Mais de 1 milhão de pessoas farão a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) neste domingo (26). O exame, que confirmou 1.086.914 inscritos em 2025, será aplicado em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal.
Apelidada de “CNU dos Professores”, a avaliação é destinada a estudantes de licenciaturas em fase de conclusão e a profissionais já formados. O objetivo da PND é estimular concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes públicas.
Detalhes e horários da prova
A prova será realizada em um único dia, seguindo o horário de Brasília.
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova: 19h
O exame tem duração de cinco horas e trinta minutos e é composto por duas partes: uma de formação geral de todos os docentes e outra de componente específico. A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva. Já a parte específica contém 50 questões de múltipla escolha, voltadas para o conteúdo de cada uma das 17 áreas da licenciatura.
Liderança de inscrições
O estado de São Paulo lidera o número de inscritos, com 253.895 pessoas confirmadas. Em seguida, aparecem Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).
Entre as áreas de estudo, a de Pedagogia figura na primeira posição de inscrições na PND, com 560.576 confirmados.
Uso dos resultados
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, informou que as redes públicas de ensino poderão usar as notas dos participantes como critério único ou complementar na seleção de docentes.
O Ministério da Educação (MEC) confirmou que 1.508 municípios e 22 unidades da federação aderiram voluntariamente à prova. A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de qualificação e reconhecimento do magistério da educação básica.









































