QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos

Evento para atletas com deficiência de 12 a 20 anos será na Colômbia.

Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Publicado em 

Com quase cem brasileiros, Parapan de Jovens retorna após seis anos
22/03/2017 - CT Paralímpico, São Paulo,SP - Parapan de Jovens - Basquete em Cadeira de Rodas - Brasil x México - ©Alexandre Urch/MPIX/CPB

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá (Colômbia) começam na próxima quinta-feira (2). O evento é disputado por jovens com deficiência que têm entre 12 e 20 anos e reunirá cerca de 900 atletas de 21 países, em 12 modalidades. A competição estava inicialmente marcada para 2021, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19.

O Brasil participará do Parapan de Jovens com 96 atletas, sendo 44 deles integrantes do Bolsa Atleta (programa federal de patrocínio individual, considerado um dos maiores do gênero no mundo), além de dois calheiros, que auxiliam os competidores da bocha. A equipe verde e amarela começa a se reunir em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, a partir desta segunda-feira (29). O embarque está previsto para a próxima quarta-feira (31).

O basquete em cadeira de rodas e o halterofilismo são as modalidades nas quais o país terá mais representantes (16). A delegação brasileira ainda brigará por medalhas em futebol de cegos, futebol de paralisados cerebrais (PC), goalball (esporte que é praticado por jogadores com deficiência visual), judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

A edição de Bogotá será a quinta da história do evento. A primeira ocorreu há 18 anos, em Barquisimeto (Venezuela). A estreia brasileira se deu em 2009, coincidentemente, também na capital colombiana. A competição foi disputada pela última vez em 2017, em São Paulo. Entre os participantes estiveram atletas campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio (Japão), em 2021, como Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Emerson Ernesto (goalball).

“O que sempre buscamos é dar aos atletas uma primeira experiência internacional de forma positiva, para que entendam como funcionam as competições, [pensem em] levar o esporte como uma carreira e possam desempenhar, no futuro, em outros eventos. Quem sabe uma Paralimpíada”, detalhou o diretor de Esportes de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jonas Freire.

Para Amanda Braz, do goalball, o Parapan de Bogotá será o primeiro grande desafio internacional pelo Brasil. A convocação à seleção de base não emocionou somente à jovem de 18 anos, que nasceu com glaucoma e tem baixa visão, mas também ao pai, igualmente atleta da modalidade para deficientes visuais.

“O coração está acelerado, batendo forte, muito ansiosa. O primeiro passo que um atleta pode dar é na base. A expectativa está muito alta, mas estou firme para não perder o foco. Espero que o Parapan traga ainda mais novidades para a minha carreira”, declarou.

Como algumas fases de treino da seleção de base coincidem com as das equipes principais, masculina e feminina, Amanda, por vezes, tem a oportunidade de interagir com nomes experientes da modalidade, como o veterano Romário Marques, de 33 anos. Tricampeão mundial e medalhista de ouro paralímpico, ele disputou o Parapan de Jovens em 2009, um ano após representar o país nos Jogos de Pequim (China).

“Quando o atleta vai para um evento de jovens, ele coloca a meta de, um dia, participar das competições adultas. Isso é muito importante para formarmos atletas para o futuro. Temos que conversar com eles [jovens], fazer nosso papel, incentivá-los dentro e fora de quadra para, além de atleta, serem bons cidadãos”, destacou Romário.

“A gente [seleção de base] sempre acompanha as meninas e os meninos da equipe principal, segue a trajetória deles. É uma inspiração, com certeza. São experientes, têm história e estão aqui para nos ajudarem no que precisarmos. Isso é muito legal”, comentou Amanda.

Se Amanda viverá uma experiência inédita em Bogotá, para Lucas Arabian, do tênis de mesa, competir internacionalmente (inclusive entre adultos) já é uma realidade. Em 2022, o garoto de 17 anos foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Granada (Espanha), na classe 5, para cadeirantes (Lucas retirou um tumor da medula quando pequeno).

“Fiz uma cirurgia logo que voltei do Mundial. Fiquei seis meses parado. O Parapan de Jovens será um torneio, vamos dizer, de teste, para ver como estou, se a cirurgia afetou alguma coisa e para pegar ritmo de jogo”, projetou o mesatenista, que, em novembro, deverá disputar os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago (Chile), podendo assegurar vaga na Paralimpíada de Paris (França) se for o campeão de sua categoria.

O Brasil estará presente em dez das 12 modalidades do Parapan de Jovens. As exceções são atletismo e natação, justamente as que mais distribuem medalhas. Em 18 de abril, o CPB divulgou nota explicando que não levaria as equipes após o Comitê Organizador do evento afirmar que não conseguiria oferecer a classificação funcional (processo que define a classe do atleta conforme a deficiência) a todos os competidores de ambos os esportes.

