SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Primeira apresentação de ‘Concerto de Quintal’ encanta o público em Porto Velho

Nas próximas semanas, o longa terá exibições abertas em comunidades carentes de Porto Velho.

Por Casa do Rio - 35

Publicado em 

Concerto de Quintal
Foto - Casa do Rio Filme

A primeira exibição pública do longa-metragem Concerto de Quintal reuniu uma multidão no Mercado Cultural de Porto Velho na noite da última quarta-feira (16), em um evento marcado por muita emoção e celebração da diversidade musical porto-velhense. Mesmo com chuva, o público se manteve presente até o final e participou de um bate-papo com parte da equipe de produção.

Partindo dos quintais como espaços de encontro, memória, convivência e criação artística, o filme se debruça sobre arquivos de Silvinho Santos e das histórias de tantos outros personagens que ressaltam a diversidade como traço marcante de Porto Velho, cidade onde diferentes trajetórias, saberes e expressões culturais se cruzam e se fortalecem, construindo sua identidade única.

Emocionado, o diretor Juraci Júnior agradeceu ao público presente, a equipe técnica e ao elenco pela entrega. Falou dos desafios da construção do longa, sobretudo o de escolher quais histórias contar em meio a tanta riqueza cultural, destacando que Concerto de Quintal não se propõe a uma verdade absoluta, mas sim de seguir um caminho construído com respeito e carinho pelos artistas e pela história de Porto Velho. “O filme nada mais é do que uma fagulha, uma fagulha numa fogueira doce, que é a nossa musicalidade, que é a nossa identidade cultural”, afirmou.

Ao convidar o elenco ao palco, o diretor prestou uma homenagem a Silvio Santos, o Zekatraca, responsável pelas gravações em fitas K7 dos encontros musicais em seu quintal e que deram origem ao longa. “É uma pessoa muito importante, que faz parte do filme e eu queria lembrá-lo”, disse Juraci ao entregar um retrato de Zé a seu filho, o músico Silvinho Santos.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Rondônia, Alyne Mayra, falou sobre o simbolismo da realização da exibição em praça pública, no centro histórico da capital, destacando a diversidade como característica da identidade de Porto Velho. “Sempre falo que Rondônia é um lugar de encontros e dispersões, e aqui continua sendo um lugar de memória”, disse.

Rodrigo Nery, presidente da Fundação Cultural de Rondônia, relembrou da trajetória do diretor Juraci Júnior e parabenizou a produção do longa, reforçando a importância dos editais de fomento à arte e cultura em todo o país, permitindo a realização de produções como esta.

Presente na plateia, o professor e pesquisador Tiago Lins ressaltou a importância de reconhecer o valor artístico de figuras populares da cidade e salientou o impacto do filme na valorização desses personagens. “O que mais me marcou no documentário foi a capacidade de fazer com que aqueles que, assim como eu, vêem essas pessoas como seus ídolos, pudessem vê-las ser valorizadas como os grandes artistas que são”, afirmou, citando o mestre Bainha, Bado e Vanilce como exemplo.

Tiago também acredita que os quintais são, além de espaços culturais, territórios de resistência e formação de saberes. “Minha pesquisa parte um pouco disso, dos quintais como lugares centrais na formação e difusão do samba, marcados pela mistura das culturas negras, indígenas e europeias que moldaram nossa identidade musical”, finalizou.

Nas próximas semanas, o longa terá exibições abertas em comunidades carentes de Porto Velho, com datas e locais ainda a serem divulgados. Em seguida, inicia o circuito por festivais nacionais e internacionais.

Concerto de Quintal é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar Nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º – Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.

Siga @concertodequintal no instagram e acompanhe os próximos passos do filme.

