TERÇA-FEIRA, 10/03/2026

Em destaque

Paris 2024: as 10 conquistas mais marcantes dos Jogos Olímpicos

Legado do evento mescla exelência esportiva e histórias incríveis

Por Igor Santos - Repórter da EBC - 20

Publicado em 

Paris 2024: as 10 conquistas mais marcantes dos Jogos Olímpicos
REUTERS/Hannah Mckay/Proibida reprodução

A Olimpíada de Paris chegou ao fim no domingo (11). Daqui em diante, tudo é passado ao se falar da edição de 2024 dos Jogos. As lembranças que ficam são de atletas vencedores sim, mas não somente. Além da excelência esportiva e conquistas inéditas, o legado olímpico imortalizou cenas que nos trarão alegria por muito tempo. Confira abaixo algumas das histórias mais marcantes de Paris 2024.

A boxeadora argelina esteve no centro da principal polêmica dos Jogos. Ao derrotar a italiana Alessandra Carini na estreia da categoria até 66 quilos, após desistência relâmpago da adversária, Khelif foi vítima de uma onda de desinformação nas redes. Formou-se um discurso de que a argelina, que fora desclassificada do Mundial de boxe de 2023 por, segundo a Associação Internacional de Boxe (IBA, na sigla em inglês), não atender “critério de elegibilidade para participar na competição feminina”, seria uma atleta transsexual e que sua participação entre mulheres seria injusta.

Embora não houvesse qualquer informação mais detalhada sobre que critérios seriam esses, logo o debate foi tomado pela teoria de que Khelif seria mais um caso de mulher com níveis elevados de testosterona e que poderia ser portadora de uma condição genética rara que afetaria sua distribuição de cromossomos. Durante os Jogos, o COI, que assumiu o comando das competições de boxe nas últimas duas Olimpíadas por não considerar a IBA uma entidade confiável e apta para a tarefa, afirmou que a boxeadora argelina era, sem nenhuma dúvida, uma mulher.

Khelif avançou fase a fase até sair com a medalha de ouro na categoria. O peso emocional de tudo que viveu nos Jogos a levou às lágrimas. Segundo comunicado divulgado pela assessoria da atleta, ela contratou um escritório de advocacia para representá-la em um processo por assédio virtual apresentado à Promotoria de Paris.

Simone Biles (ginástica artística)

A ginasta norte-americana chegou como a principal estrela dos Jogos como um todo. Quase uma estrela pop, dada a quantidade de artistas famosos e até astros de outros esportes que compareceram às suas competições. A trajetória da carreira de Biles também gerava uma curiosidade natural: após os quatro ouros nos Jogos do Rio, ela se retirou das disputas no meio da Olimpíada de Tóquio para cuidar da saúde mental. O retorno da ginasta de 27 anos ao palco olímpico virou até tema de série da Netflix.

Com todas as câmeras apontadas para ela, Biles não decepcionou: saiu de Paris com três ouros e uma prata.

Quase como num roteiro cinematográfico, se o mundo queria ver Simone Biles, a protagonista, o mundo viu Rebeca Andrade, a antagonista – mas certamente a ‘mocinha’ para os brasileiros e fãs da ginástica. A ginasta brasileira não apenas estava literalmente em todas as provas em que Biles competiu, mas disputou com ela ponto a ponto as mesmas medalhas. Além disso, as duas tiveram inúmeros momentos de interações nos bastidores destes duelos.

Mas Rebeca não ficou à sombra da norte-americana. Mais do que mostrou, comprovou ter brilho próprio. O ouro no solo, desbancando Biles, foi um dos pontos altos da ginástica em Paris e, merecidamente, ela foi reverenciada ao receber a medalha no pódio. De quebra, Rebeca saltou para o topo da lista de atletas olímpicos do Brasil. Em Paris, foram quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze), que, somadas às duas conquistadas em Tóquio, a colocam como a maior medalhista do país em Olimpíadas.

Uma multicampeã olímpica e mundial, Rebeca cativou muita gente também com o jeito simples e descontraído de encarar as competições.

Yusuf Dikeç (tiro esportivo)

Provavelmente, nenhum atleta teve um ganho maior de popularidade por conta da Olimpíada do que Yusuf Dikeç, atirador turco de 51 anos. E no caso dele, não foi por nenhum recorde ou resultado histórico. Ao conquistar a medalha de prata na prova mista da pistola de ar 10 metros, junto com Sevval Ilayda Tarhan, Dikeç não fazia ideia de que sua imagem rodaria o mundo por um motivo tão singelo.

