O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) completa 10 anos com uma programação especial nos Teatros Palácio das Artes e Guaporé, nos dias 8 e 9 de setembro, em Porto Velho. O evento contará ainda com visitas ao Museu da Memória Rondoniense (Mero), Complexo Madeira Mamoré e Casa de Cultura Ivan Marrocos, integrando o Roteiro Educativo do projeto Educação Patrimonial.
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o festival reúne apresentações de diversas linguagens artísticas, incentivando a cultura escolar, celebrando a diversidade e o potencial artístico dos estudantes. O objetivo é formar cidadãos críticos, criativos e engajados com a arte e a cultura local.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a relevância do evento: “Em uma década, o Fera se tornou um espaço de incentivo à criatividade, valorizando talentos estudantis e fortalecendo o compromisso do governo com a educação e a cultura.”
Segundo a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o festival também promove cidadania e transformação social. “O Fera estimula a criatividade, o talento e fortalece a identidade regional, permitindo que os estudantes se vejam como parte da cultura do nosso estado”, disse.
Programação:
Segunda-feira (8/09)
-
Teatro Guaporé: Apresentações audiovisuais e oficinas artísticas, das 10h às 12h
-
Palácio das Artes: Dança (14h às 16h30); oficina de canto (14h às 16h); oficina audiovisual (16h30 às 18h); abertura oficial com artistas locais (19h30)
-
Museu da Memória Rondoniense: Oficina de artes visuais e fotografia (15h às 17h); apresentações instrumentais e banda (16h30 às 19h)
Terça-feira (9/09)
-
Palácio das Artes: Teatro (8h às 11h); exposição de artes visuais e fotografia (10h às 12h); canto e grupo vocal (14h às 16h); premiação (17h30)
-
Teatro Guaporé: Oficina instrumental e banda (8h às 10h); oficina de dança (14h às 16h)
História do festival:
Criado em 2015 dentro dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), o Fera buscava entreter e integrar os alunos durante as competições. Em 2018, a Lei nº 4.239 reconheceu o festival como política pública. Atualmente, atende estudantes a partir de 12 anos do ensino fundamental, médio, EJA, Educação Prisional, Indígena, Quilombola e das zonas rurais e ribeirinhas, reunindo música, artes visuais, cinema, teatro, dança, bandas e fanfarras.
Nos últimos anos, o Fera adota um tema anual como inspiração. Em 2024, o tema foi “Brasilidades”; em 2025, “Todas as Artes Um Só Norte”; e para 2026, o tema será “Rondônia”, reforçando o orgulho local e reconhecendo talentos da região.