A II Semana do Técnico Agrícola, promovida pelo Governo de Rondônia por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), está movimentando o Centro Técnico de Educação Rural – Centec Abaitará, em Pimenta Bueno, entre os dias 3 e 7 de novembro.
O evento tem como principal objetivo incentivar as inscrições para cursos técnicos voltados ao agronegócio, que seguem abertas até 10 de novembro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Idep.
Atividades e oportunidades
Durante a programação, alunos de escolas de diversos municípios participam de palestras, mesas-redondas, oficinas e da apresentação dos resultados de estágios, etapa que marca a conclusão de curso dos estudantes que se formam em 2025.
Quem deseja ingressar no Centec Abaitará em 2026 recebe no local orientações sobre o processo seletivo e as 175 vagas disponíveis distribuídas entre os seguintes cursos técnicos:
- Técnico em Agropecuária
- Técnico em Zootecnia
- Técnico em Agronegócio
- Técnico em Agroecologia
- Técnico em Administração
Formação que transforma
Para o governador Marcos Rocha, a expansão do ensino técnico representa um importante passo para o desenvolvimento profissional dos jovens.
“Estudantes que concluem um curso técnico são convidados por empresas para ocuparem postos de trabalho, demonstrando a importância dessa modalidade educacional para o desenvolvimento socioeconômico”, destacou o governador.
Abertura e inspiração
A solenidade de abertura, realizada na segunda-feira (3), contou com autoridades, parceiros e representantes da comunidade escolar. A estudante Elaine Moreira, do curso Técnico em Agropecuária, representou os alunos e deixou uma mensagem de incentivo:
“E tudo o que fizerem, façam de todo o coração”, disse Elaine, que mora no distrito de Nova Estrela, em Rolim de Moura.
“Vitrine agrícola” de Rondônia
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, classificou o evento como uma verdadeira vitrine do ensino técnico.
“A Semana do Técnico Agrícola oportuniza ao público conhecer a relevância da qualificação da mão de obra para o agronegócio. Caminhamos para a automação do setor, com o uso de tecnologias que otimizam processos agrícolas, pecuários e florestais, sempre priorizando a sustentabilidade”, explicou Adir Josefa.
Tendências do ensino técnico no agronegócio
Durante o evento, são apresentadas as principais tendências de formação profissional que estão moldando o futuro do setor:
- Agricultura Digital e de Precisão
- Gestão e Empreendedorismo Rural
- Sustentabilidade e Meio Ambiente
- Biotecnologia e Inovação Genética
- Automação e Mecanização Agrícola
- Cadeias Produtivas Específicas
- Logística e Comercialização no Agronegócio
A II Semana do Técnico Agrícola reforça o compromisso do Governo de Rondônia em valorizar a educação técnica e formar profissionais preparados para o campo e a indústria agropecuária.









































