Com a iniciativa que busca aproximar a população das ações de segurança pública por meio do serviço voluntário, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), lançou o edital do Projeto Voluntariar, o processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas desde o dia 30 de junho, seguindo até 22 de julho, através do site: https://processoseletivo.sesdec.ro.gov.br
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto Voluntariar une vocação, aprendizado e cidadania, e fortalece o vínculo entre o governo e a população. “Estamos investindo em pessoas, dando oportunidade para que a sociedade faça parte do esforço de tornar Rondônia mais segura,” pontuou
OPORTUNIDADE
O programa é voltado para pessoas físicas maiores de 18 anos. O serviço voluntário terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Os selecionados poderão atuar tanto na capital quanto no interior, em diversas áreas como educação, meio ambiente, cultura e assistência social.
O secretário de Segurança, Felipe Vital, destacou que o projeto é uma importante ferramenta de integração entre a sociedade e o serviço público: “O Voluntariar é uma oportunidade para que os cidadãos contribuam diretamente com a segurança de suas comunidades, além de representar uma porta de entrada para quem busca iniciar uma trajetória no serviço público com compromisso e propósito” enfatizou.
O processo seletivo é gratuito e dividido em três etapas: inscrição, análise curricular com contagem de pontos e entrevista. Os voluntários aprovados e convocados terão direito a um ressarcimento diário de R$ 73,00, referente a despesas com transporte e alimentação, para uma jornada de até 30 horas semanais.
O Edital de abertura Projeto Voluntariar 2025 também assegura políticas de inclusão e equidade, com a reserva de 30% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas, e 10% para pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente.
A convocação dos aprovados será feita conforme a necessidade da Sesdec, tanto na capital quanto no interior, e o resultado final terá validade de um ano, podendo ser prorrogado.