DOMINGO, 15/02/2026

Em destaque

Primeira apresentação de ‘Concerto de Quintal’ encanta o público em Porto Velho

Nas próximas semanas, o longa terá exibições abertas em comunidades carentes de Porto Velho.

Por Casa do Rio - 35

Publicado em 

Concerto de Quintal
Foto - Casa do Rio Filme

A primeira exibição pública do longa-metragem Concerto de Quintal reuniu uma multidão no Mercado Cultural de Porto Velho na noite da última quarta-feira (16), em um evento marcado por muita emoção e celebração da diversidade musical porto-velhense. Mesmo com chuva, o público se manteve presente até o final e participou de um bate-papo com parte da equipe de produção.

Partindo dos quintais como espaços de encontro, memória, convivência e criação artística, o filme se debruça sobre arquivos de Silvinho Santos e das histórias de tantos outros personagens que ressaltam a diversidade como traço marcante de Porto Velho, cidade onde diferentes trajetórias, saberes e expressões culturais se cruzam e se fortalecem, construindo sua identidade única.

Emocionado, o diretor Juraci Júnior agradeceu ao público presente, a equipe técnica e ao elenco pela entrega. Falou dos desafios da construção do longa, sobretudo o de escolher quais histórias contar em meio a tanta riqueza cultural, destacando que Concerto de Quintal não se propõe a uma verdade absoluta, mas sim de seguir um caminho construído com respeito e carinho pelos artistas e pela história de Porto Velho. “O filme nada mais é do que uma fagulha, uma fagulha numa fogueira doce, que é a nossa musicalidade, que é a nossa identidade cultural”, afirmou.

Ao convidar o elenco ao palco, o diretor prestou uma homenagem a Silvio Santos, o Zekatraca, responsável pelas gravações em fitas K7 dos encontros musicais em seu quintal e que deram origem ao longa. “É uma pessoa muito importante, que faz parte do filme e eu queria lembrá-lo”, disse Juraci ao entregar um retrato de Zé a seu filho, o músico Silvinho Santos.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Rondônia, Alyne Mayra, falou sobre o simbolismo da realização da exibição em praça pública, no centro histórico da capital, destacando a diversidade como característica da identidade de Porto Velho. “Sempre falo que Rondônia é um lugar de encontros e dispersões, e aqui continua sendo um lugar de memória”, disse.

Rodrigo Nery, presidente da Fundação Cultural de Rondônia, relembrou da trajetória do diretor Juraci Júnior e parabenizou a produção do longa, reforçando a importância dos editais de fomento à arte e cultura em todo o país, permitindo a realização de produções como esta.

Presente na plateia, o professor e pesquisador Tiago Lins ressaltou a importância de reconhecer o valor artístico de figuras populares da cidade e salientou o impacto do filme na valorização desses personagens. “O que mais me marcou no documentário foi a capacidade de fazer com que aqueles que, assim como eu, vêem essas pessoas como seus ídolos, pudessem vê-las ser valorizadas como os grandes artistas que são”, afirmou, citando o mestre Bainha, Bado e Vanilce como exemplo.

Tiago também acredita que os quintais são, além de espaços culturais, territórios de resistência e formação de saberes. “Minha pesquisa parte um pouco disso, dos quintais como lugares centrais na formação e difusão do samba, marcados pela mistura das culturas negras, indígenas e europeias que moldaram nossa identidade musical”, finalizou.

Nas próximas semanas, o longa terá exibições abertas em comunidades carentes de Porto Velho, com datas e locais ainda a serem divulgados. Em seguida, inicia o circuito por festivais nacionais e internacionais.

Concerto de Quintal é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar Nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º – Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.

Siga @concertodequintal no instagram e acompanhe os próximos passos do filme.

