TERÇA-FEIRA, 06/01/2026
Publicidade

Em destaque

Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos

Evento para atletas com deficiência de 12 a 20 anos será na Colômbia.

Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Publicado em 

Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos
22/03/2017 - CT Paralímpico, São Paulo,SP - Parapan de Jovens - Basquete em Cadeira de Rodas - Brasil x México - ©Alexandre Urch/MPIX/CPB

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá (Colômbia) começam na próxima quinta-feira (2). O evento é disputado por jovens com deficiência que têm entre 12 e 20 anos e reunirá cerca de 900 atletas de 21 países, em 12 modalidades. A competição estava inicialmente marcada para 2021, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19.

O Brasil participará do Parapan de Jovens com 96 atletas, sendo 44 deles integrantes do Bolsa Atleta (programa federal de patrocínio individual, considerado um dos maiores do gênero no mundo), além de dois calheiros, que auxiliam os competidores da bocha. A equipe verde e amarela começa a se reunir em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, a partir desta segunda-feira (29). O embarque está previsto para a próxima quarta-feira (31).

O basquete em cadeira de rodas e o halterofilismo são as modalidades nas quais o país terá mais representantes (16). A delegação brasileira ainda brigará por medalhas em futebol de cegos, futebol de paralisados cerebrais (PC), goalball (esporte que é praticado por jogadores com deficiência visual), judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

A edição de Bogotá será a quinta da história do evento. A primeira ocorreu há 18 anos, em Barquisimeto (Venezuela). A estreia brasileira se deu em 2009, coincidentemente, também na capital colombiana. A competição foi disputada pela última vez em 2017, em São Paulo. Entre os participantes estiveram atletas campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio (Japão), em 2021, como Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Emerson Ernesto (goalball).

“O que sempre buscamos é dar aos atletas uma primeira experiência internacional de forma positiva, para que entendam como funcionam as competições, [pensem em] levar o esporte como uma carreira e possam desempenhar, no futuro, em outros eventos. Quem sabe uma Paralimpíada”, detalhou o diretor de Esportes de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jonas Freire.

Para Amanda Braz, do goalball, o Parapan de Bogotá será o primeiro grande desafio internacional pelo Brasil. A convocação à seleção de base não emocionou somente à jovem de 18 anos, que nasceu com glaucoma e tem baixa visão, mas também ao pai, igualmente atleta da modalidade para deficientes visuais.

“O coração está acelerado, batendo forte, muito ansiosa. O primeiro passo que um atleta pode dar é na base. A expectativa está muito alta, mas estou firme para não perder o foco. Espero que o Parapan traga ainda mais novidades para a minha carreira”, declarou.

Como algumas fases de treino da seleção de base coincidem com as das equipes principais, masculina e feminina, Amanda, por vezes, tem a oportunidade de interagir com nomes experientes da modalidade, como o veterano Romário Marques, de 33 anos. Tricampeão mundial e medalhista de ouro paralímpico, ele disputou o Parapan de Jovens em 2009, um ano após representar o país nos Jogos de Pequim (China).

“Quando o atleta vai para um evento de jovens, ele coloca a meta de, um dia, participar das competições adultas. Isso é muito importante para formarmos atletas para o futuro. Temos que conversar com eles [jovens], fazer nosso papel, incentivá-los dentro e fora de quadra para, além de atleta, serem bons cidadãos”, destacou Romário.

“A gente [seleção de base] sempre acompanha as meninas e os meninos da equipe principal, segue a trajetória deles. É uma inspiração, com certeza. São experientes, têm história e estão aqui para nos ajudarem no que precisarmos. Isso é muito legal”, comentou Amanda.

Se Amanda viverá uma experiência inédita em Bogotá, para Lucas Arabian, do tênis de mesa, competir internacionalmente (inclusive entre adultos) já é uma realidade. Em 2022, o garoto de 17 anos foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Granada (Espanha), na classe 5, para cadeirantes (Lucas retirou um tumor da medula quando pequeno).

“Fiz uma cirurgia logo que voltei do Mundial. Fiquei seis meses parado. O Parapan de Jovens será um torneio, vamos dizer, de teste, para ver como estou, se a cirurgia afetou alguma coisa e para pegar ritmo de jogo”, projetou o mesatenista, que, em novembro, deverá disputar os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (Chile), podendo assegurar vaga na Paralimpíada de Paris (França) se for o campeão de sua categoria.

