O governo de Rondônia lançou, na segunda-feira (15), no distrito de Extrema, o projeto interdisciplinar Leitores e Escritores para o Fortalecimento do Proar. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e a criticidade dos alunos, além de prepará-los para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero).
O projeto é resultado da parceria entre gestores escolares, equipe pedagógica, professores, conselhos escolares e grêmios estudantis. O público-alvo são estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio de oito escolas, entre elas instituições estaduais e indígenas como a Professora Antônia Vieira Frota, Jayme Peixoto de Alencar, Bandeirantes e Santa Maria Kaxarari.
Produção de livros coletivos
O programa será realizado em fases que incluem atividades de leitura, redações dissertativas-argumentativas e a produção de livros coletivos por turma. Cada aluno terá sua redação registrada como um capítulo da obra. Os temas propostos envolvem educação ambiental, diversidade cultural, bullying e cultura da paz, inclusão de estudantes com autismo e direitos das crianças e adolescentes.
Segundo o cronograma, os livros digitais serão enviados à Superintendência Regional de Educação de Extrema em novembro, para avaliação pedagógica. Em dezembro, as turmas vencedoras uma do ensino fundamental e outra do ensino médio terão suas produções impressas e premiadas.
Incentivo ao protagonismo
Para o governador Marcos Rocha, investir em leitura e escrita é fundamental para o futuro dos jovens. “Queremos mostrar que Rondônia tem uma juventude criativa e capaz de transformar a sociedade. Nosso objetivo é formar cidadãos críticos e preparados para os desafios da vida”, afirmou.
O superintendente regional de Educação de Extrema, Marquelino Santana, ressaltou o impacto da ação. “Queremos que os estudantes descubram o prazer pela leitura e se reconheçam como autores. Cada texto é uma identidade e os livros vão refletir a visão dos jovens sobre a sociedade”, disse.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Batista de Oliveira, destacou o valor pedagógico. “Quando o estudante lê, interpreta e escreve sobre temas da sua realidade, ele se prepara para avaliações e amplia sua visão de mundo”, observou.