (boxe)

A partir dos Jogos do Rio, em 2016, o COI introduziu o time de refugiados, para dar vez a atletas que, por variados motivos, se inserem em uma das questões geopolíticas mais tensas dos últimos tempos: a população que deixa a terra natal e passa a viver em outro país. Há oito anos, a equipe contou com dez representantes. Em Paris, foram 37. Pela primeira vez, a bandeira do time de refugiados apareceu no pódio.

Cindy Ngamba, boxeadora nascida em Camarões mas que fugiu para o Reino Unido aos 11 anos, conquistou o bronze na categoria até 75 kg. A atleta de 25 anos deu um depoimento forte à ONU:

“Quero dizer aos refugiados em todo o mundo, incluindo os que não são atletas, que continuem trabalhando, continuem acreditando em si mesmos, vocês podem alcançar tudo o que quiserem”, disse Ngamba.

Julien Alfred (atletismo)

Uma das provas mais nobres do atletismo teve também uma das melhores histórias. Os 100 metros rasos femininos foram vencidos por Julien Alfred, velocista de 23 anos que representa Santa Lúcia, uma pequena ilha no Caribe. A primeira medalha da história do país foi logo de ouro, que Alfred conquistou com o tempo de 10 segundos e 72 centésimos.

Em Paris, Alfred ainda saiu com uma segunda medalha, nos 200 metros rasos. As imagens da população de Santa Lúcia festejando os pódios da atleta também rodaram o mundo. Para se ter uma ideia, o país tem uma área de aproximadamente 539 quilômetros quadrados, mais de dez vezes menor que o Distrito Federal.

Leon Marchand (natação)

O nadador francês Leon Marchand, de 22 anos, concluiu os Jogos de Paris como o novo potencial nome olímpico histórico. Na letra fria, a chinesa Zhang Yufei, com seis pódios (uma prata e cinco bronzes), foi a maior devoradora de medalhas nesta Olimpíada. No entanto, Marchand, que vem logo depois, com cinco, foi quem mais causou um impacto.

O fenômeno caiu na piscina para seis provas e só não saiu com medalha no revezamento misto 4×100 medley. Nas outras cinco, foram quatro ouros e um bronze. E não apenas isso: nos 200 e nos 400 medley, o francês derrubou recordes olímpicos que pertenciam a Michael Phelps. O americano, que esteve em Paris, acompanhou e até torceu pelo seu possível sucessor.

Ainda muito jovem, Marchand se coloca como candidato ao seleto grupo de atletas com mais de dez medalhas olímpicas, do qual fazem parte gigantes como os já citados Phelps e Biles, hegemônicos em esportes com muita oferta de medalha. Em Los Angeles, pode se afirmar como um dos maiores da história.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lucas Pinheiro garante outra prata na Copa do Mundo

Lucas Pinheiro garante outra prata na Copa do Mundo

Brasileiro sobe ao pódio no slalom gigante em Adelboden, na Suíça, e volta a competir neste domingo, reforçando a boa fase na temporada do esqui alpino.
L
Dores lombares tiram João Fonseca de torneio na Austrália

Dores lombares tiram João Fonseca de torneio na Austrália

Tenista brasileiro desistiu do ATP 250 de Adelaide por lesão nas costas e corre contra o tempo para se recuperar e disputar o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano.
L
Gazin Porto Velho E.C.: clube investe na saúde ocular

Gazin Porto Velho E.C. : clube investe na saúde ocular

Elenco, comissão técnica e diretoria participaram de exames oftalmológicos em Porto Velho, integrando prevenção visual à preparação física e ao desempenho esportivo.
L
Vitória e Mixto entram na Série A1 do Brasileirão Feminino após desistências

Vitória e Mixto entram na Série A1 do Brasileirão Feminino após desistências

Clubes baiano e sul-matogrossense ocupam vagas deixadas por Fortaleza e Real Brasília, garantindo presença na elite do futebol feminino nacional em 2026.
L
Bia Zaneratto retorna ao Palmeiras: atacante vestirá a camisa 10

Bia Zaneratto retorna ao Palmeiras: atacante vestirá a camisa 10

Após duas temporadas no futebol dos Estados Unidos, a atacante Bia Zaneratto volta ao Palmeiras em 2026; ídola do clube, ela foi campeã e artilheira em 2022.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Natal Porto Velho Luz encerra com premiação no Parque da Cidade

Natal Porto Velho Luz encerra com premiação no Parque da Cidade

Encerramento acontece neste domingo (11), às 19h, no Parque da Cidade, com atrações culturais e sorteio de uma motocicleta.
L
Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Concurso 2.958 terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook das Loterias Caixa; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Após dados mostrarem criação de apenas 50 mil empregos em dezembro nos EUA, dólar recua e bolsa brasileira fecha acima de 163 mil pontos, impulsionada por fatores internos e externos.
L
Horóscopo de segunda-feira (12/1): foco e retomada gradual

