TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

STF FECHA CERCO CONTRA HOMOFOBIA E NO FUTEBOL PODE PUNIR CLUBES

A criminalização da homofobia deve ter impacto também no futebol

Publicado em 

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de utilizar a legislação de crimes de racismo para punir homofobia e transfobia deve ter impacto também no futebol. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) estuda medidas e punições aos clubes, enquanto autoridades preparam estudos sobre a mudança na lei.

Presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho afirmou que ofícios serão enviados a clubes e árbitros sobre as novas normas. Entre elas, a criação de campanhas junto aos torcedores. "Antes de ter um caráter punitivo, o tribunal tem um caráter pedagógico. No caso dos árbitros, a gente vai oficiar para que coloquem na súmula as manifestações homofóbicas considerando o número de torcedores envolvidos".

Além das medidas pedagógicas, o STJD não descarta a possibilidade de punir os clubes com multas ou até perda de pontos no caso de manifestações homofóbicas no estádio. Desde a Copa do Mundo de 2014, aumentou o número de casos em que gritos de "bicha" são ouvidos cada vez que o goleiro adversário cobra um tiro de meta.

"O código fala nessa possibilidade (perda de pontos). Vai depender muito da interpretação do tribunal sobre a matéria. Como é uma matéria nova, não posso dar uma certeza sobre o que vai ser entendido pelo tribunal. Em tese, pode punir", afirmou.

As punições podem acontecer mesmo que o alvo dos gritos diga que não se sentiu incomodado com as manifestações. "Vai depender de cada caso concreto e da interpretação do tribunal. Em tese, até pela jurisprudência da Fifa, o tribunal pode punir, ainda que o diretamente envolvido não se sinta envolvido. Ali é uma questão mais de postura do torcedor do que de ofensa direta a um determinado envolvido no espetáculo."

Além do STJD, promotores do Jecrim (Juizado Especial Criminal), que cuida de processos relacionados ao futebol na Justiça paulista, já discutem sobre as possibilidades abertas pela decisão do STF. Estudos técnicos devem ser publicados após a divulgação do acórdão. Entre os promotores, há o sentimento de que o STF mostrou a importância que o Estado brasileiro vai conferir ao combate à homofobia.

A decisão do STF passa a valer a partir da publicação da ata da reunião do plenário, na qual constarão os votos de cada ministro. Mas as instituições vão esperar a publicação do acórdão da votação, uma espécie de resumo feito pelos ministros, que vai ditar a jurisprudência para os casos reais. Isso deve acontecer em até 60 dias.

O julgamento no Supremo aconteceu após ações apresentadas pelo Cidadania (antigo PPS) e pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros). As partes afirmaram que a discriminação na sociedade tem impedido a população LGBT de viver livremente o exercício de todos os seus direitos.

Autor de ambas as ações, o advogado Paulo Iotti vê na decisão do STF uma chance a mais de punir quem grita "bicha" nos estádios. "Eu entendo que é um grito que passa a ser passível de punição criminal também, apesar de isso ser mais difícil de acontecer, porque você tem que identificar quem gritou. Sem isso, a torcida e o time não terão como serem punidos criminalmente, mas ainda poderiam ser punidos civilmente, com indenização, sanções desportivas na Justiça Desportiva etc.".

No caso de o torcedor responsável pelo grito ser identificado, a nova lei abriria a possibilidade para ele responder por injúria racial. Isso seria semelhante ao caso envolvendo o goleiro Aranha, na partida entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, em 2014. Na ocasião, a torcedora Patrícia Moreira foi flagrada pelas câmeras de TV chamando o jogador de "macaco". Ela e outros três torcedores -Fernando Ascal, Éder Braga e Rodrigo Rychter- foram punidos e converteram suas penas para comparecer a uma delegacia uma hora antes e sair uma hora depois dos jogos do clube gaúcho. O Grêmio acabou excluído da Copa do Brasil.

"Se você conseguir identificar torcedores gritando 'bicha' para ofender, então, em princípio, é passível da mesma punição (do caso do Grêmio). Há resistência da Justiça penal de aplicar a lei em caso de racismo, inclusive punir discursos opressores contra pessoas negras. Mas, em princípio, entendo que passam a ser discursos de ódio criminosos esses discursos homofóbicos e transfóbicos nos estádios", prossegue Iotti.

A Defensoria Pública de São Paulo, que já processou e conseguiu a condenação da organizada corintiana Camisa 12 por homofobia, vê nos votos dos ministros do Supremo uma nova possibilidade de punição à prática. Em 2016, os defensores usaram a lei estadual 10.948/2001 para multar, em um processo administrativo, torcedores que protestaram contra um selinho entre o atacante Emerson Sheik e um amigo.

"Temos trabalhado com a responsabilização na via civil e na via administrativa, com penalidades a pessoas físicas e jurídicas", explica Isadora Brandão Araujo da Silva, defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria Pública de São Paulo, "Agora temos uma terceira via de responsabilização, a penal, que pode resultar em pena privativa de liberdade. Precisamos ter acesso ao acórdão para saber em que tipo penal as ações poderão ser enquadradas. A rigor, o direito penal trabalha com responsabilidade subjetiva, exige a demonstração de dolo, tem que ficar provado que o sujeito teve a consciência de ato ilícito, tem que analisar a culpa."

A aprovação no STF foi feita por 8 votos a 3. Votaram a favor da decisão os ministros Cármen Lúcia, Celso de Mello, Luis Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli votaram contra.

