Professores de Rondônia têm a oportunidade de se inscrever no Santander EducaIA, programa que oferece 15 mil bolsas gratuitas para capacitação no uso de Inteligência Artificial (IA) aplicada à educação. A iniciativa, do Santander, em parceria com a plataforma de educação aberta DIO, visa preparar docentes para utilizar ferramentas de IA no planejamento pedagógico, automação de tarefas administrativas e personalização do aprendizado dos alunos.
O curso tem carga horária de 19 horas e combina videoaulas, lives interativas, exercícios práticos e um desafio final, permitindo que os participantes apliquem imediatamente os conhecimentos em sala de aula. As inscrições vão até 09 de novembro de 2025 e devem ser feitas pelo link: Santander EducaIA.
“Dominar técnicas de IA permite ampliar o conhecimento e fortalecer o pensamento pedagógico. Com o Santander EducaIA, os educadores poderão impulsionar o ensino por meio de ferramentas que possibilitam focar na formação dos alunos”, afirma Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.
Os participantes aprenderão a usar ferramentas como Microsoft Copilot e ChatGPT, aplicando a Inteligência Artificial para otimizar aulas, automatizar correções, organizar rotinas e personalizar conteúdos, sempre com foco em ética e boas práticas. O curso é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação interessados em inovar suas práticas.
O cronograma do programa prevê:
- 13 a 19/11/2025: liberação da primeira lista de aprovados para aceite da bolsa;
- 21 a 23/11/2025: liberação da segunda lista de aprovados;
- 01/12/2025: início da trilha de estudos;
- 31/01/2026: conclusão do curso e certificação.
O Santander EducaIA reforça o compromisso com a inovação educacional, proporcionando que docentes de Rondônia e de todo o país utilizem recursos tecnológicos para melhorar a qualidade do ensino e ampliar o engajamento dos alunos.