O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos aprovou um projeto da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no valor de R$ 5,2 milhões. O objetivo é a digitalização do histórico acervo da Rádio MEC. Os recursos serão liberados pelo Fundo de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O projeto visa digitalizar 17 mil fitas magnéticas. Elas contêm programas produzidos entre as décadas de 1950 e 1990. Entre os destaques estão o Acervo MEC FM, Arte do Canto, Antologia do Choro, Encontro com o Jazz e As Cantatas de Bach.
A importância da preservação da memória
A EBC, por meio de sua Central de Pesquisas, já coordena o atendimento ao público externo com conteúdos digitalizados. A nova iniciativa, com duração de 36 meses, resolverá a degradação natural dos suportes magnéticos.
Segundo Maria Carnevale, gerente de Acervo e Pesquisa da EBC, o projeto é fundamental para garantir a recuperação e acessibilidade do acervo sonoro mais antigo da emissora. Isso permitirá preservar “vozes, histórias e memórias” que marcaram a trajetória da comunicação pública voltada à educação, arte e cultura no Brasil.
“Aprovação desse projeto representa um passo fundamental para garantir que o acervo da Rádio MEC seja recuperado e se torne acessível às futuras gerações”, destacou Maria Carnevale.
A diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, relembrou que o processo de submissão ao fundo começou em 2024. Ela considerou a aprovação a entrega mais importante de sua diretoria. “É uma entrega que fortalece a memória da comunicação pública, democratiza o acesso à nossa cultura, nutre as nossas raízes”, afirmou.
Rádio MEC: 102 anos de história
A Rádio MEC foi a primeira emissora pública do país, criada em 1923 como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Ela possui 102 anos de existência. Seu acervo inclui gravações originais de figuras como Heitor Villa-Lobos, Bidu Sayão, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.
O acervo da Rádio MEC digitalizado servirá como fonte de pesquisa para a geração de conhecimento e a criação de novos produtos. A EBC também desenvolverá um site para a exposição dos arquivos. O Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), criado em 1985, tem a finalidade de reparar danos causados a bens e direitos de valor artístico, histórico e cultural, entre outros.









