Além da decisão de tipificar os crimes de homofobia na mesma legislação do racismo, a proposta aprovada pelo STF prevê, ainda, que o Congresso crie leis específicas para o tema.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Lutador é o primeiro brasileiro a receber a honraria da Federação Internacional após temporada histórica com quatro medalhas de ouro e título mundial.
L
Presidente da Fifa defende retorno da Rússia ao futebol internacional

Presidente da Fifa defende retorno da Rússia ao futebol internacional

Gianni Infantino afirma que suspensão não trouxe resultados, reacende debate sobre guerra na Ucrânia e provoca reação dura de autoridades esportivas ucranianas.
L
Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

O atacante brasileiro ficará fora dos gramados por cerca de uma semana devido a uma sobrecarga na perna direita, desfalcando a equipe nas quartas de final da Copa do Rei.
L
Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Inscrições seguem até 20 de fevereiro e atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos em projetos gratuitos da Prefeitura
L
Corrida Nacional do SESI em Porto Velho será realizada em 1º de maio

Corrida Nacional do SESI em Porto Velho será realizada em 1º de maio

Evento esportivo terá percursos de 5 km e 10 km, além de caminhada de 3 km, com inscrições limitadas a 700 participantes e foco em saúde, inclusão e qualidade de vida.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Marcos Correia fala sobre concursos, disciplina e aprovação em primeiro lugar

Essa diversidade de experiências permitiu a construção de um método próprio de estudos.
L

Agenda News Folia 2026: Siça Andrade fala sobre a Banda do Vai Quem Quer

A escolha mostra que o Carnaval também pode ser espaço de conscientização e posicionamento.
L
Curta-metragem O Diabo do Bar da Esquina estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

Curta-metragem ‘O Diabo do Bar da Esquina’ estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

O projeto une elementos do folclore local, suspense sobrenatural e identidade amazônica.
L

GIRO NEWS: Geandeson Mosini apresenta o filme O Diabo do Papo de Esquina

Ao longo dos anos, acumulou trabalhos relevantes e hoje atua também como representante de grandes marcas em nível nacional
L

Comunidade News: Vanderlei Oriane fala sobre o papel da Associação Comercial de Porto Velho

A conversa também deve destacar as principais demandas do comércio local, os impactos da economia no dia a dia das empresas e as perspectivas para os próximos meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Três Poderes assinam pacto nacional contra o feminicídio

Três Poderes assinam pacto nacional contra o feminicídio

Líderes do Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem no Planalto para formalizar ações conjuntas de proteção e combate à violência de gênero.
L

MP Militar pede ao STM perda de postos e patentes de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros generais

O Ministério Público Militar formalizou o pedido de expulsão dos oficiais condenados pelo STF na trama golpista.
L
Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o uso de inteligência artificial pode gerar conteúdos falsos e manipular a opinião pública, pedindo atenção especial da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026.
L
Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Recursos serão aplicados no custeio da atenção primária e fortalecem atendimento à população.
L
STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

Ministério Público Militar acionou a Justiça Militar após condenações definitivas por participação na trama golpista julgada pelo Supremo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motoboy sofreu fratura exposta após colisão com porta de veículo na avenida Jatuarana, no bairro Eldorado
14
Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Colisão ocorreu após avanço de preferencial na avenida Rio de Janeiro e resultou apenas em danos materiais, sem registro de feridos.
12
Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: LEILSON SILVA DE SOUZA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00052.004/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: CLINICA DE FISIOTERAPIA E SERVIÇOS DE ESTETICA KELEN LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00051.002/2026-SUL
L
IFRO promove aula inaugural da Pós em Planejamento e Gestão Estratégica

IFRO promove aula inaugural da Pós em Planejamento e Gestão Estratégica

O IFRO realizará a aula inaugural da Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Estratégica na Rede Federal de Educação em 11 de fevereiro, com transmissão online pelo YouTube.
L
Aberto prazo para vagas remanescentes do PSU IFRO 2026/1: confira

Aberto prazo para vagas remanescentes do PSU IFRO 2026/1: confira

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) abriu prazo para candidatos manifestarem interesse nas vagas remanescentes do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026/1, com inscrições on-line até 4 de fevereiro.
L
Campus Cacoal abre inscrições para cursos gratuitos com bolsas de até R$ 800

Campus Cacoal abre inscrições para cursos gratuitos com bolsas de até R$ 800

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), através do Campus Cacoal, oferece cursos gratuitos com bolsas para estudantes e profissionais, integrando programas de inclusão e qualificação profissional.
L
Prêmio reforça avanço da Iveco em soluções de baixa emissão

Prêmio reforça avanço da Iveco em soluções de baixa emissão

Modelo movido a biometano vence categoria Cavalo Mecânico no Sustainable Truck of the Year
L
Volkswagen apresenta Tukan e inicia fase estratégica no País

Volkswagen apresenta Tukan e inicia fase estratégica no País

Nova picape integra ofensiva de lançamentos e reforça atuação da marca na região
L
Débora Garofalo recebe prêmio de educadora mais influente do mundo

Débora Garofalo recebe prêmio de educadora mais influente do mundo

Fundação internacional reconhece brasileira por levar o ensino público além da sala de aula e promover a inovação educacional em comunidades periféricas.
L
Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

A Microsoft anunciou os lançamentos de fevereiro para o Xbox Game Pass, incluindo Avatar: Frontiers of Pandora, Yakuza e outros títulos de destaque, ampliando o catálogo do serviço.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.