A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) registrou 105.320 inscrições. Após o pagamento da taxa, o número de participantes confirmados foi de 96.635.
Do total, 39.839 são estudantes que estão concluindo o curso de medicina neste ano. A participação para este grupo é obrigatória.
Exame aperfeiçoa o Enade
O exame será anual para avaliar e monitorar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. A prova é uma forma de aperfeiçoamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que também avalia o ensino superior.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 56.796 dos inscritos já são formados em medicina. Eles buscam utilizar o resultado para concorrer nos processos seletivos de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Público feminino é a maioria
O perfil dos inscritos no Enamed 2025 mostra que as mulheres são maioria, com 58.963 participantes, contra 37.672 homens. A maior parte dos candidatos, 50.009, está na faixa etária de 25 a 29 anos.
As provas serão realizadas em 19 de outubro, em 225 municípios, e abordarão conteúdos de diversas áreas da medicina. Serão 100 questões objetivas, de múltipla escolha, sobre clínica médica, cirurgia, ginecologia, obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.