No tiro esportivo, é comum que, além da pistola, os atletas utilizem uma série de equipamentos para melhorar a performance, como óculos que potencializam a mira evitando qualquer tipo de ‘sujeira’ na visão. Também usam fones de ouvido com isolamento acústico de primeira categoria. Dikeç, no entanto, foi ‘flagrado’ competindo usando apenas seus óculos de grau e pequenos fones intra auriculares. Para completar, ao ser fotografado atirando com uma das mãos no bolso da calça, ele ganhou status nas redes sociais como um medalhista ‘casual’, que conseguiu o pódio com uma postura estilosa sem precisar de equipamentos sofisticados. No entanto, a pose com a mão no bolso para atirar é extremamente comum na modalidade, por motivos de equilíbrio corporal.

Em pouco tempo, a imagem e a história de Dikeç viralizaram na internet, movidas pelos fãs pouco familiarizados com o esporte. O turco se tornou um ícone mundial, personagem de vários memes e inspirou comemorações nos próprios Jogos de Paris. O sueco Armand Duplantis, do salto com vara, por exemplo, comemorou o ouro com recorde mundial imitando a pose de Dikeç.

Teddy Riner (judô)

O judoca de 35 anos poderia até não ser mais aquele que passou quase dez anos e 154 lutas invicto no cenário mundial. Mas certamente ainda era uma das principais, senão a principal figura do esporte olímpico francês. Tanto que foi, ao lado da velocista Marie-José Perec, responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

No tatame, Riner brilhou também. Depois de parar na semifinal e ficar com o bronze em Tóquio, ele voltou a se sagrar campeão olímpico na categoria peso-pesado (mais de 100 kg), chegando a três ouros e dois bronzes em Olimpíadas.

No entanto, a grande lembrança ligada a Teddy Riner nos Jogos de Paris se deu na disputa por equipes, em que vence o país que ganhar quatro lutas primeiro. Na final contra o Japão, os franceses perdiam por 3 a 1 e estavam a um revés de ficar com a prata. O time da França conseguiu igualar e levar para o duelo-desempate, que é definido por um sorteio exibido no telão. Ao ser sorteada a categoria de Teddy Riner, o Campo de Marte, palco do judô, foi à loucura antes mesmo da luta. No duelo decisivo, Riner justificou a confiança dos franceses, derrotou o japonês Tatsuro Saito por ippon e garantiu outro ouro para a França, num desfecho apoteótico.

Novak Djokovic (tênis)

Se alguns queriam reviver a glória olímpica, outros almejavam senti-la pela primeira vez. O sérvio Novak Djokovic, de 37 anos, maior vencedor de Grand Slams entre tenistas masculinos, campeão da Copa Davis e jogador com mais semanas na história como número 1 do mundo, não escondia de ninguém que queria o ouro olímpico mais do que qualquer outra coisa.

Em Paris, na quadra de Roland Garros, onde um dia ele chorou ao comemorar o Grand Slam que mais demorou a adicionar à sua galeria de títulos, Djoko chorou novamente após coroar uma semana perfeita com um título em uma grande final contra o espanhol Carlos Alcaraz, 16 anos mais novo que ele.

Agora, sim, ele pode se autointitular ‘campeão de tudo’.

Mijain López (wrestling)

Michael Phelps pode ser visto por muitos como o maior atleta olímpico de todos os tempos, mas um recorde em termos individuais não pertence a ele. O cubano Mijain López, de 41 anos, conquistou o ouro na luta greco-romana, na categoria até 130 kg e, com isso, chegou a cinco títulos olímpicos consecutivos. Nenhum atleta de esportes individuais alcançou isso na história. López, que estreou em Olimpíadas sendo quinto colocado em Atenas, em 2004, enfileirou ouros em Pequim, Londres, Rio, Tóquio e agora Paris.

Na França, ele derrotou desafiantes mais novos e saiu com o primeiro lugar antes de uma despedida marcante. López retirou as sapatilhas e deixou-as no meio da área de combate, simbolizando sua aposentadoria do esporte.

