SÁBADO, 17/05/2025

Apesar de calendário variado, Copa São Paulo segue relevante na base

Torneio divide foco com Brasileiros e Copas do Brasil sub-17 e sub-20

Publicado em 

Apesar de calendário variado, Copa São Paulo segue relevante na base - News Rondônia

Realizada desde 1969, a Copa São Paulo é o torneio de base mais tradicional do país. Por muito tempo, a competição da Federação Paulista de Futebol (FPF) reinou absoluta como a principal da temporada para jovens até 20 anos (entre 2010 e 2012, o evento foi sub-18). Hoje ela divide atenções com os Campeonatos Brasileiros e as Copas do Brasil sub-17 e sub-20. Ainda que não seja mais uma protagonista solitária, a Copinha segue fundamental no planejamento dos clubes na formação.

“Obviamente, todas as competições são importantes no processo formativo, tanto estaduais como nacionais, porque conseguimos analisar e ver a continuidade no processo, dar rodagem e minutagem a todos os atletas. A Copa São Paulo dá mais visibilidade. Foi um processo de construção durante o ano inteiro, onde a exposição é maior na Copa São Paulo”, analisou Felipe Gil, coordenador da base do Santos – que decide a Copinha nesta terça-feira (25), diante do Palmeiras, a partir das 10h (horário de Brasília), no Allianz Parque.

Apesar de calendário variado, Copa São Paulo segue relevante na base - News Rondônia

A Copa São Paulo é disputada em janeiro, reunindo (atualmente) 128 clubes de todo o país, que jogam na capital paulista e cidades da região metropolitana e do interior ao longo de 24 dias. Inicialmente, os times são divididos em grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata. As equipes de fora de São Paulo são selecionadas por meio dos respectivos campeonatos estaduais.

Os Brasileiros sub-17 e sub-20, por sua vez, envolvem os 20 clubes mais bem colocados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que jogam entre si na primeira fase, com os oito melhores se classificando às quartas de final. Já as Copas do Brasil reúnem 32 times dos 26 estados e do Distrito Federal, sendo dois de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná e um de cada uma das demais unidades federativas (todos definidos pelo desempenho nos respectivos torneios estaduais).

As duas competições ocupam a maior parte do calendário. Em 2021, as Copas do Brasil foram de março a junho, quando iniciaram os Brasileiros, que seguiram até novembro. No sub-17, o Flamengo levantou a taça dos dois torneios. No sub-20, Coritiba (Copa) e Internacional (Brasileiro) foram os campeões.

“A Copinha acontece justamente no período no qual o futebol brasileiro está de férias, então, há muito espaço na mídia e uma repercussão grande. Os Campeonatos Brasileiros e as Copas do Brasil são mais espaçadas, dão uma ótima margem de avaliação e fazem com que consigamos amadurecer os jogadores para justamente auxiliá-los no processo de transição. São torneios nos quais os atletas viajam e experimentam um pouco do que seria o calendário do profissional. Os estádios, muitas vezes, são os mesmos onde o profissional joga”, comparou Antônio Garcia, diretor-executivo da base do Fluminense.

O calendário mais extenso, porém, é limitado a poucos clubes, o que ainda torna a Copa São Paulo o grande marco do ano para a maioria dos times do país. O Mirassol, por exemplo, terá em 2022 a experiência de competir na Copa do Brasil sub-20, graças ao vice-campeão paulista na última temporada, superado pelo Palmeiras. Pelo ranking da CBF, porém, o Leão (que foi até as quartas de final desta edição da Copinha, caindo para o Santos nos pênaltis) ainda não estará no Brasileiro da categoria.

“[A Copa São Paulo] é a competição que esperamos a temporada inteira e para a qual nos planejamos, ajustamos metodologia, para chegarmos mais preparados, pela visibilidade e pelos retornos ao clube. Temos outros campeonatos, como o Paulista, que também é bem-visto, mas nada comparado à Copinha, que exige muito dos jogadores, principalmente nas partes física e mental”, descreveu o gerente da base do Mirassol, João Vitor Scavacini.

Transição

Justamente pela visibilidade, a Copa São Paulo instiga o torcedor e o leva a perguntar: quando verei tal atleta no profissional? Em alguns casos, a competição é o último estágio na base. No Mirassol, mesmo após o desempenho no Estadual sub-20, nove garotos ainda tiveram a Copinha pela frente antes de reforçarem o elenco principal para as disputas do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e da Série C do Campeonato Brasileiro.

