O curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) alcançou o conceito 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado, divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC), consolida a graduação como a melhor do estado de Rondônia e uma das referências em excelência na Região Norte.
Nesta primeira edição do Enamed, foram avaliados 351 cursos de Medicina em todo o país. Do total, apenas 163 instituições alcançaram os desempenhos de topo: 114 receberam conceito 4 e apenas 49 obtiveram a nota máxima (5). A pontuação obtida pela UNIR indica um elevado nível de qualidade acadêmica e o sucesso de medidas estratégicas adotadas nos últimos anos, como a melhoria da infraestrutura e a valorização do corpo docente.
Para a reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, o resultado é um marco histórico. “Esse reconhecimento reflete conquistas estratégicas recentes, como a implantação do Hospital Universitário, que fortalecerá ainda mais a formação médica como espaço de ensino, pesquisa e assistência“, destacou.
O desempenho também evidencia a dedicação de estudantes, técnicos e gestores do Departamento de Medicina (DEPMED). Segundo o professor José Carlos Coutinho, chefe pró-tempore do departamento, o esforço dos alunos, especialmente no período de internato, foi determinante para superar desafios estruturais e de estágio.

O Enamed é uma avaliação anual aplicada pelo MEC, por meio do Inep, que estreou em 2025. O exame funciona como uma versão do Enade específica para os cursos de Medicina, medindo o desempenho de estudantes concluintes e a qualidade do ensino oferecido por instituições públicas e privadas em todo o Brasil.
Como instituição pública e gratuita, a UNIR reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos e qualificados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o desenvolvimento científico e social da Amazônia.







