Cindy Ngamba (boxe)

A partir dos Jogos do Rio, em 2016, o COI introduziu o time de refugiados, para dar vez a atletas que, por variados motivos, se inserem em uma das questões geopolíticas mais tensas dos últimos tempos: a população que deixa a terra natal e passa a viver em outro país. Há oito anos, a equipe contou com dez representantes. Em Paris, foram 37. Pela primeira vez, a bandeira do time de refugiados apareceu no pódio.

Cindy Ngamba, boxeadora nascida em Camarões mas que fugiu para o Reino Unido aos 11 anos, conquistou o bronze na categoria até 75 kg. A atleta de 25 anos deu um depoimento forte à ONU:

“Quero dizer aos refugiados em todo o mundo, incluindo os que não são atletas, que continuem trabalhando, continuem acreditando em si mesmos, vocês podem alcançar tudo o que quiserem”, disse Ngamba.

Julien Alfred (atletismo)

Uma das provas mais nobres do atletismo teve também uma das melhores histórias. Os 100 metros rasos femininos foram vencidos por Julien Alfred, velocista de 23 anos que representa Santa Lúcia, uma pequena ilha no Caribe. A primeira medalha da história do país foi logo de ouro, que Alfred conquistou com o tempo de 10 segundos e 72 centésimos.

Em Paris, Alfred ainda saiu com uma segunda medalha, nos 200 metros rasos. As imagens da população de Santa Lúcia festejando os pódios da atleta também rodaram o mundo. Para se ter uma ideia, o país tem uma área de aproximadamente 539 quilômetros quadrados, mais de dez vezes menor que o Distrito Federal.

Leon Marchand (natação)

O nadador francês Leon Marchand, de 22 anos, concluiu os Jogos de Paris como o novo potencial nome olímpico histórico. Na letra fria, a chinesa Zhang Yufei, com seis pódios (uma prata e cinco bronzes), foi a maior devoradora de medalhas nesta Olimpíada. No entanto, Marchand, que vem logo depois, com cinco, foi quem mais causou um impacto.

O fenômeno caiu na piscina para seis provas e só não saiu com medalha no revezamento misto 4×100 medley. Nas outras cinco, foram quatro ouros e um bronze. E não apenas isso: nos 200 e nos 400 medley, o francês derrubou recordes olímpicos que pertenciam a Michael Phelps. O americano, que esteve em Paris, acompanhou e até torceu pelo seu possível sucessor.

Ainda muito jovem, Marchand se coloca como candidato ao seleto grupo de atletas com mais de dez medalhas olímpicas, do qual fazem parte gigantes como os já citados Phelps e Biles, hegemônicos em esportes com muita oferta de medalha. Em Los Angeles, pode se afirmar como um dos maiores da história.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Olimpíadas Madeirão abre inscrições para servidores

Olimpíadas Madeirão abre inscrições para servidores

Competição promovida pela Semtel reúne servidores municipais em diversas modalidades esportivas para incentivar a integração e a saúde.
L
Cruzeiro x Atlético-MG: Súmula confirma 23 expulsões após "batalha campal" no Mineirão

Cruzeiro x Atlético-MG: Súmula confirma 23 expulsões após “batalha campal” no Mineirão

Confusão generalizada na final do Campeonato Mineiro termina com agressões, voadoras e intervenção da Polícia Militar; Christian e Everson foram os pivôs do tumulto.
L
Fluminense-e-Flamengo-disputam-título-do-Campeonato-Carioca-no-Maracanã

Fluminense e Flamengo disputam título do Campeonato Carioca no Maracanã

Clássico decisivo começa às 18h e terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional.
L
Marrocos troca comando técnico antes da estreia contra o Brasil

Marrocos troca comando técnico antes da estreia contra o Brasil

A Federação Marroquina anunciou a saída de Walid Regragui a três meses da Copa do Mundo, confirmando Mohamed Ouahbi como o novo treinador para o Mundial de 2026.
L
Gustavo Marques é suspenso por 12 jogos após fala machista contra árbitra

Gustavo Marques é suspenso por 12 jogos após fala machista contra árbitra

Zagueiro do Bragantino também foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil pelo TJD-SP.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Melissa Barbosa apresenta o Ballet Fitness para todos

O Agenda News desta terça-feira promete ser uma oportunidade para quem deseja conhecer uma nova forma de atividade física e entender como o Ballet Fitness pode transformar a relação das pessoas com o próprio corpo.
L
custo-de-vida-porto-velho-aluguel-gasolina

