DOMINGO, 29/06/2025
Publicidade

Futebol feminino perde para a Espanha, mas avança para as oitavas

Adversárias da próxima etapa ainda não estão definidas

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Futebol feminino perde para a Espanha, mas avança para as oitavas
REUTERS/Susana Vera/Proibida reprodução

A seleção feminina de futebol do Brasil perdeu por 2 a 0 para a Espanha, campeã mundial na modalidade nesta quarta-feira (31) pelo Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris. A situação da equipe ficou mais complicada após a expulsão da principal jogadora brasileira, Marta, nos acréscimos do primeiro tempo. Marta levou cartão vermelho ao chegar atrasada em uma disputa de bola e chutar a cabeça da espanhola Olga Carmona. A partida foi disputada na cidade de Bordeaux.

Os gols espanhóis foram marcados por Athenea del Castilho, aos 13 minutos do segundo tempo, e Alexia Putellas, já nos acréscimos. Com o resultado, o Brasil encerrou a primeira fase na terceira posição do grupo, com apenas 3 pontos conquistados na partida de estreia, quando venceu a Nigéria por 1 a 0. As brasileiras deixaram o campo torcendo por uma vitória dos Estados Unidos contra a Austrália, para avançar às oitavas de finais – o que acabou acontecendo, pelo placar de 2 a 1.

Ainda não está definido quem serão as adversárias das brasileiras na próxima fase.

Domínio espanhol

A partida começou com as espanholas impondo seu jogo, com o primeiro chute a gol logo aos 2 minutos. Desde o início do jogo, ficou nítida a estratégia do técnico brasileiro, Arthur Elias, de posicionar o time defensivamente, apostando em contra-ataques.

Aos 9 minutos, o Brasil quase abriu o placar em uma jogada pela direita, na qual uma bola cruzada pela atacante Ludimila foi desviada pela zagueira Teresa Abelleira para, na sequência, bater na trave esquerda da goleira espanhola Cata Coll.

Perto dos 14 minutos, o Brasil leva susto ao sofrer um gol, corretamente anulado após marcação de impedimento da jogadora Patricia Guijarro, ao ajeitar uma bola para a cabeceada fatal de Lucia García.

Cruzamentos perigosos

A marcação nas laterais do campo de defesa do Brasil não conseguia evitar os cruzamentos perigosos do time espanhol. Foram várias oportunidades de gol, a partir de jogadas alçadas na área brasileira.

O Brasil apresentava também dificuldades na ocupação do meio de campo, com jogadoras mal posicionadas durante as saídas de bola, o que acabou resultando no controle da partida pelas espanholas que ocupavam ainda mais espaços graças à marcação em linha baixa, pelas brasileiras.

Aos 25 minutos, um bate-rebate quase resultou em gol espanhol por duas vezes, com duas bolas sendo salvas pela zaga brasileira. O primeiro chute, da jogadora Laia, foi bloqueado por Antônia. No rebote, Eva Navarro chutou ao gol brasileiro, mas a bola acabou não entrando após desvio feito por Tarciane.

A Espanha continuava muito à vontade, com repetidos cruzamentos perigosos contra a área brasileira. O Brasil permanecia recuado, esperando oportunidades para contra-atacar, mas foi pouco efetivo em suas tentativas.

O juiz deu 7 minutos de acréscimos no primeiro tempo. No quinto minuto, o que já estava complicado ficou ainda mais difícil, com a principal jogadora do Brasil, Marta, levando cartão vermelho após chegar atrasada em uma disputa de bola e acertar com um chute a cabeça da espanhola Olga Carmona.

Segundo tempo

No segundo tempo, a Espanha substituiu Eva Navarro por Salma Paralluelo e Lucía García por Mariona Caldentey. Assim como no primeiro tempo, a Espanha começou em ritmo forte, levando perigo ao gol brasileiro já nos primeiros minutos, com um chute que passou acima do travessão da goleira Lorena Leite.

A resposta brasileira veio aos 5 minutos do segundo tempo, com Ludimila perdendo boa oportunidade, ao chutar em cima da goleira Cata Coll. Na sequência, Kerolin perdeu outra oportunidade ao chutar fraco, para a defesa da goleira.

O técnico brasileiro tentou dar nova vida à seleção feminina substituindo Ludimila por Gabi Portilho, aos 9 minutos, e, na sequência, Tamires por Yasmim e Duda Sampaio por Jheniffer.

Na Espanha, Aitana Bonmatí entrou no lugar de Jenni Hermoso; e Alexia Putellas entrou no lugar de Patricia Guijarro. Mais tarde, devido a um choque que teve no nariz em uma disputa de bola, a goleira espanhola foi substituída, entrando em seu lugar María Rodriguez.

