QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

Paris 2024: as 10 conquistas mais marcantes dos Jogos Olímpicos

Legado do evento mescla exelência esportiva e histórias incríveis

Por Igor Santos - Repórter da EBC - 20

Publicado em 

Paris 2024: as 10 conquistas mais marcantes dos Jogos Olímpicos
REUTERS/Hannah Mckay/Proibida reprodução

A Olimpíada de Paris chegou ao fim no domingo (11). Daqui em diante, tudo é passado ao se falar da edição de 2024 dos Jogos. As lembranças que ficam são de atletas vencedores sim, mas não somente. Além da excelência esportiva e conquistas inéditas, o legado olímpico imortalizou cenas que nos trarão alegria por muito tempo. Confira abaixo algumas das histórias mais marcantes de Paris 2024.

A boxeadora argelina esteve no centro da principal polêmica dos Jogos. Ao derrotar a italiana Alessandra Carini na estreia da categoria até 66 quilos, após desistência relâmpago da adversária, Khelif foi vítima de uma onda de desinformação nas redes. Formou-se um discurso de que a argelina, que fora desclassificada do Mundial de boxe de 2023 por, segundo a Associação Internacional de Boxe (IBA, na sigla em inglês), não atender “critério de elegibilidade para participar na competição feminina”, seria uma atleta transsexual e que sua participação entre mulheres seria injusta.

Embora não houvesse qualquer informação mais detalhada sobre que critérios seriam esses, logo o debate foi tomado pela teoria de que Khelif seria mais um caso de mulher com níveis elevados de testosterona e que poderia ser portadora de uma condição genética rara que afetaria sua distribuição de cromossomos. Durante os Jogos, o COI, que assumiu o comando das competições de boxe nas últimas duas Olimpíadas por não considerar a IBA uma entidade confiável e apta para a tarefa, afirmou que a boxeadora argelina era, sem nenhuma dúvida, uma mulher.

Khelif avançou fase a fase até sair com a medalha de ouro na categoria. O peso emocional de tudo que viveu nos Jogos a levou às lágrimas. Segundo comunicado divulgado pela assessoria da atleta, ela contratou um escritório de advocacia para representá-la em um processo por assédio virtual apresentado à Promotoria de Paris.

Simone Biles (ginástica artística)

A ginasta norte-americana chegou como a principal estrela dos Jogos como um todo. Quase uma estrela pop, dada a quantidade de artistas famosos e até astros de outros esportes que compareceram às suas competições. A trajetória da carreira de Biles também gerava uma curiosidade natural: após os quatro ouros nos Jogos do Rio, ela se retirou das disputas no meio da Olimpíada de Tóquio para cuidar da saúde mental. O retorno da ginasta de 27 anos ao palco olímpico virou até tema de série da Netflix.

Com todas as câmeras apontadas para ela, Biles não decepcionou: saiu de Paris com três ouros e uma prata.

Quase como num roteiro cinematográfico, se o mundo queria ver Simone Biles, a protagonista, o mundo viu Rebeca Andrade, a antagonista – mas certamente a ‘mocinha’ para os brasileiros e fãs da ginástica. A ginasta brasileira não apenas estava literalmente em todas as provas em que Biles competiu, mas disputou com ela ponto a ponto as mesmas medalhas. Além disso, as duas tiveram inúmeros momentos de interações nos bastidores destes duelos.

Mas Rebeca não ficou à sombra da norte-americana. Mais do que mostrou, comprovou ter brilho próprio. O ouro no solo, desbancando Biles, foi um dos pontos altos da ginástica em Paris e, merecidamente, ela foi reverenciada ao receber a medalha no pódio. De quebra, Rebeca saltou para o topo da lista de atletas olímpicos do Brasil. Em Paris, foram quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze), que, somadas às duas conquistadas em Tóquio, a colocam como a maior medalhista do país em Olimpíadas.

Uma multicampeã olímpica e mundial, Rebeca cativou muita gente também com o jeito simples e descontraído de encarar as competições.

Yusuf Dikeç (tiro esportivo)

Provavelmente, nenhum atleta teve um ganho maior de popularidade por conta da Olimpíada do que Yusuf Dikeç, atirador turco de 51 anos. E no caso dele, não foi por nenhum recorde ou resultado histórico. Ao conquistar a medalha de prata na prova mista da pistola de ar 10 metros, junto com Sevval Ilayda Tarhan, Dikeç não fazia ideia de que sua imagem rodaria o mundo por um motivo tão singelo.

No tiro esportivo, é comum que, além da pistola, os atletas utilizem uma série de equipamentos para melhorar a performance, como óculos que potencializam a mira evitando qualquer tipo de ‘sujeira’ na visão. Também usam fones de ouvido com isolamento acústico de primeira categoria. Dikeç, no entanto, foi ‘flagrado’ competindo usando apenas seus óculos de grau e pequenos fones intra auriculares. Para completar, ao ser fotografado atirando com uma das mãos no bolso da calça, ele ganhou status nas redes sociais como um medalhista ‘casual’, que conseguiu o pódio com uma postura estilosa sem precisar de equipamentos sofisticados. No entanto, a pose com a mão no bolso para atirar é extremamente comum na modalidade, por motivos de equilíbrio corporal.

Em pouco tempo, a imagem e a história de Dikeç viralizaram na internet, movidas pelos fãs pouco familiarizados com o esporte. O turco se tornou um ícone mundial, personagem de vários memes e inspirou comemorações nos próprios Jogos de Paris. O sueco Armand Duplantis, do salto com vara, por exemplo, comemorou o ouro com recorde mundial imitando a pose de Dikeç.

Teddy Riner (judô)

O judoca de 35 anos poderia até não ser mais aquele que passou quase dez anos e 154 lutas invicto no cenário mundial. Mas certamente ainda era uma das principais, senão a principal figura do esporte olímpico francês. Tanto que foi, ao lado da velocista Marie-José Perec, responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

No tatame, Riner brilhou também. Depois de parar na semifinal e ficar com o bronze em Tóquio, ele voltou a se sagrar campeão olímpico na categoria peso-pesado (mais de 100 kg), chegando a três ouros e dois bronzes em Olimpíadas.

No entanto, a grande lembrança ligada a Teddy Riner nos Jogos de Paris se deu na disputa por equipes, em que vence o país que ganhar quatro lutas primeiro. Na final contra o Japão, os franceses perdiam por 3 a 1 e estavam a um revés de ficar com a prata. O time da França conseguiu igualar e levar para o duelo-desempate, que é definido por um sorteio exibido no telão. Ao ser sorteada a categoria de Teddy Riner, o Campo de Marte, palco do judô, foi à loucura antes mesmo da luta. No duelo decisivo, Riner justificou a confiança dos franceses, derrotou o japonês Tatsuro Saito por ippon e garantiu outro ouro para a França, num desfecho apoteótico.

Novak Djokovic (tênis)

Se alguns queriam reviver a glória olímpica, outros almejavam senti-la pela primeira vez. O sérvio Novak Djokovic, de 37 anos, maior vencedor de Grand Slams entre tenistas masculinos, campeão da Copa Davis e jogador com mais semanas na história como número 1 do mundo, não escondia de ninguém que queria o ouro olímpico mais do que qualquer outra coisa.

Em Paris, na quadra de Roland Garros, onde um dia ele chorou ao comemorar o Grand Slam que mais demorou a adicionar à sua galeria de títulos, Djoko chorou novamente após coroar uma semana perfeita com um título em uma grande final contra o espanhol Carlos Alcaraz, 16 anos mais novo que ele.

Agora, sim, ele pode se autointitular ‘campeão de tudo’.

Mijain López (wrestling)

Michael Phelps pode ser visto por muitos como o maior atleta olímpico de todos os tempos, mas um recorde em termos individuais não pertence a ele. O cubano Mijain López, de 41 anos, conquistou o ouro na luta greco-romana, na categoria até 130 kg e, com isso, chegou a cinco títulos olímpicos consecutivos. Nenhum atleta de esportes individuais alcançou isso na história. López, que estreou em Olimpíadas sendo quinto colocado em Atenas, em 2004, enfileirou ouros em Pequim, Londres, Rio, Tóquio e agora Paris.