Gasolina cara e aluguel nas alturas: custo de vida dispara em Porto Velho

Com gasolina acima de R$ 7 e imóveis cada vez mais caros, Porto Velho enfrenta aumento no custo de vida, com valores que já se aproximam de grandes capitais brasileiras.
L

Giro News : Dr. Célio Lopes debate fraudes no INSS

A entrevista promete trazer esclarecimentos importantes sobre direitos, legislação e políticas públicas que influenciam diretamente a vida dos cidadãos.
L
gasolina-posto-porto-velho-rondonia

Gasolina dispara em Porto Velho e já chega a R$ 7,39

Postos de Porto Velho iniciam a semana com reajuste na gasolina, que varia entre R$ 7,09 e R$ 7,39. Alta pressiona motoristas em uma capital que ainda enfrenta desafios de desenvolvimento.
L
Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Relator descarta valor mínimo para corridas de passageiros; taxa para entregadores segue como principal impasse.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

Julgamento envolve os deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, além do suplente Bosco Costa; sessão será retomada no dia 17.
L
Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Cerimônia ocorre nesta quarta-feira em Valparaíso; Palácio do Planalto não divulgou os motivos da alteração na agenda presidencial.
L
Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Darren Beattie, responsável por assuntos brasileiros no governo dos EUA, planeja visita oficial ao ex-presidente na Papudinha.
L
Lula e presidente da Namíbia discutem ampliação de investimentos em energia

Lula e presidente da Namíbia discutem ampliação de investimentos em energia

Em conversa telefônica, líderes reforçam cooperação Sul-Sul e planejam visitas oficiais entre Brasília e Windhoek.
L
STF proíbe gravação de diálogos entre Daniel Vorcaro e defesa em presídio federal

STF proíbe gravação de diálogos entre Daniel Vorcaro e defesa em presídio federal

Ministro André Mendonça autoriza visitas sem agendamento e anotações escritas para advogados do controlador do Banco Master.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Servidor público é afastado após suspeita de direcionar R$ 9,5 milhões para plataformas de apostas online.
16
BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

Dois homens foram presos em flagrante transportando entorpecentes que teriam Porto Velho como destino final.
12
Polícia Federal investiga "trend" no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Polícia Federal investiga “trend” no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Advocacia-Geral da União acionou a corporação após vídeos simulando agressões e feminicídio viralizarem na plataforma.
L
Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

A suspeita é de que a condutora do veículo tenha avançado a preferencial.
16
Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Testemunhas contaram que o jovem seguia de bicicleta em direção à Rua da Beira, quando teria sido derrubado por um caminhão e atropelado pela caçamba que passava ao lado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R. R. ELER – EIRELI

Licença de Operação Nº 043/2026/SEMMA/PMV
L
Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

A Prefeitura de Jaru sinalizou as duas avenidas para que a população se adapte ao novo fluxo.
L
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Cenobamato é indicado para adultos farmacorresistentes e demonstrou redução significativa na frequência de crises em estudos clínicos.
L
Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Levantamento revela que 80% dos perfis mapeados monetizam discursos de ódio e inferiorização das mulheres.
L
Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Nova ferramenta inteligente Maria Rosa, apelidada de assistente virtual Rô, oferece atendimento 24 horas e reduz filas presenciais no Portal do Cidadão.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Países da América do Sul se reúnem para discutir soluções as mudanças do clima na agricultura e no abastecimento alimentar

Representantes de nove países debatem cooperação regional e políticas públicas para enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
L
Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d'Oeste

Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d’Oeste

Seminário do Sebrae, realizado em parceria com a Prefeitura, reúne produtores selecionados por edital da Secretaria de Agricultura em cinco dias de imersão empreendedora voltada ao campo.
L
Resistência do Irã impõe impasse estratégico e pressiona governo Trump por cessar-fogo

Resistência do Irã impõe impasse estratégico e pressiona governo Trump por cessar-fogo

Degradação de sistemas de radares e ameaças ao fluxo de petróleo no Estreito de Ormuz inviabilizam meta de “mudança de regime”.
L
INTERNACIONAL: União entre Rondônia e Itália celebra história da imigração italiana

INTERNACIONAL: União entre Rondônia e Itália celebra história da imigração italiana

Sessão especial homenageia embaixador e cônsul-geral, destacando a herança da imigração italiana no Vale do Guaporé
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.