O Brasil estará presente em dez das 12 modalidades do Parapan de Jovens. As exceções são atletismo e natação, justamente as que mais distribuem medalhas. Em 18 de abril, o CPB divulgou nota explicando que não levaria as equipes após o Comitê Organizador do evento afirmar que não conseguiria oferecer a classificação funcional (processo que define a classe do atleta conforme a deficiência) a todos os competidores de ambos os esportes.

“Como tinha essa indefinição em relação à classificação e também a validação de marcas internacionais, entendemos que a melhor situação seria replanejarmos para que esses atletas pudessem ter outra oportunidade, em outra competição, em outro momento. Vamos atendê-los com outras ações no segundo semestre, para suprir a ausência no Parapan”, resumiu Freire.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vitória histórica do Brasil no Dakar 2026 com Maykel Justo:

Vitória histórica do Brasil no Dakar 2026 com Maykel Justo

Navegador brasileiro vence especial ao lado de Gonçalo Guerreiro, quebra jejum de seis anos e recoloca o Brasil no topo do maior rali do mundo logo no início da edição 2026.
L
João Fonseca: lesão lombar tira brasileiro do ATP de Brisbane

João Fonseca: lesão lombar tira brasileiro do ATP de Brisbane

Número 1 do tênis brasileiro, João Fonseca desistiu do ATP 250 de Brisbane por lesão na lombar, adia estreia na temporada e pode deixar o top 30 do ranking mundial.
L
Ainda quero ser campeã da São Silvestre, diz Núbia de Oliveira.

Ainda quero ser campeã da São Silvestre, diz Núbia de Oliveira.

Subtítulo: Brasileira chega em terceiro lugar e mira vitória na próxima edição.
L
Etíope vence São Silvestre com ultrapassagem final.

Etíope vence São Silvestre com ultrapassagem final.

Muse Gisachew conquista a São Silvestre e brasileiro Fábio de Jesus fica em 3º.
L
Atleta da Tanzânia vence São Silvestre feminina.

Atleta da Tanzânia vence São Silvestre feminina.

Sisilia Ginoka Panga venceu a São Silvestre e Nubia de Oliveira ficou em 3º.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Parceria entre Acre e Rondônia muda regra do ICMS para café

Protocolo do Confaz suspende ICMS por até 60 dias no envio de café do Acre para Rondônia para beneficiamento, reduzindo custos ao produtor rural.
L
IPTU e TRSD 2026: contribuintes de Porto Velho têm 10% de desconto até fevereiro

IPTU e TRSD 2026: contribuintes de Porto Velho têm 10% de desconto até fevereiro

Pagamento em cota única garante benefício máximo; boletos do IPTU e taxas municipais já podem ser emitidos online ou presencialmente
L

Rondônia inicia semana com chuvas leves, mas previsão indica intensificação

Previsão aponta chuvas de níveis 1 e 2 em Rondônia entre os dias 5 e 7, com maior intensidade no norte e sudeste do estado.
L
Maduro é levado a tribunal em Nova York após ação dos EUA:

Maduro é levado a tribunal em Nova York após ação dos EUA

Ex-presidente da Venezuela e esposa passam por audiência de custódia nos Estados Unidos, em meio a acusações graves e forte tensão diplomática entre Washington e Caracas.
L
Ordem multilateral: ataques dos EUA à Venezuela alarmam especialistas

Ordem multilateral: ataques dos EUA à Venezuela alarmam especialistas

Pesquisadores avaliam que ação militar norte-americana contra a Venezuela viola o direito internacional, enfraquece a ONU e amplia riscos geopolíticos para a América Latina.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputados aprovam extinção da Somar e atualização na estrutura do Governo de Rondônia

Deputados aprovam extinção da Somar e atualização na estrutura do Governo de Rondônia

Medida aprovada pela Assembleia Legislativa transfere atribuições estratégicas para a Sepog com o objetivo de eliminar sobreposições administrativas.
L
Assembleia aprova projeto que reorganiza instâncias estratégicas do Poder Executivo em Rondônia

Assembleia aprova projeto que reorganiza instâncias estratégicas do Poder Executivo em Rondônia

Aprovação do PLC 114/2025 foca na governança administrativa e inclui o contador-geral na Mesa de Negociação Permanente sem gerar impacto financeiro
L
Cláudia de Jesus solicita construção de nova escola indígena em Chupinguaia