Gol espanhol

Aos 13 minutos, cruzamento feito pela espanhola Caldentey foi mal interceptado pela goleira Lorena e, no rebote, Athenea abriu o o placar. Mesmo com a vantagem, a Espanha manteve a postura ofensiva, levando perigo à meta brasileira.

Aos 33 minutos, o Brasil perdeu a oportunidade que poderia ter mudado a história do jogo, com Ana Vitória fazendo um contra-ataque e demorando a acionar jogadoras em melhor condição para finalização.

Aos 36 minutos da etapa final, nova oportunidade para a Espanha ampliar o placar, mas a zaga brasileira conseguiu evitar o segundo gol da partida.

Amarelo para os treinadores

Os dois treinadores receberam cartões amarelos, quando a partida caminhava para a etapa final no tempo regulamentar. Arthur Elias, do Brasil, por reclamação. Já a técnica espanhola, Tomé, por atrapalhar uma cobrança de lateral pelo time brasileiro.

O juiz concedeu 16 minutos de acréscimo, boa parte por causa dos atendimentos às duas goleiras. A Espanha manteve o domínio do jogo e, aos 12 minutos do tempo complementar, quase ampliou o marcador, mas a goleira do Brasil defendeu chute forte de dentro da área, à queima-roupa, de Athenea.

Contundida, a lateral Antônia deixa o campo após contusão no pé esquerdo. Com isso, o Brasil ficou com duas jogadoras a menos, uma vez que não era mais possível fazer substituições. Mesmo assim, em um suspiro final, a atacante Gabi Nunes quase marcou aos 15 da prorrogação. A cabeceada, no entanto, saiu fraca e nas mãos da goleira da Espanha.

Dominado, o Brasil sofreu o segundo gol nos descontos. Um chute colocado da jogadora Alexia Putellas, que havia entrado no lugar de Patricia Guijarro, estufou a rede brasileira, decretando o placar final da partida.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

© Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados

Palmeiras supera Botafogo na prorrogação e avança na Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Paulinho marca o gol da vitória e garante vaga do Verdão nas quartas de final em partida disputada na Filadélfia
L

Porto Velho encara o Goianésia em duelo decisivo pela Série D

Time rondoniense joga em casa neste sábado (28), às 16h, e precisa da vitória para seguir sonhando com a classificação
L
Copa Brasil de Tênis de Mesa reúne atletas de 13 estados em Porto Velho

Copa Brasil de Tênis de Mesa reúne atletas de 13 estados em Porto Velho

A realização da Copa Brasil em Rondônia marca um novo capítulo para a modalidade no estado.
L
Botafogo e Palmeiras abrem oitavas de final do Mundial de Clubes

Botafogo e Palmeiras iniciam disputa nas oitavas do Mundial de Clubes

Partida será disputada a partir das 13h deste sábado na Filadélfia
L

Judocas de Porto Velho participam do Brasileiro Cadete em Salvador

Mateus Cunha, Gabi Furtuoso e Maria Fernanda representam Rondônia com garra e disciplina no tatame baiano
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

JAC aposta em picape sem firulas para desafiar as líderes do mercado

Nova versão da Hunter amplia atuação da marca no segmento de veículos utilitários no Brasil
L

Massa de ar polar continental na Argentina provocará a queda de temperaturas em Rondônia

Massa de ar polar avança sobre o Brasil a partir do dia 29, derrubando as temperaturas em Rondônia, Acre, Amazonas e diversas regiões do país.
L

Momento Agro | Entrevista Evandro Freitas e Paulo Reis

Neste sábado (28), às 11h, recebemos Evandro Freitas (Catema – Gestão Ambiental) e Paulo Reis (NWWOOD Engenharia, Soluções e Projetos) para um debate fundamental sobre autuações ambientais e embargos (IBAMA, ICMBio, SEDAM, entre outros).
L
Evento Uma Noite no Museu atrai o público com cultura, história e emoção na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento Uma Noite no Museu atrai o público com cultura, história e emoção na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento é promovido pela Prefeitura de Porto Velho no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em uma experiência imersiva.
L

Uso mostra que o Citroën Basalt 2025 entrega mais do que promete

Versão Feel Turbo 200 foi avaliada em situações cotidianas e trechos rodoviários
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Número de trabalhadores com carteira atinge recorde, diz IBGE
L
Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

As vagas são de Mecânico de Manutenção Especializado, Inspetor END N2-1 e Supervisor.
L
Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Prazo para ordenar cidades onde querem trabalhar se encerra domingo
L
Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Edital do concurso será publicado na próxima semana
L
Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L
Publicidade

