QUINTA-FEIRA, 01/01/2026

Em destaque

VEJA TODA A TRAGETÓRIA DOS TORCEDORES FLAMENGUISTAS DE PORTO VELHO QUE FORAM ATÉ LIMA NO PERU

Cerca de 13 portovelhenses embarcaram de Van até Lima para acompanhar o seu time do coração na grande final da Libertadores

Publicado em 

No último sábado (23) ocorreu a grande final da Libertadores da América de 2019 em Lima, no Peru. O Flamengo enfrentou o River Plate, da Argentina, na grande decisão que consagrou o time brasileiro campeão pela segunda vez em sua história. O clube de maior torcida do Brasil voltou a disputar a final após 38 anos.

Com o Flamengo indo disputar a grande final em Lima, no Peru, torcedores de todo o país começaram a economizar, pegar empréstimo, fazer várias loucuras para poder acompanhar o time do coração na decisão no estádio Monumental. Aqui em Porto Velho não foi diferente, cerca de 13 torcedores foram de Van até Lima para ver o rubro-negro carioca.

O jovem, Guilherme Santos, morador de Porto Velho, contou para o News Rondônia como foi toda a aventura percorrida por ele e todos os torcedores que estavam na Van.

Segundo ele, a troca de local da final da Libertadores dias antes do evento, dificultou a ida de alguns torcedores pelo fato do preço das passagens estarem absurdamente alta. A final que seria em Santiago, no Chile, mudou para Lima, no Peru, devido às manifestações que estavam ocorrendo no Chile.

“Mas com o jeitinho flamenguista, fazendo alguns empréstimos, gastando os limites do cartão de crédito, todos conseguiram viajar”, disse Guilherme.

Ele e mais 17 pessoas então alugaram uma Van e partiram para Lima, cheio de dúvidas se iriam chegar a tempo, com medo, mas com muita festa e esperança. Os torcedores saíram na quarta-feira (20), mas o caminho até o Peru seria longo. Pois logo na fronteira, veio-se o primeiro obstáculo, já que os policiais do local não queriam deixar Guilherme e seus companheiros passar com o veículo. Mas na troca do turno dos policiais, eles conseguiram seguir a viagem.

A altitude foi outro empecilho na viagem, a mais de 4 mil metros, muitos torcedores passaram mal durante o percurso e um dos motoristas até desmaiou devido a falta de ar.  

Com o veículo quebrando a todo o momento, os passageiros se viram perdendo muitas horas para poder arrumar a Van, e com isso se veio o medo de não chegar a tempo para o jogo. Diante disso, cerca de cinco torcedores desistiram no meio do caminho e foram de avião. Mas mesmo com todo o medo que cercava os rubro-negros, eles conseguiram chegar a Lima no dia do jogo.

Ao chegarem no país Peruano, os torcedores ficaram maravilhados pela cidade belíssima. Segundo Guilherme muitos rubro-negros não tinham sequer ingressos.

“Fomos pro hotel e várias pessoas da Van não tinham ingresso e muito menos hospedagem, eu aluguei um quarto, e não sabia que tinha três camas. Então conseguimos colocar mais duas pessoas no meu quarto, e enfim invadimos lima”, explicou.

Os torcedores então tomaram banho e partiram para o estádio Monumental, palco da grande final. Com mais torcedores Flamenguistas do que do River, Guilherme viu o estádio sendo dominado pelos brasileiros e pelos torcedores rubro-negros.

A princípio iria rolar um mosaico da torcida do Flamengo, mas na entrada do estádio, os seguranças não deixaram entrar nenhuma bandeira e nenhum tipo de acessório. Foram ao todo 10 revistas só para adentrar o local. Independentemente disso, os torcedores ficaram em êxtase por estarem ali acompanhando o time do coração e vendo os jogadores de perto.

Para Guilherme o que foi mais desagradou a torcida foi o fato de não deixarem entrar com as bandeiras e acessórios do time.

“O que mais desagradou foi o fato de não deixarem entrar com as bandeiras e forçarem a abandonar nossas bandeiras. Pagamos cinco reais para umas mulheres cuidarem dos objetos fora do estádio, mas quando voltamos não estavam nem as mulheres e nem as bandeiras”.

Muitos torcedores da Van começaram a chorar no momento que entraram no estádio, por tudo que passaram para estar ali, pelo palco do jogo ser lindo, por estarem com todos aqueles torcedores e pelo sonho de assistir um jogo do Flamengo. Passava-se um filme diante de todos eles.

Quando os jogadores do Flamengo entram para se aquecer, a torcida começa a cantar, a fazer festa.

O JOGO

Começa o jogo com a torcida do Mengão cantando a todo vapor. Mas com os passar dos minutos ela foi murchando, ao perceber que o time não estava bem e que o River Plate estava jogando melhor.

Logo aos 14 minutos, o time argentino abriu o placar com Borré, e a torcida do Flamengo se calou. Era o primeiro tempo terrível para o time e para os torcedores que ali estavam. O clube rubro-negro não conseguia jogar e com o passar dos minutos o River pressionava e assustava a meta do Diego Alves.

No primeiro tempo o Flamengo finalizou somente uma vez, era nítido uma das piores partidas do time na temporada. A torcida não via à hora de acabarem os primeiros 45 minutos para o técnico Jesus conversar com os jogadores no intervalo, visto que muitos dos atletas estavam jogando um final de Libertadores pela primeira vez.

A segunda etapa começou com time rubro-negro um pouco melhor, mas não era efetivo, não conseguia se impor diante do River que desempenhava um partida perfeita, com pressão e muita marcação.

