QUINTA-FEIRA, 05/06/2025
Publicidade

Dia do Compositor Brasileiro: mais tocadas em shows são músicas que animam o Carnaval

Ecad também mostra de onde são os autores inscritos na gestão coletiva da música.

Por Imprensa Ecad - 25

Publicado em 

Dia do Compositor Brasileiro: mais tocadas em shows são músicas que animam o Carnaval - News Rondônia
Foto - Imprensa Ecad

O compositor brasileiro é reconhecido em todo o mundo por seu talento e singularidade musical. Atualmente o Brasil conta com mais de 274 mil autores nacionais cadastrados na gestão coletiva da música. Em comemoração ao Dia do Compositor Brasileiro, festejado nesta segunda, 7, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial para homenagear aqueles que usam a imaginação, a criatividade e a inspiração para criar letras, melodias e canções.

A primeira parte do estudo apontou as músicas nacionais mais tocadas em shows realizados no país no primeiro semestre de 2024. Uma curiosidade foi a predominância de hits que animam o Carnaval, o que mostra a força da tradição dessa festa no país. No top 20, 13 delas são representantes de canções conhecidas dos foliões. Na liderança, inclusive, ficou a clássica “Eva”, de Marcos Ficarelli, Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi. A canção é uma versão de uma música italiana e já teve gravações de intérpretes como Ivete Sangalo, Durval Lelys, Luiz Caldas, Manno Góes, Saulo Fernandes, Ricardo Chaves e outros.

Outra parte do levantamento mostra uma análise das regiões do país onde há mais cadastros ativos de compositores que fazem parte da gestão coletiva. O Sudeste foi a região em que os autores mais indicaram como a sua unidade federativa nos cadastros, com participação de 59%. Logo depois, ficou a região Nordeste, com 16% dos cadastros. A região Sul teve 11%, seguida pela região Centro-oeste, com 5%, e a região Norte, com 2%. Não foi possível identificar a região de 7% dos compositores cadastrados, porque eles não indicaram informações de localidade.

Os compositores, assim como os intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, precisam estar filiados a uma das sete associações da gestão coletiva (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) para ter a garantia de receber seus direitos autorais de execução pública. É desta forma que eles receberão seus rendimentos quando suas músicas tocam em locais de frequência coletiva e os responsáveis por canais, espaços e eventos fazem o pagamento do licenciamento musical.

No caso de morte de um compositor, seus herdeiros terão direito a receber os rendimentos relacionados a suas obras musicais por 70 anos após sua morte (ou do último compositor/autor, em caso de parcerias), como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).

O Ecad é uma instituição privada e sem fins lucrativos, responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais de execução pública no Brasil, que existe para impulsionar a música como arte e como negócio. É o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas.

Ranking das músicas nacionais mais tocadas em shows realizados no Brasil no primeiro semestre de 2024

OBS: a lista conta com shows realizados no país este ano que pagaram os direitos autorais de execução pública musical

Posição Música Autores
1 Eva Cartavetrata / Umto / Ficarelli
2 País tropical Jorge Ben Jor
3 Não quero dinheiro Tim Maia
4 Macetando Luciano Chaves / Ivete Sangalo / Samir Trindade
5 Erro gostoso Lucas Souza / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Gabriel Angelo / Eliabe Quexin / Edson Garcia
6 Perna bamba Gabriel Cantini / Lucas Medeiros / Gabriel Bk / Shylton / Tinho Wt / Batidao Stronda / Newton Fonseca / Breno Lima
7 Arerê Gilson Babilônia / Alaim Tavares
8 Praieiro Manno Goes
9 Faraó divindade do Egito Luciano Gomes
10 Lapada dela Ricardus Junior / Matheus Fernandes / Jimmy Luzzo
11 Frevo mulher Zé Ramalho
12 Anunciação Alceu Valença
13 Baianidade nagô Evandro Rodrigues
14 Cheia de manias Luiz Carlos
Milla Tuca Fernandes / Manno Goes
Zona de perigo Adriel Max / Pierrot Junior / Yves / Lukinhas / Fellla Fellings / Rafa Chagas
15 Posturado e calmo Uedson Péricles / Leo Santana / Eric Santos / Danilo Cowboy
16 Evidências José Augusto / Paulo Sergio Valle
Daqui pra sempre Coda / Loren Nora Zeineb Talhaoui / G-Son Thomas / Moa Anna Maria Carlebecker / Frank Lace / Jimmy Jason
17 Anna Julia Marcelo Camelo
18 Prefixo de verão Beto Silva
19 We are the world of carnaval Nizan Guanaes
20 Bota pra ferver Durval Lelys