POLÍTICA

Alexandre de Moraes determina perícia médica em Daniel Silveira para avaliar urgência cirúrgica

Decisão responde a pedido da defesa e visa verificar necessidade de procedimento no joelho do ex-parlamentar
L

Lebrinha destina R$ 150 mil para fortalecer serviços de fisioterapia em Costa Marques

Recursos contemplam o município e o distrito de São Domingos, a pedido do vereador Paulinho da Saúde.
L

Deputada Lebrinha entrega pulverizador agrícola para produtores de Nova Brasilândia

Equipamento reforça a agricultura familiar na Linha 05, em parceria com associação local.
L

Deputada Lebrinha e deputado Lebrão anunciam R$ 10 milhões em maquinários, beneficiando 8 municípios de Rondônia

Equipamentos vão reforçar infraestrutura, apoiar a agricultura e garantir melhorias no interior.
L

Eyder Brasil direciona mais de R$ 450 mil para unidades escolares de Porto Velho e Ariquemes

Recursos de emenda parlamentar serão usados para a compra de uniformes, novos equipamentos e para custear o transporte escolar em três importantes instituições de ensino.
L
Publicidade

POLÍCIA

“Vou matar todos nesta casa”, disse personal trainer após esposa PM descobrir traição

Logo depois, sentou-se em uma cadeira e apontou a arma para a própria cabeça.
14

CAPOTAMENTO: Acidente deixa motorista em estado grave na Jorge Teixeira

A condutora em estado grave precisou ser socorrida às pressas por uma equipe de resgate
14

ORGULHO DO MADEIRA: Equipe do sgt Machado prende foragida acusada de receptação em condomínio

Na pesquisa nominal foi encontrado um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Porto Velho, validade até 2045, pelos crimes de receptação e adulteração de veículos
14

Equipe do sgt Machado prende vulgo “Mira Feita” na zona leste

O flagrante aconteceu na Rua Benedito Inocêncio com Jaqueline Ferry, bairro JK em Porto Velho
14

UM BALEADO: Bando é preso com drogas após resistir prisão e troca de tiros com a Força Tática

O flagrante aconteceu na Rua Pérola Rosa, bairro Areia Branca, zona sul de Porto Velho
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Encerramento da Semana de Políticas sobre Drogas reúne população e lideranças em Porto Velho

Encerramento da Semana de Políticas sobre Drogas reúne população e lideranças em Porto Velho

A programação em Porto Velho marcou o encerramento das atividades na Capital, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade.
L
Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

A reorganização também permitirá dobrar a capacidade da enfermaria, que passará de 15 para 20 leitos.
L
Mais de 80 alunos do Programa Vencer em Guajará-Mirim e Vilhena são contemplados com kits profissionais após formatura

Mais de 80 alunos do Programa Vencer em Guajará-Mirim e Vilhena são contemplados com kits profissionais após formatura

A secretária da Seas, Luana Rocha, esteve presente nas entregas e comemorou junto aos alunos a realização dessa etapa do Vencer.
L
Colégio Tiradentes celebra 35 anos com projeto voltado à leitura e à cidadania

Colégio Tiradentes celebra 35 anos com projeto voltado à leitura e à cidadania

A realização do projeto é apenas uma das muitas ações programadas ao longo do ano letivo.
L

Guia para iniciantes em apostas e cassino online: como criar conta e começar a jogar

Neste guia completo, vamos explicar passo a passo como criar uma conta e dar os primeiros passos para jogar em um site de apostas ou cassino online no Brasil, como o bodog brasil.
L
IFCN defende que grandes empresas de tecnologia ajam contra as fake news

IFCN defende que grandes empresas de tecnologia ajam contra as fake news

Evento no Rio reuniu profissionais que combatem desinformação
L
Governo regulamenta cotas raciais em concursos públicos

Governo regulamenta cotas raciais em concursos públicos

Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas
L
Governo de RO promove seminário sobre combate à violência contra crianças e adolescentes

Governo de RO promove seminário sobre combate à violência contra crianças e adolescentes

Seminário fez parte das ações do Pacto Criança Protegida, assinado em março de 2024.
L
Obras do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra são entregues pelo Governo de RO em Porto Velho

Obras do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra são entregues pelo Governo de RO em Porto Velho

A solenidade contou com a presença da comunidade escolar, gestores e servidores.
L
IOF

O que muda no IOF após suspensão do decreto

Câmbio, crédito e previdência privada voltam a alíquotas anteriores
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.