DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Aos 16 anos, paratleta de Rondônia é campeão mundial escolar em Judô, em torneio na França

O estudante atleta da Escola Estadual Marechal Castelo Branco de Porto Velho, tem 16 anos, foi convocado pela Seleção Brasileira e é o único rondoniense representando o Brasil.

Publicado em 

Autor – Cleber Souza

Com uma história de superação incrível que gera emoção em quem conhece, o estudante Danilo Silva, tricampeão Nacional de Judô Paraolímpico, conquistou o título de campeão mundial e venceu as lutas no Gymnasiade 2022 – a maior competição escolar, que ocorreu na região da Normandia, na França. O estudante atleta da Escola Estadual Marechal Castelo Branco de Porto Velho, tem 16 anos, foi convocado pela Seleção Brasileira e é o único rondoniense representando o Brasil.

Uma das lutas foi contra o faixa preta Furkan Karatropak da Turquia, de 18 anos, em que Danilo, em questão de segundos, venceu por Ippon – quando o oponente é projetado e bate com as costas no solo. O estudante é deficiência visual e disputa na categoria paralímpica.

Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente faixa marrom, o paratleta está a um passo de se graduar em faixa preta. Se conseguir galgar a graduação em 2023, ele será um atleta juvenil faixa preta com apenas 17 anos.

Danilo sempre foi atraído por esportes, já teve passagem no atletismo e natação, ele também pratica por diversão, o ciclismo e ainda arrisca no skate. Para os que conhecem, a deficiência visual nunca foi impeditivo para fazer o que ama.

A mãe, Cleuzeni Gerônimo, se diz muito orgulhosa e comenta sobre a dedicação de seu filho. “Não foi fácil, às vezes é cansativo conciliar tudo, mas a gente sempre dá um jeitinho. Estou muito feliz por ele e pelo resultado, eu estava muito confiante, pois ele estava bem preparado. O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus e a todos que fizeram parte dessa grande corrente e ajudou o Danilo a chegar ao mundial”, pontua.

O Sensei – título honroso para tratar o professor ou mestre do Judô, José Oliveira demonstra prazer em treinar Danilo, assim como os demais alunos. Ele é professor do Estado e é faixa coral no esporte, tendo também, o título de Kôdansha. Com a intensificação, o judoca treinava 4 horas diárias, sendo 2 horas pela manhã e 2 horas à noite, intercalando com musculação e técnica. Já no período da tarde ele estuda.

“O meu maior legado são meus atletas. Estarei fazendo a minha parte, treinando-os e fazendo com que se tornem faixa preta e cheguem ao topo. E eu não formo apenas atletas, e sim cidadãos. Pois o objetivo do Judô é exatamente voltado à parte educacional. Eu os treino para ficarem ao meu lado de igual para igual”, pontua.

O Gymnasiade 2022 é um evento poliesportivo, que acontece a cada 2 anos, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF. Já a seletiva é feita pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE. O título abrirá as portas de uma carreira internacional para o Danilo, e o objetivo é que integre a seleção paraolímpica brasileira nos Jogos Olímpicos, na França em 2024.

O INÍCIO NO JUDÔ

Aos três anos de idade, Danilo foi diagnosticado com um câncer retinoblastoma que o fez perder a visão. Na época foi um susto para todos da família porque a doença ainda era desconhecida para eles e não existia tratamento em Rondônia. Mas segundo a mãe, ele sempre se manteve esperto e não se deixava abater.

Embora tenha participado de vários esportes como Atletismo e Natação, o esporte que mais o chamou atenção foi o Judô. A mãe teve um papel fundamental quando se dispôs a apoiá-lo. Segundo ela, ao começar a ir à escola, uma professora indiciou a prática do Judô, ele se apaixonou pelo esporte e logo vieram as primeiras medalhas, participando de regionais.

De início, como ainda não eram formalizadas as competições paraolímpicas no Estado, o atual campeão mundial começou competindo com adversários que enxergavam. Nisso, ao ganhar de aluno sem deficiência visual dentro do tatâmi, Danilo mostrava o seu potencial e não havia dúvida que ao competir na sua categoria ia garantir êxito.