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ELETROHITS 2000: a festa que vai te transportar para os anos dourados da música eletrônica

Prepare seu look 2000 e venha dançar ao som dos hits que marcaram época!
L
Sega lança novo simulador de futebol para Android, iOS, PC e PlayStation

Sega lança novo simulador de futebol para Android, iOS, PC e PlayStation

O título será lançado para Android, iOS, PC, PlayStation 4 e PlayStation 5, mas não há previsão de lançamento para consoles Xbox.
L
Cine Araújo de Porto Velho traz uma semana de grandes estreias e eventos ao vivo nas telonas

Cine Araújo de Porto Velho traz uma semana de grandes estreias e eventos ao vivo nas telonas

Final da Champions League, show de J-Hope e estreias como “Bailarina”, “Confinado”, “O Esquema Fenício”, “Manas” e “O Refúgio” movimentam a programação.
L

Agenda News: Noite especial para celebrar o amor no Território Gastrobar

No Dia dos Namorados, casais apaixonados poderão desfrutar de um jantar exclusivo, embalados pelo repertório acústico de Pop Rock Nacional da atração nacional Marcelo Rakar.
L

Wagner Moura conquista prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025

Atuação em “O Agente Secreto” é reconhecida internacionalmente, destacando o talento brasileiro no cinema mundial
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Fernanda Amaral – Serrote Beradeiro

Nesta quinta-feira, dia 05, às 17h, o Agenda News recebe Fernanda Amaral, idealizadora do Serrote Beradeiro, restaurante que em pouco mais de um mês já virou queridinho dos porto-velhenses. Vamos falar sobre gastronomia com identidade, sabores afetivos e as histórias que temperam cada prato da casa.
L
Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira (6); taxa deve ser paga até dia 11

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira (6); taxa deve ser paga até dia 11

Saiba os passos de como se inscrever na Página do Participante
L

Coluna social Marisa Linhares: Noivado Rafaela e Júnior

Em Ji-Paraná/RO, no último sábado, dia 31, a Fazenda UNIÃO foi palco de pedido de noivado de Adoir Gotardo Júnior para minha sobrinha Rafaela Amâncio.
L

Comunidade News | Entrevista Rosângela Nascimento

Nesta quinta-feira, dia 05, às 15h, o Comunidade News recebe Rosângela Nascimento Evangelista, uma das vozes femininas mais atuantes na política e na administração pública de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L

Sine Municipal abre 500 vagas em curso gratuito de qualificação para frentista e agente de portaria em Porto Velho

Para frentista, o aluno precisa ter 18 anos; já para o curso de agente de portaria, a idade mínima é de 16 anos
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus solicita professor para escola estadual de Ji-Paraná

Parlamentar recorreu para a Seduc com objetivo de manter a qualidade da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus autoriza emenda parlamentar para prefeitura de Parecis

Cidade será beneficiada com um veículo que será adquirido no valor de R$ 130 mil.
L

Ieda Chaves busca solucionar entraves no atendimento de crianças atípicas em Itapuã do Oeste

Hospital de Pequeno Porte José Baioco não conta com fonoaudiólogo, equipamentos e materiais terapêuticos.
L

Cláudia de Jesus propõe campanha de multivacinação para servidores do Legislativo

Ação visa prevenir surtos epidemiológicos e atualizar carteiras de vacinação.
L

Casa da Comunidade entrega certificados da oficina de técnica de maquiagem em Ji-Paraná

Projeto do campus Ifro Ji-Paraná tem o apoio da deputada federal Sílvia Cristina.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM faz cerco com helicóptero e prende apenado monitorado após roubo em residência na zona sul