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Juraci Júnior

Direção de Produção: Val Barbosa

Produção Executiva: Val Barbosa e Juraci Júnior

Direção Musical: Marcelo Pereira

Direção de fotografia: Avener Prado

Produção: Ricardo Almeida, Rafaela Correia e Jucy Campos

Assistente em Produção: Maria Alice Coelho Straatmann

Som Direto: Verônica Brasil

Montagem: Eduardo Resing

Color: Rafael Suarez

Motion: Rone Mota

Finalização: Igor Tchilian

Desenho de som: Verônica Brasil

Operação de câmera: Avener Prado, Leandro Marques, Iury Melo, Orlando Júnior e Juraci Júnior

Fotógrafo Still: Guilherme Nascimento

Design: Jorge Damschi

Comunicação: Vanessa Fernandes

Analista de Redes Sociais: Felipe Araújo

Assistência de roteiro: Vanessa Fernandes

Consultoria de roteiro: Tarcísio Lara Puiati

Consultora em Acessibilidade: Neide Alexandre

Equipe de Pesquisa: Silvinho Santos, Ivete Aquino Freire, Jussara Assmann, Bira Lourenço e Luiz Brito

Coordenação geral: Casa do Rio Filmes

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Big Brother Brasil 26: Edilson Capetinha é desclassificado após descumprir regra

Big Brother Brasil 26: Edilson Capetinha é desclassificado após descumprir regra

Ex-jogador deixa o reality depois de discussão com outro participante; produção confirmou quebra de norma e prometeu detalhar decisão no programa ao vivo.
L

O que assistir no Cine Araújo Porto Velho neste fim de semana

A programação do Cine Araújo reúne animação, aventura, suspense e títulos para todas as idades no fim de semana, com sessões durante a tarde e noite.
L
God of War: Sony revela trilogia remake

God of War: Sony revela trilogia remake

Sony anuncia remake da trilogia clássica de God of War e surpreende com novo jogo canônico já disponível no PS5, reacendendo o legado de Kratos.
L

Agenda News: Grego Original Pub une Rock, Terror e Carnaval em uma programação eletrizante

No pub terá Sexta 13, feijoada com esquenta da Banda do Vai Quem Quer e CarnaRock 2026 na Rua do Grego em Porto Velho.
L
Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Após desclassificação por agressão, emissora adota procedimento diferente de casos anteriores e mantém foto da participante no site oficial do reality.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de domingo (15/02): descanso e equilíbrio emocional

Previsões para 15 de fevereiro de 2026 destacam tranquilidade, autocuidado e convivência leve
L
Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

Justiça anula votos do PSB por fraude à cota feminina

6ª Zona Eleitoral de Porto Velho reconhece fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 e declara inelegibilidade por 8 anos.
L
Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ataques incendiários atingem provedores de internet

Ataques incendiários atingem provedores de internet

Criminosos utilizaram coquetel molotov contra terminais de distribuição nos bairros da zona Leste
10
Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Operação da PM prende suspeitos por tráfico em Buritis

Ação integrada da Polícia Militar apreende drogas, simulacro de arma, dinheiro e objetos suspeitos durante operação.
12
VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

VÍDEO: Batida entre motos deixa piloto com fratura exposta na zona leste

Acidente ocorreu na Avenida José Amador dos Reis, no bairro JK
16
PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Operação da Polícia Militar em Alta Floresta apreendeu drogas, munição e objetos; homem com mandado de recaptura foi preso em residência no Centro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Nota de pesar: Paulo Pereira Xavier

Amante das estradas e do volante, ele viajou por muitos caminhos, sempre protegido por sua fé inabalável.
L
Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

Policlínica Oswaldo Cruz supera 317 mil ações

A Policlínica oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, urologia e infectologia, entre outras.
L
Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

Governo reativa Câmara Setorial do Leite em RO

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, criando um espaço permanente de diálogo entre o poder público e representantes do setor produtivo.
L
Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Matrículas da EJA seguem até 28 de fevereiro

Seduc reforça prazo para inscrição na Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais e CEEJAs de Rondônia.
L
Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Prefeitura monta força-tarefa para BVQQ 2026

Gestão mobiliza trânsito, saúde, segurança e assistência social para a 46ª Banda do Vai Quem Quer neste sábado (14), em Porto Velho.
L
Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Seinfra limpa trajeto da Banda Vai Quem Quer

Prefeitura de Porto Velho realiza recolhimento de resíduos e higienização nas avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes antes do desfile.
L
Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Prefeitura organiza ambulantes no Carnaval 2026

Decreto proíbe ambulantes circulando com blocos no Bera Folia e define pontos fixos, reforço na limpeza e fiscalização até a madrugada.
L
Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Obra instala 166 manilhas e reforça drenagem em PVH

Intervenção da Prefeitura na Rua Benjamin Constant amplia escoamento e busca reduzir alagamentos históricos na capital.
L
Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Prefeitura entrega bicicletas a alunos destaque

Estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho recebem bicicletas em solenidade na Escola Alegria, na zona Sul da capital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.