A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 2025, na categoria Melhores Resultados – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O destaque vem após o município alcançar o melhor desempenho no Ideb entre os municípios da Região Norte, garantindo R$ 300 mil em investimentos para a educação local.
Educação empreendedora como diferencial
Entre os fatores que impulsionaram o resultado está a parceria com o Sebrae, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa desenvolve autonomia, criatividade, protagonismo e capacidade de resolver problemas desde as séries iniciais, alinhada às diretrizes da Unesco para a educação do século 21.
“O prêmio simboliza a força do trabalho coletivo. Esse reconhecimento traduz anos de dedicação, compromisso e paixão pela educação”, afirmou Elizangela Lima Oliveira, secretária municipal de Educação.
Ela destacou o papel de parceiros na conquista: Prefeitura de Colorado do Oeste, Sebrae, TCE e SEDUC, e enfatizou que os verdadeiros protagonistas são os profissionais da SEMED e das escolas da rede municipal.
Formação de cidadãos preparados
O programa JEPP incentiva os estudantes a:
- Aprender a ser
- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver
Segundo o Sebrae em Rondônia, investir em educação empreendedora desde cedo prepara os jovens para superar desafios sociais, inovar e criar alternativas reais para o território onde vivem.
Em Colorado do Oeste, os estudantes do ensino fundamental desenvolvem projetos práticos que estimulam criatividade e autonomia, transformando a sala de aula em um espaço de experimentação, colaboração e tomada de decisões.
Educação de qualidade como projeto coletivo
Ao integrar metodologias inovadoras como o JEPP e alcançar o destaque no Ideb, Colorado do Oeste demonstra que educação de qualidade é resultado de planejamento, incentivo, investimento e visão estratégica.
O Sebrae em Rondônia parabeniza a SEMED e reforça o compromisso com a expansão da educação empreendedora como estratégia de desenvolvimento social e transformação territorial.









































