Autor: Rogério Perucci
Porto Velho e Náutico-RR farão neste sábado, 16, no Estádio Aluízio Ferreira, uma partida protocolar pela última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2022. Eliminados, os dois times apenas cumprem tabela.
Foto: Folha do Sul
O árbitro paraense Andrey da Silva e Silva, assistido pelos rondonienses Renato Aparecido dos Reis Oliveira e Joverton Wesley de Souza Lima, apitará a partida. Maicon Pessoa de Souza será o quarto árbitro.
A partida de hoje, terá para o torcedor da Locomotiva e para os rondonienses apaixonados pelo futebol, um sabor do que poderia ter sido, pois o início do Porto Velho na edição 2022 da Série D, acendeu neles uma chama de que seria possível, se não o acesso à divisão de cima, ao menos a classificação para a segunda fase da competição nacional. Afinal, foram três vitórias nos três primeiros jogos, duas deles fora de casa.
Mas, nas rodadas seguintes, com problemas evidentes fora de campo, culminado nas dispensas de alguns jogadores, o clube acumulou uma série de resultados ruins, como a derrota em casa para o Amazonas por 3-1; o empate em 2-2 fora diante do Trem depois de estar vencendo por 2-0; e as derrotas em casa para Rio Branco e São Raimundo-RR foram minando a força do Porto Velho e a esperança do torcedor.
Na edição deste ano, como já havia ocorrido no ano passado, o pior pesadelo do Porto Velho é jogar em casa. Os números da Locomotiva no Aluízio Ferreira são lastimáveis. Dos seis jogos que disputou em casa, o Porto Velho venceu apenas em uma ocasião, empatou em outra, e sofreu quatro derrotas. Ou seja, jogando em casa, o Porto Velho conquistou 4 dos 18 pontos que disputou; um aproveitamento de apenas 22%.
Pra ficar ainda mais evidente, a Locomotiva tem hoje 18 pontos, 14 deles foram conquista longe do Aluízio Ferreira. E para finalizar, mais um número, o Porto Velho, nas 13 partidas jogadas até agora, marcou 20 e tomou 20 gols. Detalhe: o time rondoniense marcou seis gols no Aluízio Ferreira e tomou 12; enquanto que nos jogos fora de casa o ataque da Locomotiva marcou 14 gols e tomou oito.