O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que enfrentaram problemas logísticos ou foram acometidos por doenças infectocontagiosas listadas no edital podem solicitar a reaplicação do Enem 2025. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante.
O Inep esclareceu que cada caso será julgado individualmente. A reaplicação das provas, quando aprovada, está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro de 2025.
Quais problemas logísticos são aceitos?
São considerados problemas logísticos, que dão direito à solicitação, os “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”. A lista inclui:
Desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local e prejudiquem a aplicação do exame.
Falta de energia elétrica, caso comprometa a visibilidade da prova devido à ausência de luz natural.
Erro de execução do procedimento de aplicação que resulte em comprovado prejuízo ao candidato.
Um exemplo recente de suspensão ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde a realização do Enem foi suspensa devido à destruição causada por um tornado na última sexta-feira (7).
Como acompanhar a solicitação
A aprovação ou reprovação do pedido de reaplicação do Enem 2025 deverá ser consultada no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante.
O Inep reforçou que o participante não pode prestar o exame fora das datas, horários e espaços físicos definidos. O candidato que não comparecer nas datas informadas após a aprovação da solicitação será considerado ausente, sem direito a uma terceira oportunidade para a realização das provas.









































