O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de estilos e expressões que compõem a cena musical local foi lançado com uma roda de conversa no dia 28 de abril de 2025, em Vilhena (RO).
Com 10 minutos de duração, o filme apresenta um retrato sensível e dinâmico da produção artística vilhenense, destacando a importância da música como elemento cultural, social e identitário da cidade.
O documentário é uma produção da produtora cultural Andressa Machado e tem como objetivo apresentar um panorama da cena musical local, destacando a variedade de estilos presentes em Vilhena como rap, rock, pop e MPB e revelando o papel da música na vida social e cultural do município.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), e conta com tradução em Libras e classificação livre, garantindo acessibilidade e alcance para todos os públicos.
Além de mostrar performances musicais e entrevistas com artistas da cidade, o filme aborda como a música se conecta ao cotidiano da população e contribui para a construção da identidade cultural local. Os depoimentos revelam a diversidade, os desafios e a criatividade dos músicos vilhenenses, muitos dos quais atuam de forma independente, mas com forte engajamento comunitário.
Segundo Andressa Machado, coordenadora do projeto, a proposta é valorizar o trabalho dos artistas locais e reconhecer a contribuição da música para a vida cultural da cidade. “É uma forma de dar visibilidade aos talentos da nossa terra e fortalecer a cena cultural da região. Também sou musicista e entendo, na prática, a importância que a música tem para Vilhena e para quem vive dela”, afirma.
O documentário “Vilhena em Acordes” foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) do Ministério da Cultura e apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).
O filme segue disponível para visualização pública no YouTube.
Link de acesso: