A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), apelidada de “Enem dos Professores”, superou a marca de um milhão de inscritos confirmados, totalizando 1.086.914 candidaturas. O exame, que será realizado no dia 26 de outubro, tem o objetivo de ser uma ferramenta para auxiliar estados e municípios a selecionar professores para suas redes de ensino.
Distribuição das inscrições por área
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a área de pedagogia concentrou a maioria das inscrições, representando 51,58% do total, com 560.576 candidatos.
Outras áreas com grande número de inscritos incluem:
Letras – Português: 73.187 inscrições
Matemática: 72.530 inscrições
Educação Física: 65.911 inscrições
O exame avaliará um total de 17 áreas de licenciatura.
Público-alvo e adesão dos municípios
A PND não se configura como um concurso público. Ela é voltada para dois públicos principais:
Alunos concluintes de licenciatura em 2025, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para quem a participação é condição para a conclusão da graduação.
Pessoas já formadas em licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos das redes públicas de ensino que aderiram ao exame.
No total, 1.508 municípios de 22 estados decidiram adotar o resultado da prova como uma etapa de admissão de professores no magistério público.
O estado com o maior número de inscritos confirmados é São Paulo, com 253.895 candidaturas, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os municípios, a capital paulista lidera com 84.633 inscrições.
Formato e horários da prova
A Prova Nacional Docente será dividida em duas partes:
Formação Geral: 30 questões objetivas e uma questão discursiva sobre temas ligados à formação docente.
Componente Específico: 50 questões de múltipla escolha focadas no conteúdo próprio de cada uma das 17 áreas de licenciatura avaliadas.
A aplicação do exame ocorrerá no domingo, dia 26. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova terá início às 13h30 e término previsto para as 19h.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o exame em 750 cidades de todo o país. O Cartão de Confirmação, com o local exato da prova, será disponibilizado nos próximos dias no Sistema PND, com acesso pelo login do portal Gov.br.