A analista tributária Clarissa Barros, servidora da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), representou Rondônia no Programa de Lideranças Femininas em Finanças Públicas, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com o Insper e uma instituição financeira privada. A iniciativa integra ações de valorização de servidores e busca fortalecer a presença feminina em espaços de decisão na administração pública.
Durante o curso, Clarissa integrou a equipe responsável pelo “Projeto Via Verde”, que conquistou o 1º lugar nacional entre as iniciativas apresentadas por representantes de todo o país. O projeto propõe um programa nacional de incentivo fiscal à transição para veículos de baixa emissão de carbono, incluindo redução ou isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos, aliado à compensação fiscal sobre aeronaves e embarcações.
O desenvolvimento da proposta contou com a colaboração de profissionais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba, visando estimular a descarbonização do setor de transportes, fortalecer a indústria nacional de eletromobilidade e garantir sustentabilidade ambiental sem comprometer a arrecadação estadual.
Como reconhecimento pelo desempenho de excelência, a equipe foi selecionada para representar o Brasil na etapa internacional do programa “Women in Leadership: A Program for Rising Leaders”, realizada de 21 a 23 de outubro nos Estados Unidos.
Aprendizado global
Durante a imersão nos EUA, Clarissa compartilhou experiências com mulheres líderes de diversos estados e municípios brasileiros, em atividades sobre comunicação executiva, negociação de gênero, estratégia e liderança. “Foi uma experiência transformadora estudar com tantas mulheres inspiradoras. Volto com a certeza de que investir em liderança feminina é investir em transformação, inovação e futuro”, destacou.
A analista também comemorou a presença de outra representante de Rondônia, Eloia Duarte Rodrigues, secretária-executiva de Estado da Saúde, reforçando o compromisso do estado com o fortalecimento da liderança feminina.
Para o governador Marcos Rocha, a participação de servidores em programas internacionais demonstra o comprometimento do estado com formação de lideranças preparadas para os desafios da gestão moderna. A conquista fortalece a representatividade feminina e contribui para o avanço da gestão pública rondoniense em nível nacional e internacional.
 
         
         
         
        








































