Durante a Global Media and Information Literacy Week 2025, realizada entre 22 e 25 de outubro em Cartagena, na Colômbia, o governo brasileiro destacou avanços em educação midiática e lançou a 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), visa fortalecer a capacidade da população de acessar, analisar e participar criticamente do ambiente informacional.
O secretário de Políticas Digitais, João Brant, representou o governo na mesa de encerramento da conferência e afirmou:
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural.”
Avanços da 2ª Estratégia
A nova edição da Estratégia, lançada inicialmente em 2023, aprofunda ações voltadas a:
- Formação de professores e inclusão da educação midiática nos currículos escolares;
- Inserção da temática nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);
- Disponibilização de 80 cursos na plataforma AVAMEC, com mais de 340 mil certificações gratuitas;
- Diretrizes nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em escolas, com meta de implementação até 2026;
- Cooperação internacional com França, Dinamarca, Finlândia e países da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital;
- Educação midiática aplicada à integridade da informação sobre mudanças climáticas, em parceria com a ONU e UNESCO.
Participação do Brasil na Global MIL Week 2025
Durante o evento, a delegação brasileira participou de três painéis temáticos, abordando:
- Inserção da educação midiática nos currículos e mobilização social, com representantes de Alagoas, Bahia, Uruguai e Instituto Palavra Aberta;
- Resultados do projeto MídiaCOP, em parceria com o CLEMI (França), capacitando professores da região Norte para cobertura crítica da COP30;
- A atuação da primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu.
Brasil e França anunciaram também a segunda fase da cooperação bilateral, ampliando a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros.
Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM)
Em paralelo à Global MIL Week, o governo realiza desde 2023 a SBEM, promovida em parceria entre Secom, Ministério da Educação e UNESCO. A edição de 2025 teve início em 28 de outubro, com abertura presencial em Brasília e atividades online e presenciais em todo o país.
A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a democracia, a transparência e a formação crítica de estudantes e cidadãos, promovendo políticas públicas inovadoras em educação midiática.










































