O governo de Rondônia está ampliando a formação na educação profissional ao capacitar professores, instrutores e equipes pedagógicas para o ensino de robótica nos cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A iniciativa integra também o módulo de Inteligência Artificial (IA) em todos os cursos técnicos.
Entre os dias 17 e 18 de setembro, está sendo realizada uma formação maker, combinando teoria e prática, na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, em Porto Velho. Os participantes aprendem conceitos básicos de robótica, programação e montagem, aplicados a atividades práticas.
Os cursos contemplados abrangem os seguintes eixos tecnológicos:
-
Gestão
-
Tecnologia
-
Informação
-
Comunicação
-
Segurança
-
Infraestrutura
O governador Marcos Rocha destacou que a modernização do ensino profissionalizante reflete os investimentos da gestão estadual voltados para preparar os alunos para o mercado de trabalho. “A qualificação da mão de obra é uma das principais estratégias do governo de Rondônia para capacitar as novas gerações com foco nos desafios do mundo moderno”, afirmou.
Durante a formação, o consultor Ubirajara Moreira, especialista em soluções tecnológicas, propôs uma dinâmica em que as equipes criaram um equipamento para recolher resíduos sólidos, com o objetivo de dinamizar a limpeza urbana.
Para a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, “o ensino de robótica visa motivar os estudantes, principalmente jovens, a se adequarem às novas exigências do mercado de trabalho, impactado por constantes transformações provocadas pelo ecossistema digital”.