O Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), realizou na quarta-feira (29), em Porto Velho, a formatura de 71 estudantes de sete cursos técnicos: Técnico em Eventos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Logística, Técnico em Comércio, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Administração.
O evento celebrou a conquista de novos profissionais qualificados e o fortalecimento do ensino técnico no estado. De acordo com o governador Marcos Rocha, a iniciativa contribui para o crescimento econômico e social de Rondônia.
“A qualificação da mão de obra é um importante investimento porque gera oportunidades para quem quer crescer profissionalmente”, destacou o governador, ao lembrar que a expansão da educação profissional é uma das metas do Planejamento Estratégico do Estado.
Uma das formandas, Maíra Patrícia Matos Lopes, de 37 anos, foi oradora da turma e compartilhou sua história de superação.
“Enfrentei dificuldades. Tinha mês que faltava até condições de pagar o transporte porque pegava muitos ônibus. Hoje, trabalho como técnica de segurança, lidero três equipes e presto serviços para uma concessionária de energia. Vim direto de Mato Grosso para participar da minha formatura. É uma conquista muito especial”, relatou a moradora do bairro Cohab, em Porto Velho.
Durante o discurso de saudação, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou o papel da família no apoio à formação dos alunos e destacou os valores que sustentam a educação profissional.
“A família é o sustentáculo que impulsiona a caminhada de quem quer vencer. A persistência é o caminho do êxito e da vitória. O caminho do sucesso e da sabedoria é dos ousados. Temos que mirar o sol para alcançar o cume da montanha”, afirmou.
O ensino profissionalizante tem como principal objetivo formar profissionais qualificados e habilitados para atuar em áreas demandadas pelo mercado de trabalho. Além da formação técnica, o modelo de ensino abrange também aspectos éticos, estéticos, de segurança e econômicos, promovendo a valorização integral do trabalhador.
 
         
         
         
        








































