Pouca gente sabe, mas um representante do Brasil nos Jogos de Inverno 2022 que acontece na China é amazônida, nascido no Acre. Durante a competição, Manex Silva (19) foi o primeiro brasileiro a alcançar o índice “A” olímpico no esqui cross-country. Isso permitiu que ele disputasse as quatro provas individuais do esporte e estabeleceu a melhor pontuação FIS do país em Jogos Olímpicos com seu desempenho no Sprint.
Hoje (18), Manex foi escolhido para levar a bandeira brasileira no encerramento dos Jogos Olímpicos em Pequim. Ele terá a companhia da também esquiadora e caçula da delegação Eduarda Ribera, de 17 anos, na Cerimônia.
“É uma honra para mim ser escolhido como porta-bandeira. Estou feliz pela notícia e por poder viver essa experiência única. Estava ansioso para participar do desfile e carregar a bandeira vai ser uma forma de agradecer a todo mundo no Brasil”, ressaltou.
Manex Silva nasceu em Rio Branco, no Acre, e foi levado para a Espanha ainda criança para viver numa região onde a neve é frequente. Longe do calor do Brasil, ele diz que jamais se esquece do seu país de origem e que sente saudades da gastronomia local, brasileira e acreana.
Antes de entrar com a bandeira brasileira no Estádio Ninho de Pássaro, o jovem tem mais um desafio em Pequim 2022. Ele vai competir nos 50km estilo livre em largada coletiva na madrugada do sábado (19), a partir de 2h no horário local.