TRICAMPEÃO PARAOLÍMPICO NACIONAL

Mesmo treinando de forma constante, Danilo aguardava ansiosamente para competir em nível nacional. Ao completar 12 anos, ele foi para São Paulo pelo Time Rondônia para disputar nas Paralimpíadas Escolares e saiu de lá campeão pela primeira vez. No ano seguinte, com 13 anos, garantiu de novo a medalha de ouro. Já em 2021, estreando no Juvenil, manteve o título de campeão no peso de 66kg, como também sagrou-se campeão absoluto de Judô no Brasil. Todas essas conquistas contribuíram para que ele fosse convocado para seleção brasileira, como também ao treinamento de campo da própria seleção.

ATUAÇÃO DA SEDUC

O Governo do Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, tem incentivado os estudantes atletas a alçar voos, dando todo o suporte necessário como hospedagem, alimentação, transporte, translado intermunicipal e aéreo, entre outros. Como ainda dando subsídios para que as escolas trabalhem e alcancem esse resultado, por meio dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, que são o ponto de partida para a trajetória desses atletas, bem como, em especial, dos atletas paralímpicos.

De acordo com o professor Expedito Santana, titular da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar – Gefacee, o formato dos jogos escolares se assemelham muito com os jogos nacionais e Rondônia tem sido referência para outros Estados. Na ocasião, comovido com a história de muitos estudantes paraolímpicos, comenta que há projetos sendo desenvolvidos para atender essa categoria.

Segundo Ascanio Marcos Santos, técnico do Núcleo de Esporte Escolar – NEE, a sensação é de dever cumprido. “É uma conquista de muitos anos. E ver um estudante competir em nível mundial, é motivo de orgulho e felicidade imensurável”, conta emocionado.

E para a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini,  o estudante Danilo é um exemplo a ser seguido. “O Governo de Rondônia tem a honra de contribuir de alguma forma para essa conquista e de poder continuar investindo na Educação para que outros estudantes, assim como Danilo, continue se destacando e elevando o nome do Estado a novos patamares”, declara.

O Rondônia Clube Paralímpico – RCP e a Federação Rondoniense Paralímpica Escolar – Frope, com professor Sílvio do Carmo e a Fisioterapeuta Edislaine sempre estiveram à frente do movimento paraolímpico que impulsiona e promove inclusão de pessoas com deficiência no esporte.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para Bolsa Atleta 2026 terminam nesta sexta

Inscrições para Bolsa Atleta 2026 terminam nesta sexta

Programa do Ministério do Esporte oferece auxílio financeiro a atletas brasileiros para treino e competições, com inscrições sendo realizadas online até sexta-feira.
L
Corrida Rural do IFRO Cacoal: inscrições abertas

Corrida Rural do IFRO Cacoal: inscrições abertas

Corrida Rural do IFRO Cacoal reúne provas de corrida e caminhada com categorias inclusivas, integrando esporte, saúde e participação comunitária em ambiente rural.
L
CBF divulga tabela e regulamento do Brasileirão Feminino 2026

CBF divulga tabela e regulamento do Brasileirão Feminino 2026

Com recorde de 18 clubes e premiação ampliada, competição nacional começa em 12 de fevereiro com duelo entre Mixto e Flamengo transmitido pela TV Brasil.
L
Olimpíada de Inverno de Milão-Cortina custou mais que o previsto

Olimpíada de Inverno de Milão-Cortina custou mais que o previsto

Presidente-executivo dos Jogos afirma que orçamento subiu de US$ 1,3 bilhão para US$ 1,7 bilhão e obras seguem em ritmo acelerado antes da abertura.
L
COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

A proposta de transferir o evento para janeiro surge como resposta ao aquecimento global, que reduz a disponibilidade de gelo natural em sedes tradicionais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Chamas destruíram o andar superior de um imóvel desativado no bairro Jardim Primavera; não havia pessoas no local e as causas do fogo ainda serão investigadas.
14
Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Veículos transportavam resíduo de soja para produtor rural, e chefe de gabinete afirma que ação faz parte de programa legal de apoio à agricultura familiar.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.