Centenas de estudantes de Porto Velho estão na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Desde julho, cerca de 400 alunos participam gratuitamente do projeto Superação Pré-Enem Municipal, uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Nesta última semana antes da primeira etapa, as aulas nos quatro polos da cidade estão concentradas na revisão dos conteúdos que serão cobrados neste domingo (9 de novembro): Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
Esforço concentrado e apoio emocional
As aulas do Superação Pré-Enem acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, nos polos localizados nas Escolas Pedro Batalha, Voo da Juriti, Joaquim Vicente Rondon e no Teatro Banzeiros, no Centro.
A supervisora do projeto, Rose Vital, explicou que esta é uma fase de esforço concentrado, denominada “semana especial”.
“Tivemos aulões nos quatro polos, voltados às áreas da primeira prova do Enem, que será de Linguagens Humanas em Redação que ocorrerão no dia 9 de novembro. No domingo, estaremos espalhados pela cidade para oferecer apoio emocional”, disse Rose Vital.
O trabalho continuará na semana seguinte. O professor Evaniel Medeiros, coordenador do polo do Centro, informou que as aulas seguem normalmente, focadas em Ciências da Natureza e Matemática, que caem no dia 16.
Sonho de ingressar na universidade
Entre os participantes, a motivação é alta. Daniel Araújo, de 25 anos, motoboy e morador do bairro Nacional, não abre mão dos estudos apesar da rotina de trabalho. “Mesmo cansado, depois de um dia inteiro de serviço, eu sinto vontade de ir para o curso. Quero aprender mais, estudar bastante e tirar uma boa nota no Enem para cursar Engenharia de Produção”, contou o estudante.
Alice Brito, de 16 anos, do bairro Embratel, fará o Enem pela segunda vez. Ela está no segundo ano do ensino médio e busca aprimoramento para decidir entre os cursos de Direito ou Medicina. “Esse projeto tem sido essencial para me ajudar a decidir e me preparar melhor”, disse Alice.
Orientações para a prova
O professor Evaniel Medeiros orienta os alunos a gerenciarem a ansiedade natural da prova. “Nossa orientação é: na hora da prova, feche os olhos, respire e se concentre. Cuide da alimentação, evite comidas gordurosas. Leve uma barra de cereal, água, suco, tudo em sacola transparente, e durma bem para chegar descansado”, recomendou o educador.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, destacou que a iniciativa é parte da política educacional do prefeito Léo Moraes. “O Superação é uma política pública que segue a determinação do prefeito Léo Moraes de investir na juventude, dando condições reais para que nossos estudantes possam disputar uma vaga na universidade com preparo e confiança”, reforçou o secretário.
Os portões nos locais de prova abrem às 11h e fecham às 12h (horário local), com início das provas às 12h30.








