Horóscopo de sábado (10/1): pausa consciente e ajustes internos

Previsões para sábado, 10 de janeiro de 2026, indicam um dia propício para desacelerar, refletir e fortalecer o equilíbrio emocional
L
Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Acordo Mercosul-UE: texto alia comércio e agenda ambiental

Acordo Mercosul-UE: texto alia comércio e agenda ambiental

Ministra Marina Silva afirma que o acordo aprovado pela União Europeia enfrenta a mudança do clima, preserva soberania ambiental e impulsiona desenvolvimento sustentável.
L
Duas fake news em menos de uma semana atingem a gestão Flori em meio à pré-campanha

Duas fake news em menos de uma semana atingem a gestão Flori em meio à pré-campanha

Vídeos e publicações distorcidas sobre alagamentos voltam a circular nas redes sociais e atingem a gestão do prefeito Flori em meio a especulações sobre pré-candidatura.
L
Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Mark Carney aceitou convite de Lula após telefonema em que ambos condenaram o uso da força contra a Venezuela e defenderam cooperação política e comercial.
L
Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Pedido da Fifa inclui benefícios fiscais, nova Lei Geral da Copa e ajustes na legislação eleitoral para viabilizar o torneio no Brasil.
L
Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

O investimento visa agilizar o socorro médico em regiões remotas e reafirma a luta diária da parlamentar pela melhoria do sistema público de saúde em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e motos deixa cinco feridos em Porto Velho

Colisão entre carro e motos deixa cinco feridos em Porto Velho

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo no cruzamento da Pinheiro Machado com Elias Gorayeb, no bairro São Cristóvão
12
Roubo na Imigrantes: adolescente e comparsa são detidos

Roubo na Imigrantes: adolescente e comparsa são detidos

Dupla foi abordada pela PM após assaltar mulher no bairro Alphaville, sendo localizada com celulares roubados durante patrulhamento na zona urbana.
12
Ex-companheiro esfaqueia mãe e filha: ataque na Vila Samuel

Ex-companheiro esfaqueia mãe e filha: ataque na Vila Samuel

Crime ocorreu em residência na zona rural de Candeias do Jamari, onde mulher e filha foram feridas a golpes de faca e transferidas em estado grave para Porto Velho.
16
Motociclista foge de blitz da PRF: detido em Porto Velho

Motociclista foge de blitz da PRF: detido em Porto Velho

Condutor tentou escapar de fiscalização montada na avenida Jorge Teixeira, mas foi alcançado e detido no bairro Nova Porto Velho após acompanhamento policial.
12
Motorista de aplicativo é sequestrada e colocada no porta-malas na zona Sul

Motorista de aplicativo é sequestrada e colocada no porta-malas na zona Sul

Mulher foi rendida por três criminosos após corrida por aplicativo e encontrada no porta-malas do carro no bairro Aeroclube.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump assina ordem para proteger receitas petrolíferas de Caracas

Trump assina ordem para proteger receitas petrolíferas de Caracas

Medida impede confisco de recursos venezuelanos nos EUA e reforça estratégia energética e diplomática norte-americana
L

Recebimento da Licença Ambiental: PATILLA COMERCIO E SERVIÇOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00036.004/2025-SUL
L
Conselho da ONU se reúne após ataques russos à Ucrânia

Conselho da ONU se reúne após ataques russos à Ucrânia

Reunião do Conselho de Segurança foi solicitada por Kiev e ocorrerá na segunda-feira (12), após uso de míssil russo de última geração contra alvos civis.
L

Requerimento da Liença Ambiental: PAGANINI & SILVA LTDA

LAS – Licença Ambiental Simplificada.
L

Edital de Convocação – Assembleia de Fundação: ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS TALENTOS DE RONDÔNIA / A – JTR

02 DE FEVEREIRO DE 2026, ÀS 15:00 HORAS, NA LINHA C-66 KM 1 LADO ESQUERDO, CHÁCARA VITÓRIA.- VALE DO ANARI/RO
L
Trump diz que EUA precisam controlar a Groenlândia

Trump diz que EUA precisam controlar a Groenlândia

Presidente afirma que medida serviria para conter a influência da Rússia e da China e reacende tensões diplomáticas com a Dinamarca e países europeus.
L
Delcy agradece a Lula e ao povo brasileiro por apoio e solidariedade

Delcy agradece a Lula e ao povo brasileiro por apoio e solidariedade

Presidente interina da Venezuela afirma confiar na diplomacia e destaca diálogo com líderes da região após crise política e militar envolvendo o país.
L
Enem 2025: resultado será divulgado em 16 de janeiro

Enem 2025: resultado será divulgado em 16 de janeiro

Candidatos poderão consultar notas individuais na Página do Participante e utilizar os resultados para Sisu, Prouni ou Fies.
L
O Agente Secreto leva cinema brasileiro ao Globo de Ouro

O Agente Secreto leva cinema brasileiro ao Globo de Ouro

Filme de Kleber Mendonça Filho concorre em três categorias neste domingo e faz história ao disputar Melhor Filme de Drama, reforçando o protagonismo do Brasil no cenário internacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.