Pela primeira vez na história, o número de estudantes em cursos de ensino superior a distância no Brasil superou o de alunos presenciais. Segundo o Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Inep, 50,7% do total de mais de 10 milhões de matrículas na graduação estão na modalidade EaD. O número de matrículas em cursos a distância cresceu 5,6% em 2024, enquanto o de presenciais diminuiu 0,5%.
O crescimento é reflexo da expansão tecnológica e da flexibilidade oferecida pela modalidade, especialmente para estudantes que trabalham. Manuel Palacios, presidente do Inep, destaca que o EaD tem proporcionado acesso ao ensino superior a uma parcela da população que, de outra forma, não teria essa oportunidade. A modalidade a distância já está presente em 3.387 municípios brasileiros, um aumento de 97% em relação a 2014.
Matrículas, cursos e docentes
O Censo do Inep revela que o Brasil atingiu 10,2 milhões de estudantes no ensino superior em 2024, um aumento de 2,5% em comparação a 2023. Desse total, mais de 5 milhões ingressaram no ano passado. A maioria dos estudantes (88,5%) opta por ingressar em instituições privadas, que somam 2.244, contra 317 públicas no país.
Em relação aos cursos, o bacharelado ainda predomina, com 60% das matrículas, seguido pelos cursos tecnológicos (20,2%) e de licenciatura (16,9%). Entre os cursos com mais matrículas, a Pedagogia se destaca com 4,48 milhões, seguida por Administração e Direito.
O Censo também aponta uma mudança no corpo docente. A rede pública de ensino superior viu um aumento de 14,42% no número de professores na última década, enquanto a rede privada teve uma redução de quase 20% no mesmo período. A maioria dos professores da rede pública tem doutorado, enquanto na rede privada, o maior número é de mestres.