QUINTA-FEIRA, 01/01/2026

Em destaque

BRASIL FAZ CAMPANHA HISTÓRICA NOS JOGOS PAN-AMERICANOS DE LIMA

O Time Brasil fez bonito nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), realizados ente entre julho e agosto de 2019.

Publicado em 

O Time Brasil fez bonito nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), realizados ente entre julho e agosto de 2019. Embora com menor número de atletas 485 competiram na capital peruana em relação às últimas três edições do evento, o país terminou na vice-liderança no quadro de medalhas, com 171 (55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que subiram ao pódio 293 vezes. Foi a melhor colocação do Brasil na história do Pan desde a edição de 1963, realizada em São Paulo, quando também ficamos em segundo lugar.

O Pan de LIma reuniru 6.580 atletas de 41 paises das Américas. Foram 19 dias de disputas e

mocionantes e histórias de superação. Vamos relembrar agora algumas conquistas marcantes da delegação brasileira.

MEDALHAS INÉDITAS

GINÁSTICA ARTÍSTICA

A modalidade colecionou 11 medalhas. Na prova individual geral (soma das notas de seis aparelhos) teve dobradinha inédita no pódio, com Caio Souza e Arthur Nory, ouro e a prata respectivamente. Nory ainda faturou outras duas medalhas: ouro por equipes e prata na barra fixa. Em cerimônia de premiação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ele foi eleito o Melhor Atleta do Ano pelo Prêmio Brasil Olímpico.

Outro feito incrível foi o do ginasta Chico Barreto, de 30 anos: ele conquistou três ouros e se tornou o primeiro brasileiro na história a garantir três medalhas douradas na modalidade. Natural de Ribeirão Preto (SP), Chico Barreto venceu as disputas por equipe, na barra fixa e no cavalo com alças – neste último aparelho a medalha também foi inédita para o país.

VELA

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a primeira medalha dourada em Pan-Americanos, na classe 49erFX.  A delegação brasileira também faturou outras duas medalhas de ouro com Patrícia Freitas (classe RS:X) e com a dupla Marco Grael e Gabriel Borges (49er). E não parou por aí: foram mais duas pratas com Bruno Fontes (laser standard) e com o trio Cláudio Bierkarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker (lighting). Tivemos ainda dois bronzes com as duplas Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino e Juliana Duque/Rafael Martins.

BADMINTON

O carioca Ygor Coelho conquistou a primeira medalha dourada para o Brasil na modalidade após vencer na final individual o canadense Brian Yang por 2 sets a 0. Além do ouro, a equipe brasileira amealhou outras quatro de bronze.

TRIATLO

A modalidade foi ouro, com direito a dobradinha verde e amarela no pódio: Luisa Baptista venceu com o tempo de 2h00m55s na corrida, e Vittoria assegurou a prata ao completar a prova em 2h01m27s.

BOXE

A pugilista baiana Bia Ferreira garantiu o ouro inédito na disputa feminina na categoria até 60kg. A nova geração do boxe brasileiro também faturou duas pratas com Keno Machado (87kg) e Jucielen Cerqueira (57kg), além três bronzes com Abner Teixeira (até 81 kg), Flávia Figueiredo (75kg) e Hebert Conceição (65kg).

PATINAÇÃO ARTÍSTICA

Estreante em Pan-Americanos, Bruna Wurtz, de apenas 18 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil. Wurtz somou 103.17 pontos, ficando 11.02 pontos à frente da segunda colocada, a argentina Giselle Soler, campeã em Toronto 2015.

ESPORTES ESTREANTES

SURFE

Logo na estreia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil subiu quatro vezes ao pódio. Chloé Calmon (longboard) e Lena Guimarães (stand-up paddle corrida) faturaram ouros; Vinnicius Martins foi prata (stand-up paddle corrida); e Nicole Pacelli, bronze (stand-up paddle wave).