“A transição do sub-20 ao profissional é feita durante a temporada inteira. Sem dúvida, a Copinha tem um peso gigante, mas não depende só dela. Tudo é conversado com a comissão, com a diretoria, [é analisado] o que se mostrar nos treinos. A Copinha sela a temporada da base, por isso que é depois dela que os meninos sobem”, argumentou Scavacini, do Leão.

Em outros casos, o atleta já integra o elenco profissional, mas “desce” ao sub-20 para manter (ou recuperar) ritmo de jogo. Caso do atacante John Kennedy, de 19 anos, aproveitado em 22 ocasiões no time de cima do Fluminense em 2021. Ele foi “emprestado” para disputa da Copinha antes de reintegrar o grupo comandado por Abel Braga.

“O John Kennedy pegou covid-19 no ano passado e perdeu um pedaço da temporada. Na avaliação entre os estafes da base, do profissional e o próprio atleta, entendemos que seria uma ótima oportunidade para ele ir à Copa São Paulo. O [volante] Wallace e o [atacante] Matheus Martins também desceram. Dentro de uma análise interna, entre profissional e base, comandada pelo Paulo Angioni [diretor-executivo do Fluminense], a gente discute nomes e alinha a programação deles, para também usarmos a Copinha como reta final de lapidação e também por uma performance melhor”, disse Garcia, do Tricolor.

Assim como o Fluminense, o Santos é acostumado a aproveitar jogadores da base no clube. Em 2020, um estudo da Pluri Consultoria colocou os times no top-3 daqueles que mais utilizam atletas da casa nos respectivos elencos – o Peixe liderou a estatística, enquanto os cariocas apareceram em terceiro, com o Athletico-PR na segunda posição.

Nos dois últimos anos, o Alvinegro viveu um período em que esteve proibido de registrar atletas, devido à punição da Federação Internacional de Futebol (Fifa) por falta de pagamento de transferências. A base “salvou” o clube, com vários garotos promovidos ao time principal para compor um elenco que chegou, inclusive, à final da Libertadores de 2020. Do grupo que atingiu a decisão da Copinha, dois fazem parte da atual equipe profissional: o goleiro Diógenes e o zagueiro Derick. Outros, como o atacante Lucas Barboza, já estrearam na equipe de cima e vivem a natural expectativa de subirem de vez.

“Os atletas que subiram, fizeram-no por mérito, até porque não desceram mais. A permanência deles é salutar para a base. Suprimos a subida dos atletas com contratações pontuais e oportunizando os mais jovens, como o profissional faz, sem queimarmos etapas, vendo se eles não têm mais desafios na categoria inferior para alçá-los à de cima. Tem acontecido com o Jair [zagueiro], que é [nascido em] 2005 e ainda tem mais um ano de sub-17. Nossa ideia é termos a equipe mais competitiva possível, mas sabendo que o objetivo é alçar o atleta ao profissional”, concluiu Gil, do Santos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento avançam à final do C1 500m na Copa do Mundo de Canoagem na Hungria

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento avançam à final do C1 500m na Copa do Mundo de Canoagem na Hungria

Decisão da prova C1 500m de etapa na Hungria será às 5h03 deste sábado
L
Barcelona conquista 28º título da La Liga com vitória sobre Espanyol

Barcelona conquista 28º título da La Liga com vitória sobre Espanyol

Título foi confirmado após vitória sobre o Espanyol por 2 a 0
L
CBF recorre ao STF para reverter decisão da Justiça do Rio que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência

CBF recorre ao STF para reverter decisão da Justiça do Rio que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência

Ação será relatada pelo ministro Gilmar Mendes
L

TJ-RJ afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia Fernando Sarney como interventor

Decisão judicial anula acordo suspeito e abre caminho para novas eleições na entidade máxima do futebol brasileiro
L
COB inclui Daiane dos Santos, Guga, Edinanci Silva e Afrânio da Costa no Hall da Fama do Esporte Brasileiro

COB inclui Daiane dos Santos, Guga, Edinanci Silva e Afrânio da Costa no Hall da Fama do Esporte Brasileiro

COB inclui também o atirador Afrânio da Costa na sua lista de heróis
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Confira os vencedores do sorteio do News Rondônia e Cine Araújo

Após uma semana de expectativas, finalmente conhecemos os dois sortudos que vão curtir um filme no melhor cinema de Porto Velho com tudo pago.
L

10 Filmes com cenas marcantes de pessoas tomando vinho

Veja a lista de filmes que destaca o vinho como bebida em cena
L

Lei Maria da Penha: novas leis ampliam proteção às mulheres e facilitam acesso à Justiça em Porto Velho

Este artigo apresenta as principais atualizações e orienta sobre como as mulheres de Porto Velho podem acessar a justiça e os serviços de proteção disponíveis na cidade.
L

Agenda News: Rock, diversão e boas vibrações – o fim de semana perfeito no Grego Original Pub!

De happy hour a feijoada com música ao vivo, o Grego preparou uma programação imperdível para quem ama rock and roll, bons drinks e momentos descontraídos com os amigos.
L

Exame de proficiência: uma ponte para o futuro da medicina brasileira

Com a crescente abertura de faculdades de medicina sem critérios rigorosos, projeto de lei propõe exame nacional para assegurar a qualidade dos profissionais e proteger a saúde da população.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L

Assembleia aprova R$ 40 milhões para ações de combate à pobreza em Rondônia

Recursos serão aplicados em ações de segurança alimentar e nutricional.
L

Espigão do Oeste terá mais segurança viária com indicação atendida da deputada Dra. Taissa

Indicação da parlamentar, a pedido do vereador Pedro Mandioca, resulta em avanços na RO-387.
L

Dra. Taissa solicita ao DNIT instalação de redutores de velocidade na BR-364, próximo ao Ramal do Sargento, em Vista Alegre do Abunã

Parlamentar solicita providências urgentes para aumentar a segurança de motoristas e moradores da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática prende ‘Mendonça do PCC’ no Cai N’água após tentativa de disfarce

A prisão ocorreu no “Beco São João”, bairro Baixa da União, região central de Porto Velho.
12

Denarc prende traficante que recebia drogas sintéticas pelos Correios em RO

O flagrante ocorreu em uma agência dos Correios no município de Ariquemes, nesta sexta-feira (16).
10

Após ataque de cão, mulher enfrenta trauma e linchamento virtual

Mesmo sendo vítima de mordida grave, Natani Santos sofre ameaças nas redes sociais e só soube da eutanásia do animal dias depois
12
Acidente entre carreta e carro deixa quatro feridos na BR-364

Acidente entre carreta e carro deixa quatro feridos na BR-364

A colisão ocorreu nas proximidades de um restaurante localizado a cerca de 25 km da área urbana.
16
PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia

PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia

Três das ordens judiciais possuíam natureza penal, enquanto uma delas era relativa à pensão alimentícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia e Ucrânia anunciam troca de mil prisioneiros e discutem possível cessar-fogo em Istambul

Rússia e Ucrânia anunciam troca de mil prisioneiros e discutem possível cessar-fogo em Istambul

Anúncio foi feito em Istambul, onde negociam acordo de cessar-fogo
L
AGU deve incluir mais quatro entidades em investigação sobre fraudes em descontos a aposentados do INSS

AGU deve incluir mais quatro entidades em investigação sobre fraudes em descontos a aposentados do INSS

Doze instituições já tiveram bloqueio de R$ 2,56 bilhões em bens
L
Presidente da Colômbia convoca mobilização e propõe greve geral após Senado rejeitar consulta sobre reformas sociais

Presidente da Colômbia convoca mobilização e propõe greve geral após Senado rejeitar consulta sobre reformas sociais

Senadores rejeitaram consulta popular para reformas sociais
L
Anatel e Ancine firmam acordo para bloquear sites e apps com conteúdo audiovisual pirata

Anatel e Ancine firmam acordo para bloquear sites e apps com conteúdo audiovisual pirata

Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais
L

Rondônia em alerta: combate à violência contra a mulher em pauta no Em Cima da Hora

Renata Camurça conduz debate essencial com professora Agna Souza e coronel PM Estrela sobre o enfrentamento da violência contra a mulher em Rondônia, abordando desafios, avanços e a importância da informação na proteção das vítimas.
L

Recebimento da Licença Ambiental: LAWRENCE MACHADO CIRURGIA PLASTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00056.004/2025-SUL
L

Brasil inicia aplicação de terapia genética contra AME pelo SUS

Zolgensma, um dos medicamentos mais caros do mundo, é disponibilizado gratuitamente por meio de acordo inovador com a fabricante
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entevista Dr. Cristiano Mazzini

Nesta sexta-feira, 16 de maio, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista o juiz Dr. Cristiano Gomes Mazzini, mestre e doutorando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.
L

Unir investe em energia solar de olho na redução da conta de luz

A partir da geração de energia pelo sistema fotovoltaico, a Universidade pretende economizar cerca de 30% na conta, cujos gastos mensalmente chegam a R$ 330 mil.
L

Recebimento da Licença Ambiental: M FRUAUF LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00030.004/2025-SUL
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.