Na França, ele derrotou desafiantes mais novos e saiu com o primeiro lugar antes de uma despedida marcante. López retirou as sapatilhas e deixou-as no meio da área de combate, simbolizando sua aposentadoria do esporte.

Cindy Ngamba (boxe)

A partir dos Jogos do Rio, em 2016, o COI introduziu o time de refugiados, para dar vez a atletas que, por variados motivos, se inserem em uma das questões geopolíticas mais tensas dos últimos tempos: a população que deixa a terra natal e passa a viver em outro país. Há oito anos, a equipe contou com dez representantes. Em Paris, foram 37. Pela primeira vez, a bandeira do time de refugiados apareceu no pódio.

Cindy Ngamba, boxeadora nascida em Camarões mas que fugiu para o Reino Unido aos 11 anos, conquistou o bronze na categoria até 75 kg. A atleta de 25 anos deu um depoimento forte à ONU:

“Quero dizer aos refugiados em todo o mundo, incluindo os que não são atletas, que continuem trabalhando, continuem acreditando em si mesmos, vocês podem alcançar tudo o que quiserem”, disse Ngamba.

Julien Alfred (atletismo)

Uma das provas mais nobres do atletismo teve também uma das melhores histórias. Os 100 metros rasos femininos foram vencidos por Julien Alfred, velocista de 23 anos que representa Santa Lúcia, uma pequena ilha no Caribe. A primeira medalha da história do país foi logo de ouro, que Alfred conquistou com o tempo de 10 segundos e 72 centésimos.

Em Paris, Alfred ainda saiu com uma segunda medalha, nos 200 metros rasos. As imagens da população de Santa Lúcia festejando os pódios da atleta também rodaram o mundo. Para se ter uma ideia, o país tem uma área de aproximadamente 539 quilômetros quadrados, mais de dez vezes menor que o Distrito Federal.

Leon Marchand (natação)

O nadador francês Leon Marchand, de 22 anos, concluiu os Jogos de Paris como o novo potencial nome olímpico histórico. Na letra fria, a chinesa Zhang Yufei, com seis pódios (uma prata e cinco bronzes), foi a maior devoradora de medalhas nesta Olimpíada. No entanto, Marchand, que vem logo depois, com cinco, foi quem mais causou um impacto.

O fenômeno caiu na piscina para seis provas e só não saiu com medalha no revezamento misto 4×100 medley. Nas outras cinco, foram quatro ouros e um bronze. E não apenas isso: nos 200 e nos 400 medley, o francês derrubou recordes olímpicos que pertenciam a Michael Phelps. O americano, que esteve em Paris, acompanhou e até torceu pelo seu possível sucessor.

Ainda muito jovem, Marchand se coloca como candidato ao seleto grupo de atletas com mais de dez medalhas olímpicas, do qual fazem parte gigantes como os já citados Phelps e Biles, hegemônicos em esportes com muita oferta de medalha. Em Los Angeles, pode se afirmar como um dos maiores da história.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após Copinha, três jogadores do União Cacoalense são transferidos para Corinthians e Internacional

Após Copinha, três jogadores do União Cacoalense são transferidos para Corinthians e Internacional

Apesar da eliminação precoce na Copinha 2026, os jovens talentos da base de Cacoal chamaram a atenção de olheiros e agora reforçam o Corinthians e o Internacional.
L
Mirassol cria departamento feminino e terá ex-Corinthians como gestora

Mirassol cria departamento feminino e terá ex-Corinthians como gestora

Rafaela Esteves será responsável por estruturar o novo projeto do Leão Caipira
L
Fifa confirma base da seleção brasileira para a Copa do Mundo

Fifa confirma base da seleção brasileira para a Copa do Mundo

A delegação ficará hospedada em Nova Jersey para facilitar o deslocamento até o estádio da estreia, visando otimizar a logística e o desempenho dos atletas.
L
CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela detalhada com datas, horários e locais das partidas iniciais da Série A, que começa em 28 de janeiro.
L
EUA investem em tecnologia contra drones para segurança da Copa do Mundo

