O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá, pela primeira vez, o uso das notas das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para a seleção dos candidatos em universidades públicas. Anteriormente, apenas a nota da edição mais recente do exame era aceita.
A mudança está prevista no Edital nº 22/2025 do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso, permitindo que o candidato utilize a pontuação que gerar a melhor média ponderada no curso escolhido.
Como funcionará
Média Ponderada Será considerada a pontuação que resultar na melhor média, que é calculada com pesos diferentes para cada área do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação), dependendo do curso e da universidade escolhidos.
Válido para quem não se inscreveu Um aluno que fez o Enem 2023, por exemplo, e não se inscreveu nas edições seguintes, poderá concorrer a vagas no Sisu 2026 com essa nota.
Teoria de Resposta ao Item (TRI) O sistema de correção do Enem, que mede a coerência no desempenho do aluno, permite a comparação de notas entre diferentes edições da prova.
Treineiros A nova regra não se aplica a quem participou como treineiro, ou seja, as notas válidas são apenas as obtidas no ano de conclusão do ensino médio ou em anos posteriores.
O prazo de adesão para as universidades e institutos federais ao Sisu 2026 vai desta segunda-feira (27) a 28 de novembro. O Sisu é o programa do governo federal que usa a nota do Enem para preencher vagas em instituições públicas. Na edição de 2025, foram disponibilizadas mais de 261 mil vagas.









































