Alunos da rede municipal de educação de Porto Velho receberam, na sexta-feira (24), kits de pintura do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação contemplou as Escolas Jerusalém da Amazônia e Padre Geovani, com 500 kits distribuídos para estimular a expressão artística, a imaginação e a aproximação dos estudantes com a história de Rondônia.
Cada kit é composto por um livro de colorir lúdico, retratando pontos turísticos como as Três Caixas D’Água e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e uma pastinha personalizada com lápis de cor. A proposta une arte, cultura e educação, despertando nas crianças o interesse pela identidade local e pelo patrimônio cultural do estado.
A entrega oficial iniciou pela manhã na Escola Jerusalém da Amazônia, localizada na BR-364, km 13, e seguiu à tarde para a Escola Padre Geovani, na rua Benedito Inocêncio, 6913, bairro Três Marias.
Arte como ferramenta de aprendizagem
Segundo o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, a iniciativa representa um investimento na formação integral das crianças. “A pintura é uma ferramenta essencial para o crescimento emocional e cognitivo. Ela permite que os estudantes expressem sentimentos, ideias e narrativas, promovendo concentração, autoestima e senso crítico”, destacou.
Ele reforçou que a ação simboliza o compromisso da gestão em valorizar o protagonismo infantil e a arte como parte do processo de aprendizagem. “Juntos, reafirmamos nosso compromisso de proporcionar um ambiente escolar acolhedor e que potencialize o desenvolvimento de cada criança”.
Integração entre arte, arquitetura e cidadania
O gerente técnico e de fiscalização do CAU/RO, Max Queinon, explicou que o projeto reforça o papel social do Conselho e aproxima a arquitetura e o urbanismo das novas gerações. “Queremos despertar nas crianças o olhar sensível para os espaços em que vivem, estimulando a criatividade e a percepção sobre o ambiente urbano e natural. É uma forma de semear o interesse pela cidade, pela arte e pelo futuro sustentável que todos queremos construir”, afirmou.
A iniciativa demonstra a importância da integração entre instituições para promover uma educação mais criativa, inclusiva e conectada à cultura local, fortalecendo valores de cidadania, identidade e expressão artística entre os estudantes.










