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Juraci Júnior

Direção de Produção: Val Barbosa

Produção Executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior

Direção Musical: Marcelo Pereira

Direção de fotografia: Avener Prado

Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos

Assistente em Produção: Maria Alice Coelho Straatmann

Som Direto: Verônica Brasil

Montagem: Eduardo Resing

Color: Rafael Suarez

Motion: Rone Mota

Finalização: Igor Tchilian

Desenho de som: Verônica Brasil

Operação de câmera: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior

Fotógrafo Still: Guilherme Nascimento

Design: Jorge Damschi

Comunicação: Vanessa Fernandes

Analista de Redes Sociais: Felipe Araújo

Assistência de roteiro: Vanessa Fernandes

Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati

Consultora em Acessibilidade: Neide Alexandre

Equipe de Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito

Coordenação geral: Casa do Rio Filmes

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Baldur’s Gate 3: HBO anuncia série polêmica

Baldur’s Gate 3: HBO anuncia série polêmica

Baldur’s Gate 3 ganhará série da HBO como continuação do RPG, mas sem a Larian Studios, decisão que gerou debate entre fãs sobre identidade criativa.
L
Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

Xbox Game Pass recebe Avatar e jogos de peso em fevereiro: confira

A Microsoft anunciou os lançamentos de fevereiro para o Xbox Game Pass, incluindo Avatar: Frontiers of Pandora, Yakuza e outros títulos de destaque, ampliando o catálogo do serviço.
L
Curta-metragem O Diabo do Bar da Esquina estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

Curta-metragem ‘O Diabo do Bar da Esquina’ estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

O projeto une elementos do folclore local, suspense sobrenatural e identidade amazônica.
L
Crunchyroll aumenta preços no Brasil: confira os novos valores

Crunchyroll aumenta preços no Brasil: confira os novos valores

O streaming Crunchyroll anunciou reajuste de até 33% em seus planos no Brasil, que passam a custar a partir de R$ 19,90, com mudanças valendo a partir de março e novos recursos inclusos.
L
Abadás da Banda do Vai Quem Quer: vendas seguem abertas

Abadás da Banda do Vai Quem Quer: vendas seguem abertas

Interessados ainda podem comprar o abadá por R$ 100 na sede do bloco ou nos supermercados Nova Era, garantindo participação no desfile em Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Laudo da Polícia Federal aponta que ex-presidente tem sete problemas crônicos, mas cuidados médicos podem ser feitos na unidade prisional para evitar complicações de saúde.
L
Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Ministro da Fazenda defende lei para limitar verbas indenizatórias, apoia decisão de Flávio Dino no STF e critica uso de auxílios que permitem salários acima do teto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Parlamentar acompanha produtores e busca melhorias em estradas e apoio à agricultura familiar para fortalecer economia local e infraestrutura rural.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Polícia Militar do 5º BPM apreende drogas, balança de precisão e diversos objetos após denúncia
10
Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Foragido foi preso pela equipe do sargento Machado durante ação policial no bairro Ulisses Guimarães
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Iniciativa inédita integra assistência social, saúde, segurança pública e sistema de justiça para prevenir e enfrentar violências no Carnaval.
L
Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Prefeitura divulga horários e percursos dos blocos Areal Folia, Pirarucu do Madeira, Até Que a Noite Vire Dia e Furacão da Sul.
L
TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

Tribunal de Contas de Rondônia implanta modelo CHAP e matriz M-RAIG para fortalecer governança, transparência e efetividade das ações públicas.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Curso em parceria com a Polícia Civil qualifica servidores para uso do SEI e fortalece a modernização administrativa da Prefeitura.
L
Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Projeto do Governo do Brasil prevê regularização fundiária e ambiental, assistência técnica e apoio à produção para 7,3 mil famílias em cinco estados da Amazônia Legal.
L
Microcrédito: R$ 69 milhões em novos contratos em janeiro

Microcrédito: R$ 69 milhões em novos contratos em janeiro

Programa do MIDR em parceria com a Caixa registra recorde de adesões e beneficia mais de 5 mil famílias no Norte e Centro-Oeste.
L
Atuação técnica da Caerd garante segurança da rede de água em Machadinho d’Oeste

Atuação técnica da Caerd garante segurança da rede de água em Machadinho d’Oeste

Após infiltração externa de óleo diesel, Caerd realiza descontaminação, suspende abastecimento preventivamente e garante água segura à população.
L
BNDES: R$ 105,7 milhões aprovados para inovação em Rondônia

BNDES: R$ 105,7 milhões aprovados para inovação em Rondônia

Desde 2023, recursos para projetos inovadores em Rondônia cresceram quase 5.000%, com recorde histórico de aprovação nacional, impulsionando economia e tecnologia.
L
MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

Ministério da Educação investe em escolas, creches, conectividade e inclusão para fortalecer a educação básica, profissional e superior em Rondônia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.