ESQUI AQUÁTICO

Na primeira edição do wakeboard – uma das categorias do esqui aquático – no Pan a brasileira Mariana Nep foi a terceira melhor das Américas e levou bronze. A vencedora foi a argentina Eugênia das Armas e a norte-americana Mary Howell ficou com a prata.

DESTAQUES

TAEKWONDO

O país teve a melhor performance na história da competição. Do total de sete medalhas, duas foram de ouro, com Milena Titoneli (até 67kg) e Edival Pontes (-69kg); outas duas de prata com Ícaro Miguel (até 80kg) e Talisca Reis (até 49 kg); e também três bronzes com Maicon Andrade (+80kg), Paulo Ricardo (até 58kg) e Raiany Fidelis (até 67kg).

BASQUETE

Após 28 anos, a seleção feminina voltou a subir no lugar mais alto do pódio, após derrotar os Estados Unidos na final. Já a seleção masculina, ouro na edição de Toronto 2015, ficou fora do Pan de Lima, pois não conseguiu se classificar para o Pan.

HANDEBOL

A seleção feminina chegou ao hexacampeonato no Pan de Lima após uma campanha invicta. Já a masculina levou o bronze.

LEVANTAMENTO DE PESO

Fernando Reis, o Montanha, fez valer o favoritismo e se sagrou tricampeão pan-americano na categoria acima dos 109kg ao levantar 410 quilos.

TÊNIS DE MESA

Foram sete pódios ao todo (dois ouros, duas pratas e três bronzes). Destaque para Hugo Calderano que faturou o ouro nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, e depois também se sagrou bicampeão individual ao derrotar na final o dominicano Jiaji Wu.  Entre as mulheres, Bruna Takahashi também brilhou: foi prata ao lado de Tsuboi nas duplas mistas, e levou dois bronzes, sendo um no individual e outro nas duplas com Jéssica Yamada.

CANOAGEM

A modalidade também registrou a melhor participação a história do Pan: foram oito pódios- cinco ouros e três bronzes. Na canoagem de velocidade, o medalhista olímpico Isaquias Queiroz venceu no C1 1000m; também vieram dois bronzes com Ana Paula Verguz (K1 500m) e Vagner Souta (K1 1000m).

No slalon feminino, Ana Sátila faturou o ouro no C1 e também no K1 Extremo; e no masculino Pepê Gonçalves levou dois ouros (K1 E K1 Extremo);  e Felipe Borges ficou com bronze  (C1).

JUDÔ

O elenco brasileiro faturou dez medalhas, cinco delas de ouro. As conquistas douradas foram de Larissa Pimenta (52kg), Mayara Aguiar (78kg), Renan Torres (60kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).

No dia 9 de agosto, a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) também subiu no lugar mais alto do pódio ao ganhar sua primeira medalha dourada em jogos Pan-Americanos. No entanto, onze dias depois, foi flagrada no exame antidoping, realizado no mesmo dia que ganhou o ouro. O resultado deu positivo para a substância fenoterol, presente em medicamentos contra a asma, que têm efeito broncodilatador. O programa antidoping dos Jogos Pan-Americanos de 2019 determinou a perda da medalha. A atleta aguarda julgamento do caso pela Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês).

ATLETISMO

Número três do ranking mundial, o catarinense Darlan Romani faturou o ouro e ainda quebrou o recorde pan-americano no arremesso de peso ao atingir a marca de 22,07m. Mas quem o viu competindo, nem poderia imaginar o esforço do atleta: Romani quase desistiu da disputa na véspera da prova, ao ser acometido por uma febre alta, consequência de uma infecção na garganta.

A delegação de atletismo conquistou ainda outras quatro medalhas douradas nos revezamentos feminino e masculino do 4 x 100m, nos 400m com barreiras (Alison Santos), na maratona de 10km (Ederson Pereira) e nos 3km com obstáculos (Atobeli Santos).  E não parou por aí: o país levou outras cinco medalhas de prata (20km de marcha atlética, lançamento de disco feminino, 100m rasos, 200m e no salto com vara) e quatro bronzes (20km de marcha atlética feminina, lançamento de disco feminino, 100m rasos feminino, e 110m com barreiras masculino) .