Cláudia de Jesus solicita construção de nova escola indígena em Chupinguaia

Indicação visa substituir prédio com risco de desabamento na Aldeia Rio de Ouro, na Terra Indígena Tubarão Latundê.
L
Deputado Eyder Brasil garante meio milhão de reais para escolas de Porto Velho

Deputado Eyder Brasil garante meio milhão de reais para escolas de Porto Velho

Recursos asseguram uniformes para o Major Guapindaia e reforma estrutural na Escola Canto do Uirapuru.
L
Bagattoli reafirma oposição à concessão da BR-364

Bagattoli reafirma oposição à concessão da BR-364

Senador critica pedágio e diz que população não foi ouvida.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é gravemente espancado após falsa acusação de furto

Homem é gravemente espancado após falsa acusação de furto

Vítima trabalhava em madereira e sofreu ferimentos graves, incluindo fratura no braço; população reagiu a engano na acusação.
14
Furto em loja de calçados no centro de Vilhena termina com prisão da suspeita

Furto em loja de calçados no centro de Vilhena termina com prisão da suspeita

Câmeras de monitoramento flagraram o crime e polícia conseguiu localizar a autora rapidamente.
16
Homem de 37 anos é morto a facadas em Machadinho d’Oeste, RO

Homem de 37 anos é morto a facadas em Machadinho d’Oeste, RO

Vítima foi encontrada nos fundos de um quintal após madrugada de violência.
18
Adolescente e criança morrem em tombamento de caminhão na BR-364, em RO

Adolescente e criança morrem em tombamento de caminhão na BR-364, em RO

Acidente envolveu cinco pessoas da mesma família na madrugada desta segunda-feira.
14
Alta Floresta – Homem é preso após ameaçar familiares com armas em aldeia

Alta Floresta – Homem é preso após ameaçar familiares com armas em aldeia

Suspeito portava espingarda e facão durante desentendimento familiar na zona rural.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Centros Municipais de Arte e Cultura abrem inscrições para cursos gratuitos em 2026

Edital da Semed oferece vagas em música, dança, teatro e artes visuais nos CMACEs de Porto Velho; inscrições começam em 12 de janeiro
L
Kleyton Mendes assume comando da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Kleyton Mendes assume comando da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia

Novo CEO traz experiência internacional e visa fortalecer infraestrutura e conectividade aérea na Região Norte.
L
Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

Ebserh abre inscrições para médicos com salários de até R$ 19,1 mil

Concurso oferece 152 vagas e cadastro de reserva em hospitais universitários federais, com inscrições abertas até 30 de janeiro.
L
Prefeitura intensifica planejamento para reduzir impactos da cheia em 2026

Prefeitura intensifica planejamento para reduzir impactos da cheia em 2026

Reunião intersetorial coordenada pela Defesa Civil de Porto Velho alinha ações preventivas para minimizar os efeitos de uma possível cheia.
L
Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas

Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas

Ministério da Saúde distribuiu mais de 1 milhão de testes rápidos em 2025, ampliando diagnóstico precoce e prevenção nas terras indígenas.
L
Imagem viral de Maduro com Ratinho é FAKE

Imagem viral de Maduro com Ratinho é FAKE

Post que circulou nas redes sociais substituiu foto do presidente venezuelano por imagem do apresentador Ratinho e viralizou após sua captura pelos EUA.
L
Brasil na ONU: fins não justificam meios na Venezuela

Brasil na ONU: fins não justificam meios na Venezuela

Em discurso no Conselho de Segurança, embaixador Sérgio Danese criticou intervenção dos EUA e defendeu respeito à soberania e ao direito internacional na Venezuela.
L
Rio Jaru sobe rapidamente: Defesa Civil emite alerta vermelho

Rio Jaru sobe rapidamente: Defesa Civil emite alerta vermelho

Chuvas intensas elevam nível do Rio Jaru em Jaru, RO, e Defesa Civil alerta moradores para risco de alagamentos e orienta procedimentos de emergência.
L
Avatar: Fogo e Cinzas ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheteria: sucesso global

Avatar: Fogo e Cinzas ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheteria: sucesso global

18 dias após estreia, filme de James Cameron soma US$ 1,08 bilhão em arrecadação mundial, com destaque para mercados da China, França, Alemanha e Brasil.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.