Sem acesso à internet e distante das redes sociais, uma estudante do município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, no Pará, emocionou milhares de pessoas em todo o país. A repercussão começou após a divulgação de um vídeo em que a professora e diretora da escola, Janaina França, vai pessoalmente até a casa da jovem para anunciar sua aprovação no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), no curso de Letras – Português.
Nas imagens, a diretora chega acompanhada de outras pessoas. O anúncio foi feito de forma simbólica e carregada de emoção, ao som da música “Marcha do Vestibular”, do cantor e compositor paraense Pinduca: “Alô papai, alô mamãe. Põe a vitrola pra tocar. Soltem foguetes. Que eu passei no vestibular.”
A residência da estudante, construída sobre palafitas, às margens de um rio, foi o cenário do momento especial. A atitude simples e afetuosa da educadora transformou a aprovação de Jarina Pereira Serra, de 17 anos, em um gesto coletivo de celebração, evidenciando a força da educação pública e o papel fundamental dos professores na realização de sonhos, especialmente em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, onde o acesso à informação ainda é limitado e pequenos gestos ganham grande significado.
“Alô papai, alô mamãe.” No Pará, a aprovação em uma universidade federal segue como um dos principais objetivos de milhares de estudantes, simbolizando não apenas a conquista de uma vaga no ensino superior, mas também a possibilidade de transformação social por meio da educação.







































