A abstenção no primeiro dia do Enem 2025 foi de 27%, de acordo com o balanço divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9). O percentual de faltosos é semelhante ao registrado no ano passado (26,6%), mas representa uma redução em comparação a 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, destacou o ministro, referindo-se aos mais de 4,8 milhões de candidatos habilitados para a prova.
O ministro Camilo Santana informou ainda que 3.240 participantes foram eliminados em razão de diferentes irregularidades, como o porte de equipamentos eletrônicos, o uso de materiais impressos e o descumprimento das orientações dos fiscais. A aplicação do exame ocorreu em 1.805 municípios e envolveu mais de 300 mil pessoas na organização.
Gabarito e Tema da Redação
O gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13).
Neste domingo, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. O tema escolhido foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O ministro defendeu o tema como “muito atual” e que exige um olhar cuidadoso, em função da inversão da curva etária no país. Professores ouvidos pela Agência Brasil avaliaram que o tema da redação do Enem 2025 promove debates importantes sobre etarismo e violações de direitos da pessoa idosa. O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou a prova como “linda”, trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas referências curriculares.
O ministro recordou que os casos de reaplicação do exame, que incluem estudantes de cidades paranaenses vítimas do tornado, estão agendados para os dias 16 e 17 de dezembro. O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), com conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática.








