EUA investem em tecnologia contra drones para segurança da Copa do Mundo

O governo norte-americano destinou 115 milhões de dólares para reforçar a proteção de estádios e fronteiras durante o torneio mundial e o aniversário de 250 anos do país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Localizado no Complexo da Papuda, o 19º Batalhão da Polícia Militar abriga militares e autoridades com direito a alojamentos especiais e monitoramento médico constante.
L
Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

O ex-presidente deixará a Superintendência da Polícia Federal para cumprir pena em uma sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Distrito Federal.
L
Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Empresa em Porto Velho oferece carência de dois meses para o pagamento da primeira parcela e planos de crédito em parceria com o Banco BV.
L

Coluna Social Marisa Linhares: aniversários, negócios e momentos especiais no interior de Rondônia

Juliano de Oliveira Linhares comemora aniversário, famílias empresariais em evidência, entregas de veículos GWM, homenagens e registros especiais movimentam Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes.
L
Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Decisão do ministro do STF busca coibir o nepotismo e a improbidade administrativa ao vetar repasses para ONGs e empresas dirigidas por familiares de congressistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

Toffoli autoriza perícia em celulares do caso Banco Master

O ministro do STF restringiu o acesso aos aparelhos a um grupo de quatro peritos específicos da Polícia Federal, sob acompanhamento direto da Procuradoria-Geral da República.
L
RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

Filiação do ex-deputado ao PT provoca reação interna, altera narrativas eleitorais e pode favorecer adversários na disputa pelo governo de Rondônia em 2026.
L
Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Empenho de R$ 2,047 milhões fortalece a Cirurgia Geral, amplia a capacidade de atendimento local e reduz a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.
L
Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Recurso empenhado será usado para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e garantir atendimento mais rápido à população.
L
Lula reúne cúpula dos Três Poderes para combater crime organizado

Lula reúne cúpula dos Três Poderes para combater crime organizado

O governo federal elevou o enfrentamento às facções criminosas ao status de ação de Estado com foco na integração entre inteligência financeira e segurança pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

O acidente envolvendo um caminhão caçamba e uma motocicleta mobilizou equipes de resgate no bairro São Francisco após uma colisão violenta em um cruzamento da região.
14
Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Moradores do bairro Igarapé ficaram em alerta durante o combate às chamas em um condomínio residencial, onde vizinhos militares iniciaram o controle do fogo antes da chegada da equipe oficial.
12
Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Mamoré com a rua Plácido de Castro no bairro JK envolvendo uma motociclista e uma idosa.
12
Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia destruiu 450 quilos de entorpecentes apreendidos em 2025 durante ação fiscalizada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária.
10
Foragido “Donga” é preso no bairro São Francisco

Foragido “Donga” é preso no bairro São Francisco

A prisão foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, durante patrulhamento de rotina na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): INOVACAR VEÍCULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Medida do Governo do Brasil beneficia bons condutores, reduz burocracia e já gerou economia de R$ 2,15 milhões em Rondônia.
L
Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

O serviço de bloqueio contra chamadas indesejadas de telemarketing e crédito consignado atingiu a marca de 14,2 milhões de números cadastrados ao final de 2025.
L
Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

A atriz e modelo, considerada a primeira supermodelo brasileira e musa de Coco Chanel, faleceu nesta quinta-feira deixando um legado marcado pela arte, moda e resistência política.
L

Giro News Entrevista Cledison Cerqueira: O Futuro do Consórcio no Brasil e em Rondônia

O Diretor Geral do Rovema Bank e CFO do Grupo Rovema analisa o avanço do consórcio no Brasil, o impacto em Rondônia e apresenta a nova solução financeira do banco.
L
Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Compacto econômico e versátil, ideal para quem busca praticidade e ótimo consumo no dia a dia.
L
Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Sedã espaçoso e confortável, ideal para quem busca desempenho, estabilidade e sofisticação ao dirigir.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): OVERTECC RONDONIA LTDA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e a Licença de Operação – LO
L
FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

Documento é essencial para acesso a benefícios tarifários do acordo Mercosul–União Europeia e para facilitar a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.