A reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 será realizada nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) em todo o país. O exame é destinado aos participantes que tiveram problemas logísticos no dia da aplicação regular (em novembro) ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas listadas no edital.
Os casos, incluindo os de desastres naturais, como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR), foram julgados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos só realizarão as provas referentes ao dia em que foram inviabilizados.
Dinâmica das Provas
A dinâmica de aplicação segue o padrão do Enem regular. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início das provas será às 13h30.
Terça-feira (16/12): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A conclusão da prova está prevista para as 19h (com tempo adicional para quem teve o pedido aprovado).
Quarta-feira (17/12): Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. O término da prova será às 18h30.
Enem PPL
Nas mesmas datas, 16 e 17 de dezembro, o Inep também aplica o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2025. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e são realizadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas.
O Enem, criado em 1998, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo usado por programas como Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em instituições de ensino em Portugal.








