MARATONA AQUÁTICA

Teve dobradinha brasileira no pódio. A multicampeã Ana Marcela Cunha confirmou o favoritismo e faturou o ouro na maratona feminina (10km); o bronze ficou com a gaúcha Viviane Jungblut.

NATAÇÃO

O Time Brasil fez a melhor campanha das últimas três edições dos Jogos Pan-Americanos ao faturar um total de 30 medalhas em Lima (dez ouros, nove pratas e 11 bronzes), superando a marca de 26 conquistadas nas edições de 2007 e 2015.

A equipe masculina de revezamento 4 x 100m deu show: Marcelo Chierighini, Bruno Fratus, Pedro Henrique Spajari e Breno Correia conquistaram o hexacampeonato na prova, com direito a recorde pan-americano, com o tempo de 3m12s61. Teve também recorde e ouro na prova do 4x200m livre com o quarteto (Luiz Altamir, Fernando Scheffer, João de Lucca e Breno Correia) que completaram o percurso em 7m10s66.

Marcelo Chierighini protagonizou um triunfo incrível ao vencer a prova dos 100m livre, com o tempo de 48s09, oito centésimos mais rápido que o segundo colocado, o norte-americano Nathan Adrian, campeão olímpico dos 100m nos Jogos de Londres 2012, e bronze na Rio-2016.

O fundista Guilherme Costa também foi ouro na prova dos 1500m. Ele completou a prova em 15min09seg99, deixando para trás o norte americano Nicholas Sweetser que concluiu a disputa 5seg06 depois do brasileiro.

Nos 50m livre, foram dois ouros, com vitórias de Etiene Medeiros na disputa feminina, e de Bruno Fratus na masculina.

As outras quatro medalhas douradas foram nas provas de revezamento 4x100m medley misto (Guilherme Guido, João Gomes Júnior, Giovanna Diamante e Larissa Oliveira), nos 200m livre (Fernando Scheffer), nos 100m peito (João Gomes Júnior), 200m borboleta (João de Deus).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães recebe reconhecimento internacional em 2025.
L
Retrospectiva: João Fonseca vira sensação no circuito ATP

Retrospectiva: João Fonseca vira sensação no circuito ATP

João Fonseca. Jovem brasileiro encerra temporada como 24º do mundo.
L
Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo conquista títulos e lidera temporada histórica em 2025.
L
São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians é destaque; corinthians é palavra-chave.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, Waldiney Filhão celebra jornalismo sério e compromisso com Rondônia

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Waldiney Filhão, presidente do Sinditaxi, parabeniza o portal pela trajetória de jornalismo sério, responsável e comprometido com a população de Rondônia, reconhecendo o trabalho dos diretores e de toda a equipe.
L

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L

News Rondônia 15 anos, cineasta Fabiano Barros celebra jornalismo de qualidade e apoio à cultura

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o cineasta Fabiano Barros parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade e agradece pelo espaço dedicado à divulgação da cultura de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Ministro questiona uso do LinkedIn em prisão domiciliar.
L

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Sorteio acontece às 22h e prêmio estimado é de R$ 1 bilhão, o maior da história.
L
China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

Medida prevê tarifa adicional e busca proteger setor pecuário doméstico.
L
Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Banhos energéticos e rituais ganham força, enquanto especialistas alertam para cuidados e riscos de intoxicação.
L
Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Ruídos intensos e prolongados afetam também crianças pequenas e idosos durante as festas de fim de ano.
L

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L
Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Conselho Gestor analisa propostas de investimentos privados em saúde, educação, lazer e gestão de resíduos para a capital
L
Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Capital celebrou 111 anos com bolo gigante de doce de leite servido para 30 mil pessoas no Prédio do Relógio
L

News Rondônia 15 anos, delegado Sandro Moura celebra seriedade e sucesso do portal

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o delegado Sandro Moura, apresentador do programa Ponto e Contraponto, parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade, responsabilidade e contribuição para a sociedade rondoniense.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.