O clássico da literatura brasileira Dom Casmurro, de Machado de Assis, ganha uma releitura contemporânea no espetáculo “Eu Capitu”, que chega pela primeira vez a Porto Velho nos dias 17 e 18 de setembro, no Teatro Guaporé. Com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, a montagem convida o público a refletir sobre violência de gênero, machismo e silenciamento feminino, temas cada vez mais urgentes no Brasil atual.
Em Porto Velho, as apresentações serão gratuitas. No dia 17/09, às 19h, haverá sessão especial seguida de roda de conversa com a equipe. No dia 18/09, às 19h, a sessão será acessível com audiodescrição e Libras. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e duração de 90 minutos.
Temática e relevância social
O espetáculo aborda a realidade da violência doméstica em Rondônia, onde, entre janeiro e julho de 2025, foram registrados mais de 6,9 mil ocorrências de violência doméstica e 29 crimes letais contra mulheres, incluindo 17 feminicídios.
Na história, Ana, uma adolescente, enfrenta o ambiente doméstico tenso e abusivo vivido por sua mãe, Leninha. No universo imaginário da menina, surge a figura de Capitu, dando voz a mulheres cujas histórias geralmente são contadas sob o olhar masculino. O encontro entre Ana e Capitu cria um espaço de reflexão, conscientização e empoderamento feminino.
“No palco, levantamos questionamentos e nos apropriamos deles, ao invés de buscar soluções definitivas. Falamos de forma lúdica, mas sem perder a urgência do debate sobre violência contra a mulher”, afirma a diretora Miwa Yanagizawa.
Oficinas gratuitas
O projeto inclui atividades formativas gratuitas:
-
Oficina Petrobras Eu Outra – Com Miwa Yanagizawa
18/09, 9h às 13h – Sala de Espelhos, Teatro Palácio das Artes
Público: artistas e estudantes de teatro
Inscrições: https://forms.gle/QRmjcsDw3TNzk1mu7 -
Oficina Petrobras Da Ideia ao Projeto – Com Felipe Valle
19/09, 14h às 18h – Auditório da Escola Estadual Barão dos Solimões
Público: artistas, produtores, gestores e interessados em cultura
Inscrições: https://forms.gle/S5ntFpe9p3gQPHweA
Circulação nacional
Desde sua estreia, o espetáculo passou por Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, e seguirá para Salvador, Fortaleza e Manaus. O projeto é reconhecido nacionalmente por unir literatura clássica, debate social e linguagem teatral contemporânea.
O patrocínio é da Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura, permitindo a circulação nacional da peça e atividades formativas gratuitas, promovendo a democratização do acesso à cultura.