Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a OAB/RO reuniram secretários municipais de educação para oficializar um pacto estadual pela educação empreendedora e financeira. O objetivo é promover uma educação que desenvolva habilidades essenciais para a vida e o futuro dos estudantes.
O encontro, realizado em 30 de outubro de 2025, contou com a presença de secretários municipais de educação, coordenadores pedagógicos e presidentes de conselhos municipais de educação. Durante o evento, os participantes refletiram sobre a importância das temáticas transversais no currículo escolar, que estimulam protagonismo, pensamento crítico e preparo para além da sala de aula.
Municípios participantes
Vinte e duas prefeituras assinaram o Termo de Adesão ao Pacto pela Educação que Transforma:
Cacoal, Alta Floresta D’Oeste, Alto Paraíso, Buritis, Castanheiras, Cerejeiras, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Santa Luzia D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Urupá e Vale do Anari.
Com essa adesão, Rondônia avança na construção de uma educação que transforma vidas, desperta sonhos e impulsiona o desenvolvimento local.
Educação empreendedora e financeira
O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, destacou:
“Educar para o futuro é garantir que nossas crianças e jovens saibam sonhar, planejar e agir.“
A proposta do Sebrae vai além do ensino tradicional, estimulando criatividade, autonomia e pensamento crítico, competências essenciais para a vida social, econômica e familiar.
O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, reforçou:
“Quem ensina também aprende e aplica o conhecimento no presente. A transformação começa na sala de aula, mas reverbera por toda a comunidade.“
O evento marcou o início de uma nova etapa na educação rondoniense, conectando o aprendizado escolar às demandas do mundo contemporâneo e reafirmando o papel da gestão pública como agente da transformação educacional.









