“Como tinha essa indefinição em relação à classificação e também a validação de marcas internacionais, entendemos que a melhor situação seria replanejarmos para que esses atletas pudessem ter outra oportunidade, em outra competição, em outro momento. Vamos atendê-los com outras ações no segundo semestre, para suprir a ausência no Parapan”, resumiu Freire.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

México se oferece para sediar jogos do Irã na Copa do Mundo 2026

México se oferece para sediar jogos do Irã na Copa do Mundo 2026

A presidente Claudia Sheinbaum afirmou que o país está aberto a receber as partidas originalmente marcadas para os Estados Unidos, visando garantir a segurança da delegação iraniana.
L
Grupos de direitos humanos pressionam COI contra a volta de testes de gênero

Grupos de direitos humanos pressionam COI contra a volta de testes de gênero

Mais de 80 organizações internacionais condenam a possível introdução de verificações genéticas universais e a proibição de atletas transgêneros e intersexuais em categorias femininas.
L
Irã negocia com Fifa transferência de jogos da Copa para o México

Irã negocia com Fifa transferência de jogos da Copa para o México

Federação iraniana alega falta de garantias de segurança para atletas em solo norte-americano após ataques aéreos e declarações de Donald Trump.
L
Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

Rafaela Silva e Jéssica Pereira compartilham trajetórias de superação em evento no Rio de Janeiro sobre equidade de gênero e desenvolvimento social.
L
Brasil encerra Paralimpíada de Milão-Cortina com campanha histórica

Brasil encerra Paralimpíada de Milão-Cortina com campanha histórica

Delegação brasileira conquista primeira medalha em Jogos de Inverno e consolida evolução técnica com resultados expressivos na neve italiana.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Ministro de Minas e Energia afirma que “não haverá trégua” contra crimes à economia popular; Polícia Federal e ANP intensificam vistorias em postos e distribuidoras.
L
Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Presidente da estatal afirma que medida visa garantir o abastecimento interno; instabilidade no Oriente Médio e desvio de navios cargueiros elevam cautela da companhia.
L

Fonte de Vida: Galdiana dos Santos e Aline Leon debatem direitos das mulheres

Especialistas trazem reflexões sobre violência, justiça e empoderamento feminino em um programa marcado por experiências reais e conhecimento jurídico
L
Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L
Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Ministro Fernando Haddad afirma que exclusão de recursos da União amadurece o texto no Congresso; proposta foca em soluções de mercado para crises financeiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra "desordem normativa" na proteção de jovens

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra “desordem normativa” na proteção de jovens

Ministro do STF destaca que novas regras trazem segurança jurídica e previsibilidade para usuários e plataformas; discurso ocorreu após assinatura de decretos presidenciais.
L
Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Policiais do 9º Batalhão prendem suspeitos e recuperam objetos furtados no Loteamento Tropical após denúncia
12
Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

De acordo com as primeiras informações, a briga teria iniciado por conta da disputa pela casa, deixada de herança.
16
Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Suspeito invadiu imóvel na Rua Panamá e causou danos à estrutura elétrica e hidráulica; Polícia Militar precisou usar spray de pimenta para conter o indivíduo em Porto Velho.
16
Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Ação conjunta do BPCHOQUE e Núcleo de Inteligência intercepta barco com destino ao Amazonas; suspeito tentou usar nome falso para ocultar antecedentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Operação Nº 008.000063/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Semias alerta que mais de 800 famílias de Porto Velho possuem valores do Bolsa Família disponíveis e podem perder o benefício caso o saque não ocorra em 180 dias
L

Como identificar produtos duráveis e fazer investimentos seguros na estruturação da cozinha

Com renda pressionada e aumento no consumo de energia, escolher eletrodomésticos duráveis e eficientes se torna essencial para evitar gastos contínuos e decisões por impulso.
L

Brasil ajusta regras do mutualismo em 2026, e debate sobre perda total ganha urgência

Aumento dos custos de reparo e novas regras para proteção veicular reforçam a importância de entender quando há perda total e como reduzir prejuízos no trânsito.
L
Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Evento promovido pelo MPT e MPRO discute independência financeira como ferramenta para romper ciclos de violência contra a mulher na capital
L

Principais áreas de conhecimento médico para um futuro doutor se especializar

Ampliação de bolsas de residência e desigualdade na distribuição de especialistas reforçam a importância de escolhas estratégicas na formação médica, alinhadas às demandas do SUS.
L

7 modelos de calça jeans que estão dominando as tendências atuais

Modelagens como reta, wide leg, mom e flare seguem em alta por unir conforto, estilo e praticidade, permitindo combinações versáteis para diferentes ocasiões do dia a dia.
L