O tempo ia se passando e os torcedores rubro-negros iam vendo um cenário jamais imaginado por eles. Principalmente para Guilherme e seus companheiros, que passaram por várias dificuldades para chegarem até Lima.

“Começamos perdendo o jogo e foi um momento de aflição e de medo, imaginando como seria voltar, pegar toda aquela estrada de novo, e passar por tudo sem o título, seria muito frustrante”, afirmou Guilherme.

Mas como toda história de filme, sempre tem aquela parte em que as coisas não dão certo, que as pessoas começam a desacreditar e perder a esperança. Até porque para uma história ser perfeita, ela tem que ter o momento ruim, para que o momento bom possa valer a pena.

E foi o que aconteceu com Flamengo e com os torcedores do time. Chegando nos minutos finais da partida, Bruno Henrique faz grande jogada e passa para Arrascaeta encontrar Gabigol sozinho para empatar o jogo. Era o empate do Mengão. Guilherme e seus companheiros comemoraram e começaram a fazer festa, e nesse momento de euforia, Gabigol virou o jogo.

“Nossa comemoração do primeiro gol durou 2 minutos, então só lembro o momento que o zagueiro do River errou e o Gabigol fez o segundo, ai que foi festa mesmo”, disse Guilherme.

O jogo acabou e o Flamengo venceu a partida por 2 x 1, conquistando sua segunda Libertadores na história.

 

LOUCURAS

Flamengo foi campeão e para os torcedores que estavam na Van, foi tudo perfeito, valeu a pena cada esforço para estar ali. Guilherme por sinal perdeu seu emprego, já que ele disse que tinha autorização para ficar três dias fora, mas por causa dos imprevistos da viagem, acabou ficando mais que isso, e consequentemente foi demitido. Independente disso, para ele valeu a pena. Segundo ele, teve torcedor que perdeu a namorada e a mulher para estar em Lima.

 Apesar de todos os problemas de altitude, na estrada e na entrada do estádio, para os torcedores que estiveram presentes, valeu cada momento e esforço, pois estavam representando os 40 milhões de rubro-negros espalhados pelo Brasil a fora.

A VOLTA

Na volta para casa foi só festa dos torcedores que estavam na Van, teve ainda mais euforia no dia seguinte, quando o Flamengo foi campeão Brasileiro de 2019 com quatro rodadas de antecedência. Mas o retorno para casa foi complicado.

Para Guilherme a volta foi pior, por causa que a Van quebrou novamente e os torcedores tiveram que trocar de veiculo quatro vezes. Durante o percurso tiveram que fazer desvios por algumas cidades e isso fez demorar ainda mais o retorno para Porto Velho.

Mas quando chegaram à cidade, veio-se o alivio e ficou somente memórias dessa grande viagem que jamais será esquecida por todos que estavam ali presente, ainda mais para Guilherme que fez loucuras para ver o seu time do coração ser campeão em outro país.

Guilherme terminou sua entrevista deixando uma mensagem para todos que viajaram com ele e para todos os torcedores rubro-negros que não puderam estar ali presentes.

“O filme que passava na minha cabeça e acredito que na de todos que fizeram essa missão de ir pra Lima, é de o jogo estar aos 43 do segundo tempo e pensar que teria que fazer todo o trajeto de volta triste sem o título. Foi angustiante, mas a alegria depois do primeiro gol, logo após o segundo, e o título, foi surreal, gratificante demais. Valeu muito a pena tudo, faria novamente, 40 milhoes de pessoas queriam está lá e eu fui, Eu era um entre os 40 milhões de torcedores lá”, concluiu. 

Saudações Rubro-negras.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães recebe reconhecimento internacional em 2025.
L
Retrospectiva: João Fonseca vira sensação no circuito ATP

Retrospectiva: João Fonseca vira sensação no circuito ATP

João Fonseca. Jovem brasileiro encerra temporada como 24º do mundo.
L
Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo domina futebol brasileiro em 2025

Flamengo conquista títulos e lidera temporada histórica em 2025.
L
São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians é destaque; corinthians é palavra-chave.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, Waldiney Filhão celebra jornalismo sério e compromisso com Rondônia

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Waldiney Filhão, presidente do Sinditaxi, parabeniza o portal pela trajetória de jornalismo sério, responsável e comprometido com a população de Rondônia, reconhecendo o trabalho dos diretores e de toda a equipe.
L

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L

News Rondônia 15 anos, cineasta Fabiano Barros celebra jornalismo de qualidade e apoio à cultura

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o cineasta Fabiano Barros parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade e agradece pelo espaço dedicado à divulgação da cultura de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Ministro questiona uso do LinkedIn em prisão domiciliar.
L

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Sorteio acontece às 22h e prêmio estimado é de R$ 1 bilhão, o maior da história.
L
China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

Medida prevê tarifa adicional e busca proteger setor pecuário doméstico.
L
Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Banhos energéticos e rituais ganham força, enquanto especialistas alertam para cuidados e riscos de intoxicação.
L
Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Ruídos intensos e prolongados afetam também crianças pequenas e idosos durante as festas de fim de ano.
L

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L
Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Conselho Gestor analisa propostas de investimentos privados em saúde, educação, lazer e gestão de resíduos para a capital
L
Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Capital celebrou 111 anos com bolo gigante de doce de leite servido para 30 mil pessoas no Prédio do Relógio
L

News Rondônia 15 anos, delegado Sandro Moura celebra seriedade e sucesso do portal

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o delegado Sandro Moura, apresentador do programa Ponto e Contraponto, parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade, responsabilidade e contribuição para a sociedade rondoniense.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.