PM faz cerco com helicóptero e prende apenado monitorado após roubo em residência na zona sul

De acordo com as primeiras informações, três criminosos armados invadiram uma residência na Rua das Camélias, renderam os moradores e roubaram vários objetos, depois fugiram em um carro modelo Fiesta Hatch.
14
Polícia Civil de RO prende investigado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de RO prende investigado por roubo na zona leste de Porto Velho

A captura foi realizada garantindo a integridade da operação e a condução segura do infrator à unidade prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
12
DARK PASSAGE: Polícia Federal deflagra operação de combate à organização criminosa especializada em migração ilegal

DARK PASSAGE: Polícia Federal deflagra operação de combate à organização criminosa especializada em migração ilegal

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em Rondônia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais
10
Homicídios faz buscas e encontra restos mortais em cova rasa; Suspeitos foram presos

Homicídios faz buscas e encontra restos mortais em cova rasa; Suspeitos foram presos

Segundo as investigações, Robério teria tido uma briga com a esposa, em seguida, foi assassinado pelo cunhado e outros dois indivíduos, posteriormente, os criminosos enterraram o corpo, venderam a casa e se mudaram para o bairro São Francisco, onde foram presos.
18
Moto aplicativo causa acidente e foge deixando duas vítimas na zona leste

Moto aplicativo causa acidente e foge deixando duas vítimas na zona leste

De acordo com testemunhas, uma das motos ocupada pelo moto aplicativo e uma mulher como passageira teria feito a conversão na Rua Teotônio Vilela, e atingiu a outra moto pilotada por uma idosa que passava ao lado, causando a queda de todos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Univaja homenageia Bruno e Dom e cobra proteção a defensores da floresta; MPF denuncia mandante pelos assassinatos

Univaja homenageia Bruno e Dom e cobra proteção a defensores da floresta; MPF denuncia mandante pelos assassinatos

Em manifesto, entidades pedem ações urgentes em defesa da floresta
L
STF determina bloqueio de contas e ativos de Carla Zambelli após fuga do Brasil

STF determina bloqueio de contas e ativos de Carla Zambelli após fuga do Brasil

Medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
L
Lula é homenageado pela academia francesa e torna-se o segundo brasileiro reconhecido em quase 400 anos

Lula é homenageado pela academia francesa e torna-se o segundo brasileiro reconhecido em quase 400 anos

Presidente diz que deferência é uma homenagem ao Brasil
L
Pesquisa revela impactos do “stealthing” e aponta falta de amparo legal e apoio às vítimas no Brasil

Pesquisa revela impactos do “stealthing” e aponta falta de amparo legal e apoio às vítimas no Brasil

Violência sexual consiste em retirar a camisinha sem consentimento
L

Campus Porto Velho Zona Norte abre 200 vagas para Pós-Graduação em Gestão em Educação a Distância

Ao todo, estão sendo ofertadas 200 vagas, distribuídas entre seis polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
L

Prefeitura de Jaru realiza serviço para resolver acúmulo de água em trecho da rua Santos Dumont

O serviço faz parte do cronograma de manutenção das vias públicas, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Seminsp
L

Governo de RO integra ação social com oferta de conectividade e apoio tecnológico

A ação aconteceu no dia 31 de maio, na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro, zona Leste de Porto Velho.
L

Governo de RO leva programa ‘Sepat Sobre Rodas’ ao setor chacareiro Militão 2 para apoiar regularização de títulos

A unidade da “Sepat sobre Rodas” estará na Escola Ulisses Guimarães para oferecer suporte direto aos produtores rurais do setor chacareiro Militão 2
L

Semana do Meio Ambiente mobiliza comunidades e reforça sustentabilidade na região de Machadinho d’Oeste

Entre as ações realizadas, destacam-se as atividades de proteção aos recursos naturais
L

Candidatos podem atualizar dados nas inscrições da CNH Social; guia digital com passo a passo é desenvolvido pelo Detran-RO

A equipe de tecnologia do Detran-RO elaborou o Manual Portal CNH Social, com o passo a passo a ser seguido pelo candidato
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.