O movimento chamado Projeto Terra Cura que há quase nove anos desenvolve atividades de educação ambiental no âmbito da permacultura (cultura da permanência) foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo por meio do EDITAL Nº 01/2024/SEJUCEL EDITAL LPG – AUDIOVISUAL – BOLSAS CULTURAIS PARA ARTES EM VÍDEO para a realização de um documentário de quinze minutos que irá retratar a sua trajetória.
A Terra Cura é um documentário que vai contar um resumo da história do movimento de Permacultura chamado Terra Cura, cujo protagonistas são mulheres e homens de diversas idades e diversos contextos que descrevem suas experiências como parte de um coletivo que busca resgatar, através da permacultura, os saberes ancestrais e mesclar às novas tecnologias sustentáveis, promovendo a transição para uma vida mais sustentável em harmonia com a natureza.
“O projeto surgiu de um despertar e uma mudança de consciência sobre a forma como os humanos vem habitando o planeta. A partir de uma iniciativa de reflorestamento o Terra Cura expandiu, virou um movimento coletivo e foi reunindo cada vez mais pessoas com um interesse em comum; criar assentamentos humanos sustentáveis onde o Ser humano possa viver em harmonia com a natureza, trabalhando a favor e não contra ela”, comenta Luana Lopes que é jornalista, permacultora, co-criadora e gestora do Projeto Terra Cura. O documentário vai trazer narrativas que levam a refletir sobre os impactos das nossas ações no ambiente em que vivemos, e aponta ainda soluções para muitos dos problemas ambientais que a sociedade está enfrentando.
“Desenvolvemos o projeto desse documentário visando promover a educação ambiental e inspirar a busca por integração das necessidades humanas com as necessidades do meio ambiente”, frisa Luana. A produção do documentário teve inicio no mês de fevereiro a atualmente estão sendo rodadas as cenas e os depoimentos que irão compor a obra audiovisual. O lançamento está previsto para o mês de agosto por meio das mídias digitais e também em três exibições presenciais, públicas e gratuitas.