Falta exatamente um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5 horas no segundo. No Pará, em Belém, Ananindeua e Marituba, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
O Enem 2025 ocorrerá em 1.804 municípios. Cada participante receberá o Cartão de Confirmação da Inscrição com o local exato de prova, a ser divulgado pelo Inep.
Estrutura das provas
O exame é composto por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação em língua portuguesa.
Primeiro dia (9 de novembro):
- Redação
- Língua portuguesa e literatura
- Língua estrangeira (inglês ou espanhol)
- História e geografia
- Filosofia e sociologia
- Artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Segundo dia (16 de novembro):
- Matemática
- Química, física e biologia
Redação
A redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos. Para auxiliar os candidatos, o Inep publicou a cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante, com:
- Critérios de avaliação (matriz de referência)
- Exemplos comentados de redações com notas altas em 2024
Importância do Enem
O exame avalia o desempenho escolar ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, via Sisu, Prouni e Fies. Em 2025, também poderá ser usado para certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência.
A nota do Enem é utilizada por instituições de ensino públicas e privadas, como critério único ou complementar, e também é válida para processos seletivos em instituições de Portugal conveniadas com o Inep.