Milhões de candidatos realizaram neste domingo (16) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contemplou as áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As provas foram aplicadas em 1.805 municípios das 27 unidades federativas e encerradas às 18h30 (horário de Brasília).
Apesar do cansaço relatado pela maioria, as opiniões dos participantes se dividiram entre aqueles que acharam as questões relativamente fáceis e os que consideraram o exame mais difícil que o primeiro dia.
Em Brasília, Érika Tauany, 17 anos, achou as questões tranquilas. “Não foi muito complicado, não. Houve algumas questões fáceis, outras difíceis, em especial na prova de física”, contou. Thaylla Luara, 18 anos, também achou a prova tranquila, afirmando ter conseguido “responder tudo rapidinho”.
Contudo, outros candidatos relataram que as 90 questões foram mais difíceis, principalmente nas disciplinas de matemática e física, que demandam mais tempo para cálculos. Janderson Polibio, que fez a prova para testar conhecimentos, chegou a chutar cerca de 30 questões que não lembrava.
No Rio de Janeiro, candidatos como Amanda Barbosa, 18 anos, e Ana Gabriela, 19 anos, definiram o exame como “cansativo”, mas com questões mais simples do que o esperado. Já Leonardo Drummond, 23 anos, achou a prova difícil, especialmente em matemática.
Experiência dos treineiros
Diversos estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio fizeram a prova na condição de treineiros. Matheus Oliveira, 16 anos, saiu primeiro em um dos centros de Brasília e destacou a importância de se acostumar com a prova. “É muito diferente dos simulados, porque, aqui, tive a pressão do horário no portão e lá dentro [da sala]”, disse.
Os irmãos Felipe e Bruno Turazzi, também treineiros, consideraram a prova “muito grande e muito complexa”. As notas dos treineiros, que servem apenas para autoavaliação, serão divulgadas 60 dias após as notas dos participantes regulares.
Reaplicação e tempo adicional
A reaplicação das provas pode ser solicitada a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no site do Inep. O benefício é destinado a quem foi afetado por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas. As provas aceitas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Candidatos com solicitação de tempo adicional tiveram direito a 60 minutos extras, com exceção daqueles com recurso de videoprova em Libras, que tiveram acréscimo de 120 minutos, encerrando às 20h30.









































