As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira, 19 de janeiro. Os interessados têm até as 23h59 de sexta-feira, 23 de janeiro, para realizar o procedimento exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Uma das principais novidades deste ano é a possibilidade de utilizar os resultados das edições de 2023, 2024 e 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema selecionará automaticamente a melhor média ponderada do candidato entre os anos válidos, desde que a nota da redação seja superior a zero.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições de ensino. O processo seletivo ocorre em etapa única, abrangendo as vagas para o primeiro e o segundo semestres letivos de todo o ano de 2026.
Os estudantes podem escolher até duas opções de curso e devem preencher um cadastro socioeconômico obrigatório. Candidatos que optarem por licenciaturas presenciais poderão ainda se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro mensal de R$ 1.050.
O resultado da chamada regular será publicado no dia 29 de janeiro. Aqueles que forem selecionados deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, enquanto os não contemplados poderão manifestar interesse na lista de espera até a mesma data.









































