O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abriu as inscrições para o processo seletivo da terceira turma do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech. Jovens de todo o Brasil que concluíram o ensino médio podem se candidatar no site da faculdade até as 12h do dia 23 de dezembro de 2025. O programa de graduação, financiado pelo governo federal, oferece ensino gratuito e presencial no Porto Maravalley, zona portuária do Rio de Janeiro.
Critérios de seleção e vagas
Estão sendo oferecidas até 100 vagas, com prioridade para duas modalidades:
Olimpíadas (até 80% das vagas): Destinadas a alunos com melhor desempenho em cinco olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP (nível 3/premiação nacional), OBM, OBFEP, OBQ e OBI.
Enem (20% restantes): Direcionadas para estudantes com melhor colocação na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio. Serão consideradas as notas de matemática do Enem dos três últimos anos, sendo puxada “automaticamente” a melhor nota, conforme a gerente acadêmica Nara Bobko.
O candidato deve escolher a modalidade de concorrência (olimpíadas ou Enem) no ato da inscrição. O ano letivo terá início no dia 16 de março de 2026. A lista final de classificados será publicada em 6 de fevereiro de 2026, após a fase de entrevistas individuais online.
Estrutura do curso e benefícios
O bacharelado do IMPA Tech tem duração de quatro anos e é oferecido em horário integral. O curso é sediado no hub de inovação Porto Maravalley, o que cria um ambiente de colaboração entre a academia e o mercado de trabalho.
Os alunos aprovados terão um ciclo básico de um ano, seguido de três anos de ciclo profissional ou especialização, com opções para seguir as trilhas de Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados ou Física. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou que o curso visa formar profissionais capazes de usar a matemática para resolver problemas do Brasil em áreas como inteligência artificial, machine learning e segurança da informação.
A faculdade gratuita oferece:
Alojamento estudantil (a turma de 2026 deverá ir para a hospedagem definitiva em construção no bairro Santo Cristo).
Bolsa alimentação.
Auxílio financeiro.
Passagem aérea para o início do ano letivo no Rio de Janeiro, custeada pelo IMPA, para os aprovados na etapa final.












































